
Foto: Jean Pimental (Diário/Arquivo)
Montagem da estrutura em 2015 que ficava na Avenida Liberdade em Santa Maria
Da base do governo, o vereador Sergio Cechin (Progressistas) afirmou em entrevista ao programa Bom Dia Cidade! da Rádio CDN (93.5), nesta quinta-feira (6), que há interesse tanto do Legislativo quanto do Executivo para viabilizar o retorno do Carnaval em Santa Maria. A tradicional festa cultural não ocorre há 10 anos – os desfiles que davam vida a Avenida Liberdade terminaram em 2015, quando houve a última edição. O parlamentar confirma que existe a possibilidade, mas confessou que ainda não houve uma reunião com o Executivo para definir, com certeza, a realização do evento popular.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Autor da constituição de uma frente parlamentar na Câmara para tratar da retomada da folia de rua, Cechin disse que a iniciativa reúne vereadores de diferentes siglas, todos comprometidos com a volta da festa popular. O parlamentar destacou, ainda, que já foram iniciadas conversas com a prefeitura, que demonstrou disposição para apoiar o evento.
– O Carnaval não é só uma semana antes da festa, ele precisa ser trabalhado o ano inteiro – enfatizou.
Organização das escolas de samba é prioridade

Um dos principais desafios para a retomada da folia é a regularização das escolas de samba. Para que possam receber recursos e apoio institucional, as agremiações precisarão organizar suas documentações, incluindo CNPJ e plano de prevenção contra incêndios (PPCI). A ideia é seguir modelos bem-sucedidos, como o de Uruguaiana, onde há atividades carnavalescas durante todo o ano, movimentando a economia local.
– Mas alguém vai dizer, mas a educação é importante, a saúde é importante, nós vamos tirar dinheiro da saúde, da educação, de outras áreas para dar para o Carnaval. Nós não precisamos fazer isso. Se nós trabalharmos o ano inteiro, se as escolas tiverem criatividade, o Executivo só vai apoiar, o Executivo apoia embaixadores daquela infraestrutura mínima. Eu acho que o Carnaval tem que voltar a ser uma realidade em Santa Maria – afirma.
Mobilização já começa na próxima semana
Ainda na próxima semana, a Frente Parlamentar pretende realizar a primeira reunião com representantes da prefeitura, das escolas de samba e de entidades ligadas à cultura para discutir os primeiros passos. A proposta inicial é que o Carnaval de 2026 seja um evento mais modesto, mas com potencial de crescimento nos anos seguintes.
– Santa Maria tem escolas se apresentando em outras cidades, mas não na própria cidade. Precisamos mudar isso – destacou Cechin, ressaltando que a mobilização já começou e que o Carnaval pode voltar a ser uma realidade para os santa-marienses.
Leia mais
- Diogo Mello retorna à Santa Maria para o primeiro single autoral da banda Time DM
- Dia Internacional da Mulher: Cátia Damasceno faz palestra em Santa Maria neste sábado
- "Ainda Estou Aqui" leva quase 16 mil santa-marienses aos cinemas