arte

Fotógrafo lança livro de imagens sobre cotidiano de Santa Maria

'Os Mundos Que Cabem Em Uma Rua', de Carlos Donaduzzi, tem distribuição gratuita

18.297
Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)

Foto: Pedro Piegas (Diário)

Raul Seixas já cantava em Meu Amigo Pedro que "cada um de nós é um universo". E em uma rua, qual a dimensão de tantas histórias? Foi pensando em retratar em imagens o cotidiano de Santa Maria que o fotógrafo Carlos Donaduzzi usou as ruas como cenário do livro de fotografias Os Mundos Que Cabem Em Uma Rua.

O livro conta com 40 fotografias divididas em Ruas em Preto e Branco, Tarde de Sol, Vazio e Cidade em Cores, feitas entre 2010 e 2021 com câmera analógica, digital e celular.

- No final de 2020, eu comecei a olhar o que já tinha feito ao longo dos anos e vi que tinha um trabalho de fotografia de ruas. A partir daí, fui tentando criar uma narrativa em torno das cidades e das cenas urbanas - explica Donaduzzi.

Segundo o autor, a narrativa das fotografias fala sobre a passagem de tempo, as mudanças e as permanências com imagens do mesmo local em anos de diferença, como na Avenida Rio Branco, um dos principais pontos da cidade.

- O fato de ter fotografia analógica e digital ajuda a contar essa passagem. Algumas remetem ao mais tradicional da fotografia, do filme e do grão, e outras já lembram a estética do Instagram, que estamos acostumados a ver agora - acrescenta o fotógrafo.

A obra foi lançada no último mês, e está disponível inicialmente em e-book, mas a previsão é lançar em formato físico em agosto. Ela, que é o terceiro livro lançado pelo selo do Sobrado Cultural da TV OVO, também possui o recurso de audiodescrição, com locução de Carla Torres.

O projeto foi realizado com financiamento da Lei Aldir Blanc e tem distribuição gratuita para visualização e download. Donaduzzi também vai realizar duas oficinas práticas de fotografia analógica e audiodescrição para alunos do ensino fundamental de escolas municipais assim que a pandemia permitir.

O AUTOR
Donaduzzi conta que descobriu a fotografia na faculdade, quando começou o curso de Artes na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 2007. Um colega o emprestou uma câmera analógica, mas sem saber mexer, acabou queimando todo o filme. Com ajuda de professores e colegas, ele aprendeu com seus erros e não parou mais de contar a vida em imagens.

Hoje ele é doutor em Artes Visuais pelo pela UFRGS, mestre em Arte e Tecnologia pela UFSM, sempre levando para as pesquisas a fotografia. Desde 2010, participa de exposições fotográficas, e já percorreu cidades como Porto Alegre, Brasília, Rio de Janeiro, Montevidéu, no Uruguai, e Nova York, nos Estados Unidos, por conta de suas imagens.

SERVIÇO

  • O que: livro Os Mundos Que Cabem Em Uma Rua
  • Como: Ele pode ser visualizado e baixado pelo Instagram @dzzcarlos em formato e-book com audiodescrição
  • Quanto: A distribuição é gratuita


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190