premiado

Diretor dos melhores curtas do Santa Maria Vídeo e Cinema fala sobre a paixão pelo audiovisual

Maurício Canterle nasceu em Santa Maria e dirigiu Cores de Bissau, melhor curta da mostra nacional do festival

da redação*


Foto: Pedro Krum 
Maurício (centro) durante a gravação de Espelho Hexagonal, em Santa Maria

Maurício Canterle, 34 anos, foi um dos grandes premiados do Santa Maria Vídeo e Cinema, no último fim de semana. Diretor de As Cores de Bissau e Quanto Mais Suicidas, Menos Suicidas, levou nove prêmios, entre eles o de Melhor Curta Nacional, para o primeiro, e melhor Curta de Santa Maria e Região, para o segundo. 

Ateliê abre espaço para exposições artísticas em Camobi

Maurício nasceu em Santa Maria, mas passou toda a infância em São Pedro do Sul. A paixão por cinema começou a se manifestar desde aquela época, quando alugava DVDs em cidades vizinhas. Canterle voltou ao Coração do Rio Grande para fazer o Ensino Médio no Colégio Técnico e Industrial de Santa Maria (Ctism), juntamente com o curso de Eletrotécnica. Foi nessa época que se aproximou, ainda mais, do mundo do audiovisual, por meio de revistas, festivais, filmes e um curso de extensão na UFSM, organizado por Sérgio Assis Brasil, sobre Cinema Digital.

O marco da decisão pela sétima arte foi quando largou o estágio final em Eletrotécnica para poder participar do curso. Na UFSM, ingressou no curso de Publicidade, mas sempre buscando a área do audiovisual. Participou do Santa Maria Vídeo e Cinema já na primeira edição, em 2002. 

Santiaguense participa de competição nacional em canal culinário

- Na época, foi encantador. Eu sabia de cor os filmes que estavam concorrendo, tinha opinião sobre tudo. Participei como assistente de produção e um dos filmes que ajudei a fazer nesse curso de extensão, concorreu nesse festival e ganhou o prêmio. Aí que vi que esse negócio de fazer filme era possível - recorda Maurício Canterle.

Com o apoio da UFSM, por meio do Estúdio 21, gravou sua primeira produção, juntamente com alguns amigos: o filme 1969 que arrebatou prêmios na mostra local do SMVC. Para ele, foi uma comprovação de que era possível trabalhar com audiovisual. Na faculdade, buscou mais conhecimento sobre o assunto no Grupo Imagem, do professor Adair Peruzzolo. 

Santa Maria sedia Congresso Estadual das Academias de Letras

Em 2009, mudou-se para Porto Alegre, para cursar a pós-graduação em cinema na Unisinos. Nesse período, teve contato com produtoras maiores. Em 2014, dos cinco filmes aprovados em um edital de incentivo do governo estadual, dois eram dirigidos por ele. Um deles, o Quanto Mais Suicidas, Menos Suicidas. Foi a primeira oportunidade de direção com um orçamento maior.

Cores de Bissau surgiu de uma viagem para a África, onde retrataria o passeio de um grupo de empresários, mas como condição, pediu a oportunidade de gravar o documentário, que ganhou a mostra nacional no festival deste ano.

Agora, o diretor está trabalhando em um roteiro de longa-metragem, inspirado no livro Fuga da Lula, de M. Cassol. 

- Torço sempre para que todas as frentes de cinema que existem em Santa Maria trabalhem de forma conjunta. Acho que temos que buscar essa união de todos os que fazem cinema em Santa Maria, para ter mais prêmios como esse, incentivos do governo e tudo o mais, para que o negócio vá para a frente sempre - comenta Canterle. 

Diretor de clipe

Canterle dirigiu o clipe de estreia da banda Vine Explosion, que se apresenta nesta quinta-feira em Santa Maria. O clipe Ela é Minha é uma produção de baixo orçamento, gravado em uma manhã de domingo, no centro de Porto Alegre. O clipe, todo em preto e branco, foi feito utilizando uma sequência de fotos. A ideia foi deixar a Capital gaúcha com uma cara "nova-iorquina".

*Colaborou Felipe Backes


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190