desafio culinário

Conheça os vencedores do BaitaChef 2019

Nesta edição, os vencedores foram escolhidos pelos jurados e pelo voto popular

18.297

Fotos: Gabriela Perufo (Diário)

Às vésperas do Dia Do Gaúcho, chegou a hora de conhecer os BaitaChefs deste ano. Na segunda edição do desafio culinário amador, dois troféus foram entregues para os vencedores: um escolhido pelos jurados (composto pelo júri técnico, artístico e do leitor), e outro escolhido pela votação popular no Facebook e no Instagram do Diário na última terça e quarta-feira.

A vencedora escolhida pelos jurados foi a blogueira Camila Foletto, 23 anos, que preparou um arroz com linguiça. Já a vencedora escolhida pelo voto popular foi a jornalista e digital influencer Camila Cunha, 29 anos, que fez um estrogonofe de filé com pinhão.

O resultado foi revelado na tarde desta quarta-feira durante um coquetel no Empório Amadeo, patrocinador do desafio culinário. Em um vídeo, os jurados contaram o porquê de ter escolhido o prato vencedor.

VEJA O VÍDEO:


Conforme o júri técnico, formado pelos chefs Norberto da Cás e Mateus Santos e pela cozinheira do Centro de Pesquisas Folclóricas Piá do Sul Elisete Schimidt, a receita de Camila Foletto foi eleita por unanimidade em função da simplicidade da tradicional receita, que se remete às origens da cozinha gaúcha.

- Para mim, foi aquele que mais usou produtos da terra - comentou o chef Norberto.

Já para o chef Mateus, nenhum prato ficou tão disparado do outro e isso fez com que a escolha não fosse fácil:

- Mas a gente tende, como cozinheiro, a escolher aquilo que melhor representa os critérios e que não peque pela simplicidade - completou Mateus.

A cozinheira Elisete também defendeu o prato pela originalidade:

- Ele apresentou tudo o que tinha de original ali - acrescentou.

SURPRESA E EMOÇÃO
Neste ano, seis digital influencers participaram do programa de cozinha amadora: Camila Cunha, Camila Foletto, Felipe Machado, Michelli Torrico, Tais Lima e Teka Powaczuk. 

Camila Foletto, nascida em Itaqui, na fronteira-oeste, escolheu a receita de arroz com linguiça porque esse prato a faz lembrar da família. Formada em design de moda e administração, na internet ela compartilha com seus mais de 28,9 mil seguidores seus looks do dia, dicas de maquiagem e moda. Quando veio morar em Santa Maria, ainda adolescente, tentou aprender a cozinhar para sobreviver. Mas, segundo ela, até hoje não lida bem com as panelas. Atualmente morando em Florianópolis (SC), ela voltou para o Coração do Rio Grande para prestigiar a grande final e ficou surpresa com o resultado:

- Para mim foi uma surpresa, fiquei muito feliz, muito realizada, porque eu batalhei mesmo, treinava em casa e tudo mais, mas foi uma surpresa porque eu não cozinhava antes, comecei a cozinhar mais quando fui convidada pelo programa - conta.

VOTO POPULAR
Escolhida pelos internautas, Camila Cunha conquistou o maior número de curtidas nas redes sociais, contabilizando 1.948 likes no Facebook e no Instagram do Diário. As votações começaram ao meio-dia de terça-feira e encerraram ao meio-dia de quarta

O prato que ela criou para o programa foi inspirado no seu filho Henry, já que a comida favorita dele é estrogonofe. Ela adicionou o pinhão para deixar o prato mais gaúcho.

- Eu fiquei muito emocionada e muito feliz, porque isso mostra o retorno do meu trabalho. A gente que trabalha com a internet, entrar numa votação significa muito, que eu tenho seguidores fiéis e que sim eu fiz campanha, mas não fiz campanha sozinha. Meus seguidores me ajudaram muito - completa.

:: ASSISTA AOS EPISÓDIOS DA SEGUNDA TEMPORADA DO BAITACHEF


O PROGRAMA 
A segunda edição do programa foi gravada em 24 de agosto na sede do Diário. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira no Empório Amadeo. 

Os jurados foram divididos em três grupos: júri Técnico, formado pelos chefs Norberto da Cás e Mateus Santos e pela cozinheira do Centro de Pesquisas Folclóricas Piá do Sul Elisete Schimidt. Cada um votou em um prato. Já o júri artístico, formado pelos patrocinadores e o júri do leitor, que enviou frases (formado pelas leitoras Edilaine de Avila, Sandra Regina Zanette Gelain e Márcia Denize Denardin Saldanha) entraram em um consenso na hora de escolher o mais saboroso. A votação do júri popular foi aberta por 24 horas no Facebook e no Instagram do Diário. O vencedor foi quem teve a foto mais curtida em ambas as redes sociais (as curtidas foram somadas).

Os critérios de avaliação foram: respeito ao tempo de preparo, adequação ao tema proposto pelo desafio, apresentação do prato e descrição da receita feita pelo participante frente aos jurados, criatividade e originalidade.

A temporada completa do programa está disponível no Facebook, Instagram e Youtube do Diário de Santa Maria.

O BaitaChef é realizado pelo Diário e pela TV Santa Maria. Quem apresenta esta edição é o Empório Amadeo. O patrocínio é de Coca-Cola, Meu Ambiente Italínea, Patronato Shopping e + Viva Pharma. Apoio de Perte Alimentos.


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190