produção

Estudante de Santa Maria cria websérie sobre a história da MPB

'Nosso Amor, MPB' foi realizada através do edital Viva Cultura 2020 e contará com 6 episódios

18.398

Foto: Azzo Estúdio (Divulgação)

A Música Popular Brasileira esteve presente como expressão não somente artística, mas também política em diversos momentos da história do país. Pensando nisso, a estudante de Relações Públicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Laura Fernandes, idealizou um projeto que resgatasse esse valor histórico da MPB, trazendo um contraste com o movimento contemporâneo chamado de 'Nova MPB'. A websérie "Nosso Amor, MPB" foi realizada através do edital Viva Cultura 2020, da Prefeitura Municipal de Santa Maria, e contará com 6 episódios.

- Os principais objetivos que citei no projeto foram a necessidade de resgatarmos a história da música brasileira desde as canções revolucionárias da década de 60 até a ascensão dos artistas da Nova MPB nos dias atuais, e falar sobre como ela teve um papel ativo não só na representação da nossa história como na construção da nossa sociedade. E esse é o papel da arte: nos vemos refletidos nela e nos construímos a partir dela. Dou muita importância para esse resgate da história da MPB, pois até hoje ela continua se reinventando e renascendo em cada artista, que carrega consigo o passado, o presente e o futuro da música brasileira - conta Laura.

Single da dupla Gabriel e Mateus atinge milhares de reproduções nas redes sociais

Os episódios são voltados para a atuação da MPB em momentos históricos específicos, como a Ditadura Militar, a Anistia e o Movimento Diretas Já. Também trazem um apanhado sobre gêneros e movimentos culturais que fazem parte dela, como a Bossa Nova, o movimento Tropicália e a Nova MPB. Além disso, contarão com duas canções por episódio, interpretadas por Laura e Felipe de Cesaro.

Os vídeos são postados todas as sextas-feiras, às 18h, sendo o último agendado para o dia 16 de outubro, pelo perfil de Laura no Instagram, Facebook e no canal do YouTube.

- O desenvolvimento do projeto foi através de algumas parcerias muito especiais com o Muvuca Bar, onde os episódios foram gravados, com o Felipe de Cesaro, que me acompanha nas canções, com o Azzo Estúdio, que foi o responsável por toda a construção audiovisual do projeto e com o Vinícius Oliveira, que fez a captação sonora das canções - enfatiza.

VÍDEO: conheça mais quatro músicos que estarão no BaitaChef 2020

Quanto ao retorno do público, Laura diz que a experiência está sendo muito diferente do que imaginava:

- Logo depois do lançamento de apresentação o meu pai, que foi o principal incentivador do projeto e da minha trajetória na música por inteira, foi hospitalizado no Hospital de Caridade e está em uma situação de muito risco. Desde então, todos os vídeos e publicações se tornaram homenagens para ele, que sempre nos disse que em situações assim a música para ele seria o principal remédio. Meu pai viveu a vida inteira em Dom Pedrito, minha cidade natal, onde ele se tornou um grande produtor e incentivador cultural, e por lá todos que assistem a websérie torcem pra que logo ele também possa assistir, e essa é a minha maior esperança também.

CONFIRA O VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DE 'NOSSO AMOR, MPB':


*Colaborou Viktória Powarchuk


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190