🔒 exclusivo assinantes

Frente parlamentar no Legislativo debaterá retomada do Carnaval de Rua em Santa Maria para 2026

Frente parlamentar no Legislativo debaterá retomada do Carnaval de Rua em Santa Maria para 2026

Foto: Jean Pimental (Diário/Arquivo)

Montagem da estrutura em 2015 que ficava na Avenida Liberdade em Santa Maria

Da base do governo, o vereador Sergio Cechin (Progressistas) afirmou em entrevista ao programa Bom Dia Cidade! da Rádio CDN (93.5), nesta quinta-feira (6), que há interesse tanto do Legislativo quanto do Executivo para viabilizar o retorno do Carnaval em Santa Maria.  A tradicional festa cultural não ocorre há 10 anos – os desfiles que davam vida a Avenida Liberdade terminaram em 2015, quando houve a última edição. O parlamentar confirma que existe a possibilidade, mas confessou que ainda não houve uma reunião com o Executivo para definir, com certeza, a realização do evento popular. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Autor da constituição de uma frente parlamentar na Câmara para tratar da retomada da folia de rua, Cechin disse que a iniciativa reúne vereadores de diferentes siglas, todos comprometidos com a volta da festa popular. O parlamentar destacou, ainda, que já foram iniciadas conversas com a prefeitura, que demonstrou disposição para apoiar o evento.


– O Carnaval não é só uma semana antes da festa, ele precisa ser trabalhado o ano inteiro – enfatizou.  


Organização das escolas de samba é prioridade

Foto da segunda noite do carnaval na Avenida Liberdade em 2015Foto: Gabriel Haesbaert (Diário/Arquivo)

Um dos principais desafios para a retomada da folia é a regularização das escolas de samba. Para que possam receber recursos e apoio institucional, as agremiações precisarão organizar suas documentações, incluindo CNPJ e plano de prevenção contra incêndios (PPCI). A ideia é seguir modelos bem-sucedidos, como o de Uruguaiana, onde há atividades carnavalescas durante todo o ano, movimentando a economia local.  


– Mas alguém vai dizer, mas a educação é importante, a saúde é importante, nós vamos tirar dinheiro da saúde, da educação, de outras áreas para dar para o Carnaval. Nós não precisamos fazer isso. Se nós trabalharmos o ano inteiro, se as escolas tiverem criatividade, o Executivo só vai apoiar, o Executivo apoia embaixadores daquela infraestrutura mínima. Eu acho que o Carnaval tem que voltar a ser uma realidade em Santa Maria – afirma. 


Mobilização já começa na próxima semana

Ainda na próxima semana, a Frente Parlamentar pretende realizar a primeira reunião com representantes da prefeitura, das escolas de samba e de entidades ligadas à cultura para discutir os primeiros passos. A proposta inicial é que o Carnaval de 2026 seja um evento mais modesto, mas com potencial de crescimento nos anos seguintes.  


– Santa Maria tem escolas se apresentando em outras cidades, mas não na própria cidade. Precisamos mudar isso – destacou Cechin, ressaltando que a mobilização já começou e que o Carnaval pode voltar a ser uma realidade para os santa-marienses.


Leia mais 



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Rian Lacerda

POR

Rian Lacerda

rian.lacerda@diariosm.com.br

Evento inédito e gratuito leva música ao vivo à Concha Acústica de Santa Maria Anterior

Evento inédito e gratuito leva música ao vivo à Concha Acústica de Santa Maria

Diogo Mello retorna a Santa Maria para o primeiro single autoral da banda Time DM Próximo

Diogo Mello retorna a Santa Maria para o primeiro single autoral da banda Time DM

Cultura