+inspiração

Com textos ousados, escritora local ganha reconhecimento

O conto 'O Lobo Interior', que está no livro 'Contos de Fome e de Sangue', da escritora Gisela, foi semifinalista de um prêmio internacional

Natália Müller Poll
Foto: Foto: Arquivo pessoal


Foto: Arquivo pessoal

Nascida em Santa Maria, Gisela Biacchi Emanuelli é mestre em Integração Latino-Americana e graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente mora em Brasília, mas foi em sua vivência em Buenos Aires que começou a escrever sobre lugares daquele país para um blog santa-mariense. Em seguida, ela criou seu próprio espaço virtual para publicar seus textos, o Destino Divino.

'Os Croods 2: uma nova era' é a estreia da semana nas telonas de Santa Maria

Em 2017, ela colocou no papel uma série de escritas, mas o primeiro livro, saiu em novembro de 2019. Como é da área jurídica, Gisela explica que a publicação de pesquisas já era importante para ela, porém, a motivação foi diferente quando passou a criar suas obras.

- Fiz uma crítica do trabalho, analisei, revisei e, por fim, acreditei que poderia ser um material interessante. Assim nasceram os Contos de Fome e de Sangue, que a editora Novo Século publicou em 2019. Fala de eventos sinistros que acontecem no apartamento ao lado ou, até mesmo, dentro de sua própria casa. Uma obra que sempre quis ter lido e nunca ninguém ousou publicar. Sim, esse livro é uma pequena ousadia e me permiti o risco. Deu muito certo. A partir daí, comecei a participar de seleções e concursos para antologias e a receber convites.

Ocorre nesta quinta-feira a abertura da jornada literária do colégio Antônio Alves Ramos

Além de ter dois textos selecionados para antologias, recentemente, a escritora tem um total de doze contos publicados. Além disso, no ano passado, foi uma das semifinalistas da 1ª edição do Prémio Internacional Pena de Ouro, que tem o objetivo de promover a língua portuguesa. Com a participação de nove jurados de sete países da comunidade lusófona, ela disputou com mais de 730 textos entre poemas e contos.

- Acredito no trabalho que desenvolvo. Apesar disso, diante da magnitude do concurso, estar entre os semifinalistas da 1ª edição é um feito que me surpreendeu de verdade. Confesso que é uma emoção incontida para quem está no início da atividade de escrever e, claro, um incentivo para continuar. Além disso, é uma responsabilidade muito grande ser de Santa Maria e participar de seleções literárias, afinal, é a cidade cultura e isso gera grande expectativa nas bancas - diz Gisela.

Acreditar + em si
Gisela não desistiu de escrever e a cada pequena conquista, encontrou mais motivação para seguir. Conforme o psicólogo Cleuber Rogia, o sucesso e a satisfação pessoal são impulsionados pelo "fazer com amor":
 - As pessoas desistem muito dos seus sonhos, seja por medo de dar errado ou por vergonha da opinião do outro, mas desistir do que realmente queremos, é desistir de nós mesmos. É preciso correr atrás do que se gosta e buscar fazer algo que traga satisfação pessoal e, para isso, arriscar é importante, acreditar em si é importante. A pessoa pode até achar que não consegue, mas ela jamais vai conseguir se não tentar. Sonhos que parecem impossíveis devem ser buscados sim. Apostar em algo que a gente ama e que realmente nos motiva, nos impulsiona ao sucesso.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190