artes visuais

Exposição de Luis Tadeu Fleck abre temporada 2021 do Museu de Arte de Santa Maria

' Arquétipos do Tarô' traz releituras de cartas do baralho de Marselha

18.409

Foto: Renan Mattos (Diário)

Aos amantes das artes da adivinhação e aos curiosos, a primeira exposição do Museu de Arte de Santa Maria (Masm), Arquétipos do Tarô, está em cartaz na sala Monet Plaza Arte, no Monet Plaza Shopping, até 31 de janeiro. As obras do artista visual Luis Tadeu Fleck são reproduções e releituras das cartas do Tarô de Marselha*. A visitação é gratuita, e a sala fica aberta de segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 11h às 18h.

Luis Tadeu conta que, como é professor de artes, e trabalhou em home office, teve mais tempo de estar em seu ateliê para desenvolver as obras durante a pandemia. O tema escolhido para o compilado vem do gosto pelo tarô, tema do curso que ele fez com o tarólogo Thomaz de Almeida Gonçalves: 
- O tarô surgiu como um meio de autoconhecimento por seus significados universais na trajetória humana. Comecei a desenhar com mais afinco as figuras dos arcanos maiores, que são 22 figuras. Iniciei com desenho de observação e alguns de interpretação. Depois, fui pensando em passar para pintura em acrílico, preservando as cores típicas do Tarô de Marselha, o azul, o amarelo e o vermelho, pois elas têm papel simbólico dentro das interpretações - explica.

AS OBRAS

A exposição, que é composta por 21 telas em acrílico sobre Eucatex e com interferência em da colagem em algumas obras, propõe-se a abordar, de forma livre e poética, o simbolismo dos arcanos maiores do tarô de Marselha. Os trabalhos apresentam os arcanos em sua individualidade, as figuras do tarô representadas livremente e em situações imaginárias. O artista conta que uma das inspirações para compor as obras foi o livro Jung e o Tarô, de Sallie Nichols, que traz uma releitura dos significados dos arcanos mediante a teoria do inconsciente criada pelo psiquiatra e psicoterapeuta suiço Carl Jung.
- No final do ano, eu tinha 21 obras em que refletiam minha visão poética pessoal sobre os arcanos maiores e como eles ajudaram em meu equilíbrio neste momento tão difícil que está sendo a pandemia. Por exemplo, a carta da Morte, número 13, eu fiz uma relação com uma cena do filme Sétimo Selo de Ingmar Bergman que foi ambientado na Idade Média, na época da Peste Negra. Nesta cena específica a morte joga xadrez com o cavaleiro no caminho. Acrescentei símbolos como a Torre em chamas e a uma carruagem ao fundo, dando a ideia de caos, não muito diferente do que vivemos hoje - conta o artista. 

A diretora do Masm, Marília Chartune, elogia o trabalho do artista, que abre o ano de exposições do museu.
- São telas com a linguagem de pinturas e interferências, cores vibrantes e um conteúdo simbólico se aproximando da arte dos quadrinhos. Um excelente artista, pesquisador e inquieto, busca diversas formas de expressão e tem uma linguagem contemporânea e de fácil diálogo. Vale a pena conferir - sugere Marília.

Todas as telas da exposição estão à venda, basta entrar em contato com Luis Tadeu Fleck pelo telefone (55) 9 9174-6826.

EXPOSIÇÃO

  • "Arquétipos do Tarô: entre a figura e o símbolo" 
  • Artista - Luís Tadeu Martil Fleck
  • Quando - até 31 de janeiro de 2021. De segunda a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 11h às 18h 
  • Onde - Monet Plaza Shopping (Av. Fernando Ferrari, 1.483) 

*O Tarô de Marselha, também conhecido pela designação francesa Tarot de Marseille, é um baralho de cartas clássico e um dos mais conhecidos. É um padrão a partir do qual todos os baralhos de tarô derivam. Trata-se de um jogo de 78 cartas, distribuídas em dois grupos: arcanos maiores e arcanos menores.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]osm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190