agende-se

Festa Literária de Santa Maria começa em 13 de julho em formato virtual

Evento terá grandes nomes da literatura, como Lídia Jorge, André Diniz, Braulio Tavares, Eduardo Spohr, entre outros

18.297
Foto: Foto: Divulgação (Flism)

Foto: Divulgação (Flism)

Começa na próxima terça-feira, a quarta edição da Festa Literária de Santa Maria (Flism) totalmente virtual. De 13 a 16 de julho, os apaixonados por literatura vão poder acompanhar debates sobre diferentes gêneros com convidados consagrados.

Santa Maria Vídeo e Cinema tem nova data

De acordo com um dos organizadores, Eneias Tavares, diferente do ano passado, em que a programação era gravada e posteriormente transmitida, a novidade deste ano é que as transmissões serão todas ao vivo, permitindo maior interatividade dos internautas.

A programação inclui painéis para todos os tipos de gostos:

- Desde a primeira edição, temos o cuidado com a programação para que ela possa atingir todos os públicos, desde aqueles que gostam de uma leitura mais clássica até quem se interessa pela literatura contemporânea, a fantástica e os quadrinhos - comenta Tavares.

Entre os autores convidados, está a escritora portuguesa Lídia Jorge, que abre a programação da Festa Literária. Autora de obras como A Costa dos Murmúrios (1988) e O Vento Assobiando nas Gruas (2002), ela contará sobre as paixões e os sentidos da escrita literária.

O escritor André Diniz também será outro convidado. Ele é autor do livro em quadrinhos A Revolta da Vacina, que reconta a polêmica sobre a vacinação no século passado, e vai conversar sobre a obra e a literatura em HQ.

Um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea, Braulio Tavares, também participará de um dos painéis. Ele vai falar sobre fantasia e realidade, distopia e visão crítica da qual ele escreve em suas obras há décadas.

Para quem adora contos de horror, poderá acompanhar o painel com Marcia Heloisa, idealizadora da antologia Vitorianas Macabras (2020). O volume reúne treze autoras vitorianas que escreviam contos de horror e busca reparar o erro histórico que levou ao quase anonimato de muitas dessas escritoras, como Edith Nesbit, Charlotte Riddel, Violet Hunt, entre outras.

A Flism terá ainda a participação de Eduardo Spohr, outro aclamado autor da literatura brasileira contemporânea. Ele é conhecido pelo best seller A Batalha do Apocalipse, além da série Filhos do Éden, e na programação vai debater sobre a carreira, a teatrologia angélica e romance fantástico.

Inscrições abertas para apresentações culturais no Centro de Convenções da UFSM

A programação é totalmente gratuita e poderá ser acompanhada pelo Youtube da Flism. Para alunos que quiserem certificado de participação do evento, é preciso se inscrever pelo formulário

CLUBE DE LEITURA
Desde maio deste ano, a Flism criou um clube de leitura com textos dedicados aos autores participantes da edição deste ano, um "esquenta" para a grande festa literária. A iniciativa foi organizada pelos alunos da graduação e da pós-graduação do curso de Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), coordenada pela professora de literatura Raquel Trentin.

Os encontros, virtuais e realizados quinzenalmente, devem continuar. Eles são gratuitos e abertos ao público em geral. Para participar, basta entrar em contato pelo Instagram @festaliterariasm.

PROGRAMAÇÃO

  • 13 de julho
    18h - Lídia Jorge: das paixões e dos sentidos da escrita literária, com mediação de Mauro Dunder e Raquel Trentin
  • 14 de julho
    17h - O sertão e(é) o mundo em Guimarães Rosa, com Silva Paraense e Ronai Pires da Rocha
    18h - André Diniz: entre quadrinhos e a revolta da vacina, com mediação de Maria Clara Carneiro
    19h - Eduardo Spohr: entre apocalipses e santos guerreiros, com mediação de Enéias Tavares
  • 15 de julho
    17h - Literatura do RS: escrever no estado mais ao sul, com Cléber Pacheco, Leonardo Brasiliense, Luís Dill, Gérson Welang, mediado por Claudio B. Carlos
    18h - Braulio Tavares: habitante do mundo fantasmo, com mediação de Bruno Matangrano
    19h - Josué Guimarães: 100 anos, com Pedro Brum Santos, Miguel Rettenmaier, mediado por Gérson Werlang
  • 16 de julho
    17h - Poesia de (em) Santa Maria, com Edinara Leão, Odemir Tex Jr., Escobar Nogueira e Vitor Biasoli
    18h - Vitorianas Macabras, com Marcia Heloisa, mediado por Lielson Zeni
    19h - Ficção e História em Milton Hatoum, com mediação de Pedro Brum Santos


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
ouv[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190