cinema para todas

Começam as inscrições para o Santa Maria Vídeo e Cinema

Tema desta edição propõe uma reflexão sobre o protagonismo da mulher no audiovisual

18.398
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário)

Começou nesta segunda-feira as inscrições para a 13ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC). Neste ano, o festival ocorre entre os dias 29 de outubro e 3 de novembro. Com o tema "Cinema Para Todas", a proposta é fazer uma reflexão sobre o protagonismo da mulher no audiovisual. 

VÍDEO: Santa Maria ganha galeria com obras de artistas renomados

As inscrições devem ser feitas no site até o dia 13 de setembro. Os curta-metragens devem ter no máximo 25 minutos de duração e terem sido finalizados a partir de 1 de janeiro de 2018, além de não poderem ter sido inscritos em outras edições do SMVC. As categorias são animação, documentário e ficção e podem ser inscritas na mostra competitiva (Mostra de Santa Maria e Região e Mostra Nacional) ou não competitiva. 

Para as mostras competitivas, os realizadores e realizadoras precisam ter nacionalidade brasileira ou com naturalização no país há mais de dois anos, em situação legal, com quantos trabalhos desejarem, desde que não caracterizem promoção institucional e/ou empresarial. As obras precisam ser faladas, dubladas ou legendadas em português. Na Mostra de Santa Maria e Região só serão aceitos curtas de cidades com até 70 quilômetros de Santa Maria. 

Os filme serão premiados nas categorias:

Mostra competitiva Nacional 

  • Melhor Curta, Melhor Animação, Melhor Ficção, Melhor Documentário, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Arte, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Desenho de Som e Menções honrosas.  

Mostra de Santa Maria e Região 

  • Melhor Curta, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Direção de Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Arte, Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Desenho de Som e Menções honrosas.  

O público também poderá eleger dois melhores curtas, um para cada mostra. O Prêmio Clayton Coelho de Direitos Humanos ficará a critério da comissão organizadora e o Troféu Cineclube Laterninha Aurélio, a critério da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma) e da comissão organizadora.

Grupo Tholl encena adaptação da clássica história de João e Maria

O FESTIVAL
A abertura do evento será no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com a exibição de um filme e entrega de troféus a personalidades homenageadas. Já a cerimônia de premiação e encerramento vai será no dia 2 de novembro, às 20h, enquanto a mostra dos vencedores será às 19h, no Brique da Vila Belga. As mostras competitivas nacional e de Santa Maria e região vão seguir acontecendo na Praça Saldanha Marinho. 

A realização do SMVC deste ano é da Filmes de Junho Produtora, pela IdeiaAção Design e Planejamento e pela Padrinho Conteúdo e Assessoria.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190