cinema

Documentário sobre a presença indígena em Santa Maria é premiado em festival

'Quando Te Avisto', produzido pela TV OVO, foi o vencedor do Júri Popular da 14ª edição do Visões Periféricas

Victoria Debortoli
Foto: Foto: Neli Mombelli (Divulgação) Gravações foram realizadas nas duas aldeias de Santa Maria

Foto: Neli Mombelli (Divulgação)
Gravações foram realizadas nas duas aldeias de Santa Maria

O documentário Quando Te Avisto, produzido pela TV OVO, foi o grande vencedor do prêmio do júri popular na 14ª edição do Festival Visões Periféricas. O evento, que reuniu filmes de todo o país, foi realizado de forma online e a programação encerrou nesta quarta-feira.

No aniversário de 5 anos, Umbigo de Bruxa realiza série de lives sobre prática de bambolê

O curta, dirigido Denise Copetti e Neli Mombelli, fala sobre a presença indígena em Santa Maria, e foi gravado em 2019 em locais como o Calçadão Salvador Isaía, o Parque Itaimbé, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bem como em duas aldeias indígenas da cidade: a Kaingang e a Guarani. O documentário faz parte do projeto Por Onde Passa a Memória da Cidade 2019, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC/SM). No ano passado, o filme participou da Mostra de Curtas Gaúchos do 48º Festival de Cinema de Gramado.

- Foi muito legal ter vencido pelo júri popular, porque quer dizer que as pessoas estão vendo o filme e gostando. Ainda mais que o curta fala sobre as questões indígenas, que é uma luta tão árdua, com um preconceito tão grande, principalmente no Rio Grande do Sul, onde muitas vezes é como se eles não existissem. Então, é muito importante um filme que fale sobre os indígenas do sul participar de um festival carioca com pessoas de todo o país - comenta Neli. 

O Festival Visões Periféricas é do Rio de Janeiro e tem abrangência nacional. O projeto é pioneiro na difusão e desenvolvimento de projetos audiovisuais nas periferias brasileiras. Quando Te Avisto foi um dos 50 filmes selecionados em meio a mais de 500 inscrições de todo o país. Esse foi o primeiro prêmio do documentário. 

Com atrações online, Viva a Páscoa começa nesta quinta-feira

FESTIVAL MULHERES+ DO AUDIOVISUAL
O documentário também está integrando o 2º Festival Mulheres+ do Audiovisual, que é realizado pela produtora Inffinito, que no ano passado inaugurou a plataforma Inffinito Online de exibição de filmes brasileiros e mostras temáticas. A programação, que começou em março e é totalmente gratuita, segue até 18 de abril pelo site, com mais de 50 filmes dirigidos por mulheres entre 2016 e 2021, além de debates e oficinas.

O filme santa-mariense participa na categoria mostra Curta-Metragem, na sala Garcia Family Foundation, e está disponível na plataforma.

O curta foi selecionado também para participar do Festival de Arte e Cinema Ambiental (EcoBrasilFest), de São Paulo, que acontece virtualmente entre os dias 22 e 29 de abril. 


QUANDO TE AVISTO (2020)

  • Documentário, com duração de 24 minutos e 46 segundos
  • Dirigido por Denise Copetti e Neli Mombelli
  • Sinopse: O que acontece quando dois olhares se cruzam? E se esses olhares compartilham de um mesmo espaço, mas se constituem em mundos próprios? O que afasta e aproxima indígenas e não indígenas? Entre colonizações e apagamentos históricos, disputas de territórios, presença e invisibilidade, o legado das comunidades indígenas é o da existência através da resistência ancorada na sua espiritualidade, no respeito às diferenças e no vínculo com a natureza.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190