#fiqueemcasa
Festa Literária oferece atrações culturais e livros com desconto para curtir em casa
11 Julho 2020 06:00:00
18.409

"Um grande diretor com quem trabalhei uma vez me disse que o ator precisa ter repertório. Os livros são a melhor forma de viajar e criar, viver e ter vivência de mundo, não só para atuação mas como formação do ser humano". A afirmação é do ator Carmo Dalla Vecchia, enquanto gravava sua participação no Literatura em Rede. O projeto do qual Carmo e outros artistas e escritores irão participar nas próximas duas semanas é uma iniciativa de incen- tivo à leitura promovida pelo Diário, em parceria com Vem Delivery, Eny Calçados, Cyrilla e Unicred. A partir deste sábado, a programação desta feira literária inclui contações de histórias infantis, bate papo com artistas e escritores, leituras de livros adultos e lives de shows culturais. Tudo isso transmitido pelas redes sociais do Diário e pela TV Diário (Canal 26 e 526 da Net) para as casas dos leitores.
Os livros trabalhados na programação cultural do Literatura em Rede foram indicados por nove livrarias e sebos de Santa Maria, que vão colocar essas e outras obras à venda durante a feira literária virtual. Quem ganha é o público, que terá descontos de até 60% na compra dessas obras - os descontos têm percentual diferentes em cada livraria ou sebo. A venda será feita graças a uma parceria com a plataforma Vem Delivery, um shopping virtual onde as empresas cadastraram seus livros de forma gratuita.
Para Alessandro Mathias, idealizador do Vem Delivery, o projeto literário se ajusta ao propósito da empresa de valorizar o comércio local:
- O Literatura em Rede é uma daquelas iniciativas que nos fazem perceber que a vida continua mesmo em tempos de crise. É em tempos assim que temos as melhores oportunidades de nos reinventarmos. A Feira do Livro sempre foi sucesso em Santa Maria e poder proporcionar que um evento assim ocorra de forma digital é um privilégio para nós. O Vem Delivery nasceu com esse intuito, de ajudar a nossa comunidade e conectar pessoas. Aliar este objetivo ao de impulsionar a cultura é muito prazeroso.
Para as empresas, é uma oportunidade de negócio. Para o público, de investir em livros com descontos e ajudar o mercado local. Até o dia 25 de julho, Livraria da Mente, Cesma, Estação das Palavras, Sebo Camobi, Sebo Capitu, Livraria Espaço Gospel, Terra-X Comics, Livraria Santos e Athena Livraria incluíram títulos clássicos e mais vendidos para ofertar na plataforma. Quem comprar os títulos pode solicitar a entrega em casa, mantendo assim o distanciamento social e a segurança em função da pandemia.
FEIRA CULTURAL E VIRTUAL
Uma das realizadoras do projeto, Magliele Alves, conta que a ideia é estimular a
leitura e o encantamento pelos livros, proporcionando aos nossos leitores viagens na companhia de personagens queridos e, ainda, contato com escritores e narrativas diferentes. Somando a isso, o projeto é uma forma de movimentar o segmento cultural, que ficou órfão de tradicional Feira do Livro, impossibilitada de ocorrer até este momento de pandemia.
- A divulgação dos livros se dá em uma atmosfera de feira, o projeto conta com escritores e artistas da cidade, convidados para debater títulos e fazer leituras de trechos de obras para os públicos infantojuvenil e adulto. Além disso, artistas farão lives de shows temáticos e haverá pagamento de cachê simbólico aos mesmos - explica Maglieli.
Para a editora-chefe do Diário, Carolina Carvalho, o projeto vem em uma hora
propícia ao incentivo da leitura, já que não teremos nossa tradicional feira:
- A Feira do Livro é um evento tão bonito e relevante para a cidade que a gente entendeu que não poderia deixar que a pandemia nos afastasse por completo dos títulos e dos autores que tomam conta da Saldanha Marinho todo ano. Por isso, o Literatura em Rede chega como uma alternativa para que, com segurança, do conforto de casa, a gente possa ter contato com esse universo mágico e tão importante para a Cidade Cultura.
EMPRESAS LOCAIS APOSTAM NA LEITURA
O Literatura em Rede é um
projeto realizado com o patrocínio de quatro empresas locais que apostaram na ideia junto com o Diário: Vem Delivery, Eny Calçados, Cyrilla e Unicred. O empresário Guido Isaia, da
Eny Calçados, que seria o patrono da feira do Livro 2020, afirma que a Fundação Eny sempre busca construir e ajudar projetos que caminhem no sentido de incentivar a leitura e a cultura.
- Temos uma biblioteca só para nossos colaboradores na empresa. Realizamos, em conjunto com a Chili Produções Culturais, o Mala de Leitura, que leva livros muito especiais para as escola municipais. Buscamos criar caminhos para que os livros cheguem até as pessoas e para que elas mergulhem nas histórias que eles trazem. Acho que isso explica muito o motivo pelo qual consideramos o Literatura em Rede tão importante e decidimos apoiá-lo. Sou um patrono da Feira do livro que ainda está sem feira, por conta da pandemia, mas acho que esse isolamento pelo qual as pessoas tiveram de passar mostrou como a cultura, em especial a literatura, são importantes para as nossas vidas - comenta Guido Isaia.
Para Flávio Jobim, presidente
do Conselho de Administração da Unicred Ponto Capital, apoiar projetos como o Literatura em Rede é uma das maneiras que a empresa encontrou de contribuir com o desenvolvimento sociocultural da cidade, em um momento como o que estamos vivendo.
- Amparados nos princípios cooperativistas, buscamos incentivar a educação e a informação nas comunidades onde estamos inseridos. São projetos como este que promovem a prosperidade e colaboram para um futuro melhor - acredita Jobim.
Luiz Antonio Marquezan Bagolin, sócio-administrativo da Cyrilla afirma que a empresa aposta no projeto por ser uma iniciativa em prol da cultura, em especial, nesse momento tão delicado para eventos da importância da Feira do Livro:
- Nós, da Cyrilla, que fomos recebidos de braços abertos pela comunidade, nos sentimos no dever de apoiar e incentivar projetos que desenvolvam a cultura e o patrimônio cultural dos santa-marienses.
OS CONVIDADOS ESPECIAIS DO LITERATURA EM REDE
Segurar um projeto como esse, por duas semanas, também demanda a participação de artistas locais. O literatura em Rede reuniu um time de primeira categoria para oferecer muita diversão aos públicos mais variados e de todas as idades. Serão disponibilizados, diariamente, vídeos em que convidados especiais fizeram leituras de trechos de obras e de poemas, além de falar sobre literatura.
Na primeira semana, participam o escritor e professor universitário Pedro Brum Santos, a escritora e professora universitária Nikelen Witter, as atrizes Leona Cavalli e Louise Clós e o ator Carmo Dalla Vecchia. Na segunda semana, os bate-papos virtuais serão com a cantora Paola Matos, o jornalista Marcelo Canellas, a atriz Manuela do Monte, o consultor de vendas Geverson Santos e o escritor e colunista do Diário Orlando Fonseca.
A Cia Armazém Cultura e Entretenimento também faz parte do projeto literário do Diário. O grupo já gravou sua participação fazendo a leitura e a contação de histórias de dez livros infantis. A trupe adaptou algumas histórias clássicas da literatura infantil como O Pequeno Príncipe, Chapeuzinho Vermelho, O Mágico de Oz, Harry Potter, entre outros, que serão publicados diariamente durante a programação.
MÚSICA E CIRCO
A Feira do Livro é marcada por centenas de lançamentos, apresentações de teatro e música. Para manter o clima, o Literatura em Rede terá lives com apresentações da Cia Armazém, do Palhaço Katupiry e do Teatro Ilógica Cia. Os shows musicais ficam por conta de Marcelo Massário, Deborah Rosa, Agostta, Douglas Braga, Paola Matos, Orquestrando Arte e Dé e Thiago.
PROGRAMAÇÃO DE LIVES
Sábado
- 16h _ Histórias do Vô Venâncio
- 21h _ Deborah Rosa
15 de julho
- 21h _ Agostta
18 de julho
- 16h _ Programa do Katu
- 21h _ Douglas Braga
20 de julho
- 21h _ Paola Matos
22 de julho
- 16h _ Marcelo Massário
- 21h _ Orquestando Arte
25 de julho
- 6h _ Palhaformance Clownfusão
- 21h _ Dé e Thiago
AGENDE-SE
- O Quê _ Literatura em Rede
- Quando _ De 11 a 25 de julho
- Onde _ Transmitido pelas redes sociais do Diário e
- Quanto _ De graça