Canal JuvENART (Reprodução)
CPF Piá do Sul em sua apresentação na fase final do concurso.
Mais de 10 mil pessoas passaram pelo Centro Esportivo Educacional Antonio Meneghetti, no Recanto Maestro, em Restinga Sêca, durante os cinco dias do 20º Juvenart. O concurso, que reúne competidores da categoria juvenil, tem como objetivo enaltecer e preservar as Danças Tradicionais Gaúchas. O primeiro lugar da modalidade Sênior – a principal da competição – foi para o CTG Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, que se tornou tetracampeão.
O resultado foi divulgado na madrugada desta segunda-feira (14). Pela terceira vez consecutiva, o CPF Piá do Sul, de Santa Maria, conquistou o segundo lugar. A temática "Assim cantou o Rio Grande" enalteceu três pilares da música gauchesca: Gildo de Freitas, Teixeirinha e Mary Terezinha. Os personagens foram interpretados por dançarinos da própria entidade.
Ao todo, 142 grupos do Rio Grande do Sul e Paraná enfrentaram avaliações desde a última quarta-feira (9). Cada grupo se apresentou uma vez na etapa classificatória. Os melhores foram escolhidos pela comissão avaliadora para participar da etapa final, que ocorreu durante manhã, tarde e noite do domingo (13). Esta foi a maior edição do concurso em número de concorrentes, segundo a organização.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Novidade no formato
Neste ano a novidade foi a inclusão da modalidade Campesina. Além de grupos voltados exclusivamente para esse tipo de apresentação, os 12 finalistas da modalidade Sênior também apresentaram uma dança campesina, além de duas das chamadas "tradicionais" e mais uma coreografia de entrada. A mudança, segundo a organização, foi para contemplar entidades que optam por outros estilos de dança gaúcha, fazendo menção ao "estilo Paixão", oriundo do pesquisador e folclorista Paixão Côrtes.
Inclusão através do palco
Tradição e inclusão caminharam juntas nesta edição do evento que levou para o palco prendas cadeirantes. O CTG Charrua, de Foz do Iguaçu (PR), foi responsável pelo espetáculo que levantou o público do ginásio.
Em outra apresentação, o CTG Negrinho do Pastoreio, de Caxias do Sul, apresentou a "Árvore da Vida" e contou a história de crianças que lutam contra o câncer, especialmente a leucemia. O grupo homenageou a pequena Manoela, de 4 anos, que enfrenta a doença. A figuração rendeu a entidade o 1º lugar na modalidade Júnior.
Confira os vencedores da 20ª edição
Modalidade Sênior
- 1º lugar - CTG Rancho da Saudade, Cachoeirinha
- 2º lugar - CPF Piá do Sul, Santa Maria
- 3º lugar - CTG Aldeia dos Anjos, Gravataí
- 4º lugar - CTG Heróis Farroupilhas, Caxias do Sul
- 5º lugar - CTG Estância da Serra, Osório
Modalidade Júnior
- 1º lugar - CTG Negrinho do Pastoreio, Caxias do Sul
- 2º lugar - CTG Palanques da Tradição, Campo Bom
- 3º lugar - CTG Felipe Portinho, Marau
- 4º lugar - CTG Patrulha do Oeste, Uruguaiana
- 5º lugar - CTG Sentinelas do Pago, Marau