4ª edição

Festival universitário de cinema Assimetria abre inscrições para curtas realizados no sul

Exibições serão online entre os dias 15 e 25 de junho

Victoria Debortoli
Foto: Foto: divulgação

Foto: divulgação

O festival universitário de cinema e audiovisual Assimetria entra em sua quarta edição neste ano, e a segunda consecutiva feita totalmente online por conta da pandemia. As inscrições para a seleção de filmes já estão abertas, e podem ser feitas via formulário até 25 de abril, de forma gratuita.  

Comentário sobre cabelo de participante do BBB reacende a discussão sobre o racismo no Brasil

Podem concorrer no festival curtas-metragens finalizados a partir de janeiro de 2019 e que foram realizados no período de graduação ou pós-graduação, vinculadas a qualquer curso de uma instituição de ensino superior localizada nos estados do Paraná, Santa Catarina ou Rio Grande do Sul, ou nos países Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile. As categorias são ficção, documentário e experimental, e as produções devem ter no máximo 25 minutos. 

A seleção dos filmes será feita por por uma equipe de curadores com experiência na área de Arte, Cinema e Audiovisual, membros da Comissão Organizadora e convidados. A lista dos filmes selecionados será divulgada no dia 24 de maio nas redes sociais oficiais do Assimetria.

A mostra competitiva online será realizada entre os dias 15 e 25 de junho. Além do júri oficial, que premiará o melhor curta e a melhor direção nas três categorias, e o melhor curta-metragem com recurso de acessibilidade, também haverá o júri popular, com votação online do público. 

De acordo com um dos organizadores, o professor da UFSM Fernando Codevilla, no ano passado o festival atingiu o maior número de inscritos até então, e a lista do YouTube com os filmes selecionados contou com mais de 15 mil visualizações. 

- Outra diferença foi que no meio online o Assimetria teve sua duração expandida para mais de dez dias, o que colaborou para o aumento no alcance do festival.  Isto vai ao encontro do objetivo do festival, que consiste em difundir o curta-metragem universitário e proporcionar a reflexão sobre a produção audiovisual, contribuindo para promover a cultura local, nacional e sul-americana. Assim, seguimos ainda mais fortes com a ideia de manter o festival vivo mesmo estando cientes das dificuldades geradas no contexto da produção audiovisual no Brasil e somadas a situação gerada com a pandemia - explica Codevilla.

O Assimetria é um projeto de extensão do Centro de Artes e Letras (CAL) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em conjunto com a TV OVO e o Cineclube Boca do Monte, e conta com a parceria de professores do Curso de Cinema do Departamento de Artes (ART) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em conjunto com o Cine Paredão, Cineclube Rogério Sganzerla e Cinema Mundo.

Orquestra Sinfônica de Santa Maria completa 55 anos

AGENDE-SE


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190