literatura

Com poesia e contos, escritor santa-mariense lança seu oitavo livro

'Engarrafando o Vento' traz textos sobre temas atuais e material produzido nos últimos seis anos

18.409

Foto: Pedro Piegas (Diário)
Autor lança nesta segunda, 4, sua oitava obra literária e já está em processo de outra, que deve ser lançada em maio

O vento é um fenômeno da natureza que causa estrago, bem-estar, já foi até assunto presidenciável, na voz da ex-presidente Dilma, e virou meme. Se pode ou não ser armazenado, é uma questão de referencial, pois Márcio Grings o engarrafou e o transformou em livro. Em sua oitava publicação, o escritor dá um pulinho nas terras patrícias e lança Engarrafando o Vento pela editora portuguesa "com certeza" Chiado Books.

   

NOVA CASA 

Devido à nova editora, o livro está saindo com distribuição em vários canais pela internet, como Amazon, Martins Fontes, Livraria da Travessa, Google Books, em formato digital e impresso. Márcio Grings conta que a pandemia o fez se voltar para o próprio trabalho e isso resultou na obra.
- Eu trabalho com produção artística e, de uma forma ou outra, acho que todo mundo precisou se reinventar. O livro fala sobre o que está acontecendo agora no mundo, como também fala de muitas coisas que aconteceram nos últimos seis, sete anos da minha vida. Também de coisas que eu vejo que não se referem diretamente à minha vida, mas é aquele escrever ficcional, sempre baseado na realidade - antecipa o escritor.

Streaming bombou e novelas saíram do ar em 2020 

A OBRA 

Seguindo a veia de seus trabalhos anteriores, e julgando ser um amadurecimento literário, Grings joga nas páginas contos, poemas, prosa e verso, que conversam e trocam ideias sobre os dias de hoje, com ou sem pandemia. Ele conta que seus leitores costumeiros podem rever algumas ideias revisitadas:

- É um material coletado dos últimos seis anos, o qual eu reescrevi todo. Ou seja, se alguém já leu alguma coisa publicada, vai reler uma versão "extended play", vamos dizer assim. Está cheio de "bônus tracks", para não sair da linguagem da música. Em alguns, dei uma de Dr. Frankenstein, eu extraí de uma parte e coloquei noutra. Tem muita brincadeira com texto, coisas que o Burroughs gostava de fazer e sempre me influenciaram.

Participantes do Big Brother 2021 devem ser anunciados dia 8 

O VÉIO DO SACO

A capa do livro traz uma figura aparentemente mal vestida em um cenário desolado. Márcio usa a expressão "véio do saco", figura usada para assustar crianças, como uma referência a si e também a um disco muito famoso da banda inglesa Led Zeppelin.
- Dentro da atividade cultural, sou um andarilho, sou o "véio do saco". Estou sempre aprontando alguma. Estou trabalhando em um novo livro, que sairá em maio, que é da minha atividade como repórter musical em shows internacionais, que se chama Quando o Som Bate no Peito, aprovado pelo edital da Lei Aldir Blanc. Também estou trabalhando em um livro sobre cerveja com o Ronaldo Lippold, e em um disco do Vinícius Brum, também aprovado na Lei Aldir Blanc. 

Grings conta que sempre quis ter o seu "véio do saco", em alusão ao disco Led IV, então, encomendou ao ilustrador Jonas Dutra:
- Ele criou esse que é o personagem do livro, um andarilho, o engarrafador de vento e eu brinco um pouco com isso, dentro dessa imagem.  

Engarrafando o Vento

  • Autor - Márcio Grings
  • Lançamento - Editora Chiado Books, 104 páginas
  • Gênero - poesia e contos
  • Preço - R$ 30
  • Onde comprar - Amazon, Martins Fontes, Livraria da Travessa, Google Books ou pela página facebook.com/EngarrafandooVento


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190