cultura

Edital para laboratório de criação e produção musical colaborativa tem inscrições abertas

RS Music Lab seleciona cinco artistas e 15 agentes culturais para imersão online. Veja como se inscrever

18.398
Foto: Fotos: Rodrigos Elles (Divulgação)

Fotos: Rodrigos Elles (Divulgação)

Começou, na última sexta-feira, o prazo para inscrições no RS Music Lab. O edital seleciona artistas e produtores gaúchos para uma imersão em criação e produção musical colaborativa online.

O projeto, que tem a parceria do Natura Musical, foca na inovação para artistas durante o distanciamento causado pela pandemia do novo coronavírus. Serão selecionados cinco artistas e 15 agentes culturais gaúchos para uma vivência teórica e prática sobre o setor e seus caminhos possíveis durante o isolamento social. As inscrições podem ser feitas no site.

Segundo um dos idealizadores, o produtor Paulo Zé Barcellos, o RS Music Lab nasceu da necessidade de capacitação da cena gaúcha na área e da criação de conexões mais fortes com o mercado nacional do setor.

- Já tínhamos muito a construir e conectar. Agora com a questão da pandemia, todo o setor está passando por uma grande transformação. Teremos a oportunidade única de proporcionar este laboratório musical para co-criar soluções inovadoras, desenvolvendo ferramentas e fortalecendo redes permanentes de desenvolvimento desta cadeia - afirma Paulo.

Normalmente, o RS Music Lab acontece presencialmente. Durante a pandemia precisou ser adaptado para salas de encontro online.

- São encontros fechados, foi a ideia que se teve. Aí teve a burocracia de readequação dos projetos, com a Natura e o Pró-Cultura - conta Christiano Todt, um dos produtores do projeto.

A imersão será feita em três etapas. A primeira, batizada como "capacitação", terá workshops virtuais com temas como produção musical, produção audiovisual, elaboração de projetos, produção de eventos, comunicação e conteúdo digital e streaming e plataformas digitais de música.

Na segunda etapa, conhecida como "criatividade e estratégias", o grupo aplicará o aprendizado dos workshops, realizando a produção musical e audiovisual de um single/clipe para cada banda participante e fará o planejamento do lançamento desse conteúdo.

Em "criação de rede", último estágio da imersão, haverá uma conferência virtual com rodadas de negócios, lançamento do EP com os singles/clipes dos artistas do projeto e alguns showcases.

NATURA MUSICAL
O RS Music Lab foi selecionado por Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura do Rio Grande do Sul (Pró-Cultura), ao lado de Vitor Ramil, Zudizilla, Tagua Tagua e Tem Preto no Sul, por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para 30 projetos até 2019. Entre eles, estão Filipe Catto, Bloco da Laje, Borguetti e Yamandu, Musa Híbrida, Sons que Vem da Serra e Thiago Ramil.

- Com a música, somos capazes de chegar a um lugar comum, respeitando a diversidade. Os artistas, bandas e projetos de fomento à cena selecionados por Natura Musical trazem a mensagem de que o futuro pode ser mais bonito com a música e com envolvimento de cada um de nós - afirma Fernanda Paiva, representante da marca.

*Colaborou Leonardo Catto


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190