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Casal cria padaria artesanal de produtos com fermentação natural

Pão do Gato alia paixão pela gastronomia e pelos felinos Froid e Frida, os quais deram nome ao empreendimento

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Foto: Foto: Pedro Piegas (Diário)

Foto: Pedro Piegas (Diário)
Elisângela e Lucas criaram a Pão do Gato

Do forno do apartamento em que morava o casal Elisângela Della Flora, 26 anos, e Lucas Ozonio, 24 anos, nasceu não só um pão de fermentação natural, mas um empreendimento. Em maio de 2020, os estudantes criaram a padaria Pão do Gato em Santa Maria.

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A produção começou em fevereiro do ano passado, mas despretensiosamente. Elisângela e Lucas criavam as receitas pela paixão de cozinhar, e a cada fornada os pães eram divididos com amigos. Só que o resultado ficou tão gostoso que eles resolveram transformar em negócio.

- O pão de fermentação natural foi uma escolha que fizemos com objetivo de tirar um pouco a questão dos ingredientes industrializados. Com o passar do ano, também fomos estudando técnicas que aplicamos, como a longa fermentação. Buscamos isso tanto pela questão nutricional quanto pela digestão, porque não é aquele pão que estufa, e ele também dura mais tempo - explica Lucas, que é o padeiro.

Na hora de pensar qual seria o nome da padaria, não restava dúvidas de que teria que ser algo que homenageasse Froid - um felino de 3 anos, considerado o filho de Elisângela e Lucas, e hoje o "patrão" da firma, como brincam os estudantes, junto com a irmã Frida, uma gatinha que está na família há sete meses. Eles, inclusive, deixam uma marca de patinha em cada pão que amassam (claro que é só farinha e tudo feito pelo humanos). Os animaizinhos sempre estão em posts do Instagram da Pão do Gato, e quando não aparecem a clientela já se preocupa e corre para perguntar dos dois. A criançada, inclusive, já apelidou carinhosamente o produto do casal como o "Pão do Miau".

Foto: Arquivo pessoal
Froid e Frida são quem "administram" a empresa, brincam os empreendedores

- É uma troca diferente que temos com os clientes. Eles adoram o Froid e a Frida, querem ver eles, querem saber como eles estão, mandam mimos e presentes pros dois - conta Elisângela, que cuida da comunicação do empreendimento.

Depois de alguns meses produzindo em casa e entregando as encomendas de bicicleta e ônibus, a Pão de Gato hoje tem um espaço próprio para a padaria, em Camobi. A demanda também cresceu: da primeira fornada com cerca de 20 pães, atualmente são feitos em média 70 pães e 100 croissants por semana.

- É tudo artesanal, pensado e criado por nós dois. Às vezes são tantas encomendas que chega a doer os pulsos (risos), mas é muito gratificante receber um retorno positivo e o carinho dos clientes, que se tornam nossos amigos - completa Lucas.

SERVIÇO

  • O que: pães artesanais de fermentação natural
  • Como pedir: semanalmente, o cardápio é postado no Instagram @paodogato. O pedido é feito também pela rede social na aba "Pedir Refeição" ou pelo site www.paodogato.com.br 
  • Quanto: a partir de R$ 10
  • É possível buscar na Rua Elpídio de Menezes, 70, Camobi, ou pedir tele-entrega
  • Informações pelo Whatsapp (55) 99909-9222

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ALMA PRÓPRIA
Para o CEO e diretor de marketing da Geração F5, Fábio de Oliveira, cada empresa possui uma alma própria e quanto mais forte e única for essa cultura, mais ela prosperará:

- O que me chama a atenção no case da Pão do Gato é saber explorar essa diferenciação desde a fundação da empresa, ainda pequena, o que facilita ter uma presença digital mais descolada, com apelo emocional e marcante para o público - comenta Oliveira.

A comunicação clara em atender de forma online, quebrando o padrão de outrsa padarias que dependem somente dos clientes das redondezas também é outro ponto forte, aponta o diretor de marketing, e acrescenta uma dica para quem já tem ou quer começar um negócio:

- Antes de sair explorando a tecnologia, é importante aprender sobre o próprio modelo de negócio, utilizando ferramentas como o Modelo Canvas e o tempo todo ir testando os melhores canais de vendas para chegar até o cliente. Depois de validar as melhores estratégias, fica mais fácil definir a parte tecnológica - o melhor CRM, plataforma de delivery, programa de fidelidade, gestão de redes sociais e assim por diante - completa.

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No ano em que o Diário completa 19 anos, a contracapa do jornal está de cara nova. O projeto +InspirAção traz histórias de quem se transformou e mudou realidades. Serão abordados temas sobre saúde mental, espiritualidade, finanças pessoais e para empreendedores, saúde, bem-estar e qualidade de vida. Além das histórias, um plus: a opinião de especialistas para que outras pessoas possam levar novos e positivos hábitos para suas vidas.


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