Calourada termina mais cedo após briga e registra menor público desde 2018; 3 mil pessoas circularam pelo evento

Calourada termina mais cedo após briga e registra menor público desde 2018; 3 mil pessoas circularam pelo evento

Foto: Samuel Marques (PMSM)

A última noite da Calourada, realizada nesta quarta-feira (13) na Gare, terminou antes do previsto devido a uma briga que levou a Brigada Militar a utilizar gás lacrimogêneo para dispersar os envolvidos. O evento foi encerrado por volta das 23h30. No último dia, se apresentavam Trivelaxé e DJs. O público foi ainda menor que o registrado na terça-feira (12), que já havia sido o mais baixo desde 2018. Cerca de 3 mil pessoas circularam pelo local. Ao todo, a Guarda Municipal registrou 15 ocorrências, enquanto os serviços de emergência atenderam o mesmo número de casos. A secretária de Cultura, Rose Carneiro, "considera o resultado positivo do primeiro dia do evento e entende que a Calourada pode ser direcionada ao público para o qual foi criada". No primeiro dia, exclusivo para esse público, não houve registros de ocorrências.


📲 Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Brigas e apreensões marcam as noites abertas ao público

Foto: Samuel Marques (PMSM)

Durante as duas noites em que o evento foi aberto ao público, houve confusões, apreensões e diversas ocorrências. Na quarta-feira, a Guarda Municipal registrou cinco casos de posse de entorpecentes e uma ocorrência de falsidade ideológica. A Brigada Militar interveio em uma briga e utilizou gás lacrimogêneo para dispersar a confusão. Na ação, três pessoas foram detidas: duas por desacato e uma por furto de celular. Todas foram encaminhadas à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Além disso, cinco itens cortantes, como estilete, agulha e tesouras, foram recolhidos na entrada do evento pela Guarda Municipal. As equipes de saúde realizaram 15 atendimentos, sendo que 10 pessoas precisaram ser encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento da Casa de Saúde e para o Pronto Atendimento do Patronato.


Menor público já registrado
Com dois dias seguidos de baixa adesão, a edição de 2024 da Calourada registrou o menor público desde 2018. A festa, que já chegou a reunir mais de 16 mil pessoas, contou com menos de 5 mil participantes este ano. Segundo registros do Diário, a última vez que o evento teve um público tão reduzido foi no segundo semestre de 2018, quando cerca de 3 mil pessoas participaram. Tradicionalmente, a edição do segundo semestre tem menor adesão dos estudantes. Desde 2023, a festa passou a ser organizada pela Prefeitura de Santa Maria.


Atrações da última noite

A programação da quarta-feira começou às 18h e duraria até a meia-noite, mas precisou ser interrompida devido às brigas. O público pôde acompanhar as apresentações de Trivelaxé e convidados, DJ Dudu e DJ XRK ao longo das 5h30 de evento.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Calourada recebe 11,5 mil pessoas e investimento de R$ 240 mil; próxima edição poderá ter apenas um dia e no formato exclusivo para estudantes Anterior

Calourada recebe 11,5 mil pessoas e investimento de R$ 240 mil; próxima edição poderá ter apenas um dia e no formato exclusivo para estudantes

Raquel Tombesi fala sobre os bastidores do Carnaval de Salvador sendo vocalista da banda Cheiro de Amor Próximo

Raquel Tombesi fala sobre os bastidores do Carnaval de Salvador sendo vocalista da banda Cheiro de Amor

Cultura