consciência negra

Exposição 'Artes Negras em Telas e Cenas' ocorre no Shopping Praça Nova

Artista Carmem Lucia Chaves busca reconstruir a representatividade de mulheres, crianças, e personalidades negras que marcaram nossa história

18.398


Fotos: Divulgação

De 16 a 30 de novembro, acontece no Shopping Praça Nova a exposição Artes Negras em Telas e Cenas. A exposição é organizada pela Associação de Arte e Cultura Negra Ara Dudu, e reúne a produção visual de três artistas negros de Santa Maria. Quem visitar a exposição, poderá conferir a arte de Carmem Lucia Chaves, conhecida como Baiana, que através da Arte de Bonecas Negras busca reconstruir a representatividade de mulheres, crianças, e personalidades negras que marcaram nossa história. 

Divulgada a programação gratuita do Sesc Circo online

A mostra levanta importantes questões sobre a cultura africana e a cultura afro-brasileira, além de abordar questionamentos em relação ao lugar da negra e do negro na sociedade brasileira. A exposição abriu nessa segunda-feira e fica em cartaz até dia 30 de novembro, com visitação gratuita e aberta ao público de segunda a sábado, das 10h às 22h e domingos, das 11h às 21h.


Junto aos trabalhos de Baiana, haverá a exposição do artistas plásticos Alexon Messias da Rocha e Rhaianny Silva Pinto, que expõem 40 telas pintadas à óleo, trazendo imagens das formas de trabalho, revoluções, monumentos, deuses e deusas, lutas e líderes que fizeram parte da história do povo negro no Brasil. Ainda junto à exposição destes artistas negros, o público poderá prestigiar a exposição Negras e Negros na Cultura, nas Ciências e nos Movimentos Sociais, do fotógrafo Dartanhan Baldez.

Artista Bruna Rison vence Festival Arte Salva em Porto Alegre 

A exposição tem curadoria da produtora cultural Isadora Bispo que, além de ser integrante da Associação Ara Dudu, também é militante do Movimento Negro Unificado-MNU. Segundo Isadora, a exposição busca evidenciar a arte de negras e negros de Santa Maria, que trabalham em diferentes dimensões, as quais envolvem o tema da cultura africana e da cultura afro-brasileira, passando pela mitologia, crenças, pela crítica social, pela oralidade e ancestralidade.

- A arte plástica negra sempre esteve presente na história deste povo, desde o continente africano até o Brasil. A "Mão Afro Brasileira" deve ser evidenciada em todas suas variadas manifestações. A construção do imaginário da arte, especificamente da população negra, também virá no sentido de superar este momento difícil que a cultura e a nossa civilização vivencia - destaca a especialista. 

AGENDE-SE

  • O quê? - Artes Negras em Telas e Cenas
  • Com - Carmem Lucia Chaves, Alexon Messias da Rocha, Rhaianny Silva Pinto e Dartanhan Baldez
  • Onde - Shopping Praça Nova
  • Quando - Até 30 de novembro (segunda a sábado, das 10h às 22h e domingos, das 11h às 21h)
  • Quanto - De graça



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190