
Foto: Samuel Marques (PMSM)
A última noite da Calourada, realizada nesta quarta-feira (13) na Gare, terminou antes do previsto devido a uma briga que levou a Brigada Militar a utilizar gás lacrimogêneo para dispersar os envolvidos. O evento foi encerrado por volta das 23h30. No último dia, se apresentavam Trivelaxé e DJs. O público foi ainda menor que o registrado na terça-feira (12), que já havia sido o mais baixo desde 2018. Cerca de 3 mil pessoas circularam pelo local. Ao todo, a Guarda Municipal registrou 15 ocorrências, enquanto os serviços de emergência atenderam o mesmo número de casos. A secretária de Cultura, Rose Carneiro, "considera o resultado positivo do primeiro dia do evento e entende que a Calourada pode ser direcionada ao público para o qual foi criada". No primeiro dia, exclusivo para esse público, não houve registros de ocorrências.
📲 Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Brigas e apreensões marcam as noites abertas ao público

Durante as duas noites em que o evento foi aberto ao público, houve confusões, apreensões e diversas ocorrências. Na quarta-feira, a Guarda Municipal registrou cinco casos de posse de entorpecentes e uma ocorrência de falsidade ideológica. A Brigada Militar interveio em uma briga e utilizou gás lacrimogêneo para dispersar a confusão. Na ação, três pessoas foram detidas: duas por desacato e uma por furto de celular. Todas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Além disso, cinco itens cortantes, como estilete, agulha e tesouras, foram recolhidos na entrada do evento pela Guarda Municipal. As equipes de saúde realizaram 15 atendimentos, sendo que 10 pessoas precisaram ser encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento da Casa de Saúde e para o Pronto Atendimento do Patronato.
Menor público já registrado
Com dois dias seguidos de baixa adesão, a edição de 2024 da Calourada registrou o menor público desde 2018. A festa, que já chegou a reunir mais de 16 mil pessoas, contou com menos de 5 mil participantes este ano. Segundo registros do Diário, a última vez que o evento teve um público tão reduzido foi no segundo semestre de 2018, quando cerca de 3 mil pessoas participaram. Tradicionalmente, a edição do segundo semestre tem menor adesão dos estudantes. Desde 2023, a festa passou a ser organizada pela Prefeitura de Santa Maria.
Atrações da última noite
A programação da quarta-feira começou às 18h e duraria até a meia-noite, mas precisou ser interrompida devido às brigas. O público pôde acompanhar as apresentações de Trivelaxé e convidados, DJ Dudu e DJ XRK ao longo das 5h30 de evento.