cultura
Edital para laboratório de criação e produção musical colaborativa tem inscrições abertas
20 Julho 2020 08:00:00
RS Music Lab seleciona cinco artistas e 15 agentes culturais para imersão online. Veja como se inscrever
18.398

Foto: Fotos: Rodrigos Elles (Divulgação)
Fotos: Rodrigos Elles (Divulgação)
Começou, na última sexta-feira, o prazo para inscrições no RS Music Lab. O edital seleciona artistas e produtores gaúchos para uma imersão em criação e produção musical colaborativa online.
O projeto, que tem a parceria do Natura Musical, foca na inovação para artistas durante o distanciamento causado pela pandemia do novo coronavírus. Serão selecionados cinco artistas e 15 agentes culturais gaúchos para uma vivência teórica e prática sobre o setor e seus caminhos possíveis durante o isolamento social. As inscrições podem ser feitas no site.
Segundo um dos idealizadores, o produtor Paulo Zé Barcellos, o RS Music Lab nasceu da necessidade de capacitação da cena gaúcha na área e da criação de conexões mais fortes com o mercado nacional do setor.
- Já tínhamos muito a construir e conectar. Agora com a questão da pandemia, todo o setor está passando por uma grande transformação. Teremos a oportunidade única de proporcionar este laboratório musical para co-criar soluções inovadoras, desenvolvendo ferramentas e fortalecendo redes permanentes de desenvolvimento desta cadeia - afirma Paulo.
Normalmente, o RS Music Lab acontece presencialmente. Durante a pandemia precisou ser adaptado para salas de encontro online.
- São encontros fechados, foi a ideia que se teve. Aí teve a burocracia de readequação dos projetos, com a Natura e o Pró-Cultura - conta Christiano Todt, um dos produtores do projeto.
A imersão será feita em três etapas. A primeira, batizada como "capacitação", terá workshops virtuais com temas como produção musical, produção audiovisual, elaboração de projetos, produção de eventos, comunicação e conteúdo digital e streaming e plataformas digitais de música.
Na segunda etapa, conhecida como "criatividade e estratégias", o grupo aplicará o aprendizado dos workshops, realizando a produção musical e audiovisual de um single/clipe para cada banda participante e fará o planejamento do lançamento desse conteúdo.
Em "criação de rede", último estágio da imersão, haverá uma conferência virtual com rodadas de negócios, lançamento do EP com os singles/clipes dos artistas do projeto e alguns showcases.
NATURA MUSICAL
O RS Music Lab foi selecionado por Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Rio Grande do Sul (Pró-Cultura), ao lado de Vitor Ramil, Zudizilla, Tagua Tagua e Tem Preto no Sul, por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para 30 projetos até 2019. Entre eles, estão Filipe Catto, Bloco da Laje, Borguetti e Yamandu, Musa Híbrida, Sons que Vem da Serra e Thiago Ramil.
- Com a música, somos capazes de chegar a um lugar comum, respeitando a diversidade. Os artistas, bandas e projetos de fomento à cena selecionados por Natura Musical trazem a mensagem de que o futuro pode ser mais bonito com a música e com envolvimento de cada um de nós - afirma Fernanda Paiva, representante da marca.
*Colaborou Leonardo Catto