arquitetura e decoração

Como cultivar hortas dentro de casa

Plantas podem ser, além de funcionais, também elementos de decoração. Veja dicas

18.297

Foto: Studio Lívia Brum (Divulgação)

Engana-se quem pensa que para ter uma horta cheia de bons temperos é preciso de um amplo jardim. Tudo é adaptável e o importante é não ter medo de começar. Além de serem funcionais, as hortas também harmonizam com qualquer ambiente e podem compor a decoração.

Bastidores: coleção Primavera-Verão, conexão empresarial e #bizu comemorativo

De acordo com a arquiteta Lívia Brum, do Studio Lívia Brum, ervas e temperos como manjericão, alecrim, hortelã, salsinha e cebolinha são um bom começo para quem nunca teve essa experiência e quer começar.

Um dos projetos feitos por ela e pela arquiteta Gabriela Cezar que utilizou as plantas foi a Cozinha Terracota. Nela, a horta vertical também funciona como uma divisória verde entre a cozinha e o hall de entrada do loft.

- Jardins verticais podem ser utilizados para trazer vida à sacada e varandas. As opções são infinitas e com um bom projeto são adaptáveis a todos os espaços - explica.

Para quem quer começar uma horta em casa, Lívia dá três dicas sobre espaço, a luz natural e os cuidados.

- Qualquer casa ou apartamento pode ter sua hortinha, desde que as necessidades das plantinhas sejam atendidas, principalmente a iluminação que é o que depende mais quando falamos em espaço físico. A horta pode ser feita desde em um quintal, até com vasinhos adaptados na soleira de uma janela com boa iluminação.

ESPAÇO
Vasos de barro, polipropileno (plástico), jardineiras, até mesmo potes reaproveitados como recipientes de sorvete, vasilhames de água, garrafas pet, latas, panelas, podem ser reutilizados para o cultivo. Para quem não tem muito tempo no dia a dia, existem no mercado vasos autoirrigáveis, que trazem maior praticidade. A única exigência é que, independentemente do vaso utilizado, precisam ter furos na base para favorecer o escoamento da água e evitar o apodrecimento das raízes.

LUZ NATURAL
Grande parte das hortaliças precisam de bastante iluminação para se desenvolverem, mas não ter um espaço ao ar livre como sacada, terraço ou varanda, não é impedimento para começar o cultivo. É importante observar os horários do dia e a quantidade de tempo que o sol bate em determinadas partes da casa para assim definir o melhor lugar. Pode ser um quintal, uma varanda, sacada, em algum espaço interno que tenha iluminação natural suficiente, até mesmo o parapeito de uma janela, o mais importante é ser um local que o usuário passe todos os dias, veja e aproveite a sua hortinha.

CUIDADOS
Além de luz e água, é preciso pensar na drenagem e preparação da terra para receber as plantinhas. Após escolher o vaso, é recomendado que a camada de drenagem ocupe cerca de um quarto da capacidade do recipiente da seguinte forma: as camadas devem ser feitas de baixo para cima, iniciando com pedriscos, ou argila expandida, seguido de manta de drenagem (geotêxtil) também conhecida com bidim, para evitar que a terra escoe com a água a cada rega. Após isso, se pode preencher com a terra preparada, deixando o espaço para muda ou semente. A terra para o plantio, já adubada, pode ser encontrada em lojas do gênero. Ou o substrato (terra) pode ser preparado em casa com adubo orgânico proveniente de composteiras, húmus de minhoca, esterco de galinha, dentre outros. A necessidade de adubação, quantidade de água e luz varia de acordo com o tipo de planta escolhida.

Foto: Studio Lívia Brum (Divulgação)

COZINHA TERRACOTA
A Cozinha Terracota foi feita em um loft de conceito aberto e integrado. A horta está posicionada em frente a uma grande janela voltada para o leste, recebendo todo o sol da manhã, e foram utilizados vasos auto irrigáveis dentro dos cachepôs de MDF.

STUDIO LÍVIA BRUM

INSPIRAÇÕES PARA CRIAR SUA PRÓPRIA HORTA EM CASA: 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190