+inspiração

Casa do Poeta incentiva poesia há 19 anos na cidade

Na semana do aniversário, integrantes foram à Câmara de Vereadores realizar uma ação poética. Encontros semanais seguem ocorrendo de forma remota em saraus virtuais

Foto: Foto: Arquivo pessoal


Foto: Arquivo pessoal

Denise Reis é apaixonada por literatura e, em Santa Maria, encontrou na Casa do Poeta uma atividade para dividir experiências e leituras com outras pessoas. Criada com o propósito de oportunizar um diálogo entre poetas, adoradores da poesia e pessoas que tenham a leitura como hobby, a Casa do Poeta de Santa Maria (Caposm) comemorou 19 anos na semana passada.

VÍDEO: Empresa local se dedica a eternizar momentos

Além de promover oficinas literárias, gratuitas, a Casa costuma desenvolver outros projetos como os recitais em escolas, lares de idosos e hospitais, e incentiva o consumo poético por meio do "Balaio da Poesia" e da presença de escritores nas escolas, os chamados 'padrinhos literários'.
- No dia do aniversário da Casa, fizemos uma ação poética na Câmara de Vereadores de Santa Maria, com um pronunciamento e distribuição de livros a todos os vereadores e demais presentes na sessão. Muitos dos nossos planos e projetos foram frustrados devido à pandemia. Mas continuamos os encontros, chamados de Cafezinhos Poéticos, de forma on-line, onde fizemos a leitura de textos nossos e de autores diversos. Participamos de lives literárias, palestras on-line, ações de distribuição de alimentos, agasalhos e livros em locais específicos ou públicos, vídeos literários com poesia e contação de histórias, para divulgar e homenagear poetas, a cidade, e contribuir com as escolas. Todas as ações que fazemos são gratuitas - conta Denise, que é presidente da Casa do Poeta.

Com textos ousados, escritora local ganha reconhecimento

No extinto Mont'Serrat Café, a entidade foi fundada em 2002, com o objetivo de realizar saraus. Hoje, a casa não tem um local físico para os encontros.
- Não temos sede desde a interdição da Casa de Cultura (localizada na Praça Saldanha Marinho). Procuramos soluções, mas sem sucesso. Temos esperança de que um dia esta procura tenha um final feliz. Continuamos na luta - diz Denise.

LER FAZ MUITO BEM
Conforme o psicólogo Cleuber Rogia, é importante lembrar que a pandemia trouxe mudanças bruscas no nosso dia a dia e que isso exige adaptação. Ele explica que manter os hobbies, sejam eles quais forem, é essencial para pessoas que já tinham aquela atividade na rotina:
- As pessoas estão saturadas, já que o ser humano não nasceu para ser preso, então para manter a mente em dia, o ideal é se adaptar para manter as atividades, os hobbies. A gente não pode esquecer das coisas que se gosta e a internet tá aí pra facilitar tudo. Se a pessoa gosta de se reunir com amigos para fazer leituras, atualmente é possível de forma remota. A leitura, por si só, já ajuda a manter a mente em dia, mas manter contatos, seja com familiares ou grupos de amigos é importante.

Microempresa santa-mariense entrega cuidado e afeto em cada encomenda

Auri Sudati, especialista em teoria da literatura afirma que a leitura conduz as pessoas a um mundo mágico, que vai além de realidade:
- Quem lê, projeta seu "eu" em outra dimensão, torna-se mais sábio e criativo, eleva-se ao mais alto de si mesmo, pode tornar sua vida próspera, com a conquista de novos ideais. Quando estamos na companhia dos livros, a vida torna-se mais agradável e vibrante. Aquele que se dedica à leitura pratica atos elevados: exercita todo seu ser, agita-se, chora, ri, empolga-se, ama, renova-se e renasce numa outra esfera, porque não há nada que transmita mais emoções e progresso pessoal do que uma boa leitura. O livro é um amigo, é o melhor amigo que temos. Quem lê, transforma sua vida num diálogo permanente consigo mesmo, com as pessoas, com a natureza e com Deus.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190