contatos Assine
riso solto

Grupo de teatro leva comédia à zona rural de Santa Maria

15 Maio 2019 09:30:00

Veja a programação de 'La vita è Vecchia' nos distritos

Foto: Foto: Walesca Timmen (Divulgação)
Moradores da localidade se divertiram com a personagem Dona Firmina, descendente de italianos que cria estratégias para driblar a solidão

Foto: Walesca Timmen (Divulgação)
Moradores da localidade se divertiram com a personagem Dona Firmina, descendente de italianos que cria estratégias para driblar a solidão

Em 2019, um grupo de apaixonados pela arte de representar decidiu levar um novo mundo à população da zona rural de Santa Maria. Liderados pelo diretor de teatro e ator Régis D'Ávila, 37 anos, os integrantes do projeto Teatro na Zona Rural: Mediação, Recepção e Diagnóstico fizeram a primeira apresentação da peça La vita è Vecchia!, no último sábado, no distrito Boca do Monte, para uma plateia de cerca de 70 pessoas. Eles foram recebidos no salão comunitário da localidade de Canabarro pelo Grupo da Maior Idade Saudade de Canabarro.

As apresentações do grupo se estendem até junho (veja o calendário abaixo e são gratuitas. Ao todo, cinco distritos irão receber o projeto. Entretanto, a iniciativa não se limita a realizar apenas uma peça teatral. Conforme D'ávila, os espectadores também recebem um questionário, no qual respondem sobre o acesso que eles têm às manifestações culturais, não só ao teatro, mas também à música e ao circo.

- Antes da apresentação, ministramos um pouco de introdução ao teatro para o público, no qual explicamos o processo criativo e a história desta arte. Com o questionário, vamos gerar estatísticas da relação dos moradores da Zona Rural com a cultura. Assim, configuramos mediação, recepção e diagnóstico do assunto - explica o diretor, que é formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Leia mais sobre cultura

Ainda segundo D'Ávila, os questionários serão aplicados em nove distritos. Nos locais em que o espetáculo La vita è Vecchia! não for realizado, o próprio diretor irá levar o formulário em encontros comunitários para que os moradores participem do levantamento.

Ele diz que a peça não será executada em todos os distritos de Santa Maria porque o valor de R$ 9,8 mil, com o qual o projeto foi contemplado pelo edital de Apoio à Produção Artística e Cultural de Santa, não cobriria as despesas.

O edital é da prefeitura de Santa Maria e selecionou 19 projetos, em resultado divulgado em janeiro deste ano.

A PEÇA

Em La Vita è Vecchia!, o público acompanha a rotina de uma simpática senhora, a Dona Firmina, uma descendente de imigrantes italianos que mora sozinha na zona rural de Silveira Martins.

A comédia leva aos espectadores a história desta mulher guerreira que não tem mais parentes e amigos por perto, mas que continua a aprender, desenvolvendo uma série de estratégias para driblar a solidão, e manter a vitalidade física e mental.

- O espetáculo apresentou aos expectadores um universo que eles já conhecem. Isto facilitou que os moradores recebessem a peça. Alguns idosos comentaram que nunca tinham visto uma peça de teatro. Outros falaram que assistiram a um espetáculo ainda na infância - relata D'Ávila.

Confira um resumo da peça La Vita è Vecchia!

O integrante do Grupo da Maior Idade Saudades de Canabarro, o aposentado Edemar Stefanello, 69 anos, espera que o teatro vá ao salão comunitário do local outras vezes:

- Gostamos muito da atividade, pois não temos oportunidade de acompanhar encenações onde moramos. E a peça mostra bem a realidade nossa, lá "de fora". O pessoal deu muita risada.

O contato do projeto com as comunidades do Interior foi feito através do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria, entidade que tem a relação dos grupos da Maior Idade dos distritos. Assim como na encenação de sábado, em Canabarro, as próximas apresentações do Teatro na Zona Rural: Mediação, Recepção e Diagnóstico serão acompanhadas por jantar ou almoço, com ingresso por adesão.

CALENDÁRIO DO PROJETO TEATRO NA ZONA RURAL: MEDIAÇÃO, RECEPÇÃO E DIAGNÓSTICO

  • 18 de maio (19h) - No salão comunitário de Santa Terezinha, no distrito de Palma. Após, haverá um jantar por adesão
  • 19 de maio (14h) - No CTG Tropeiro Velho, na localidade de Passo da Laranjeira, no distrito de São Valentim. Antes, haverá um almoço por adesão
  • 25 de maio (18h30min) - No salão comunitário de Santa Flora, no distrito de Santa Flora. Após, haverá um jantar por adesão
  • 1° de junho (18h30min) - No salão da capela São Valentim, na localidade de Três Barras, no distrito de Arroio Grande. Após, haverá um jantar por adesão
  • Todas as apresentações são de graça

*Colaborou Rafael Favero


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190