para os saudosistas

Cafeteria no Museu terá cardápio com receita do antigo Skato

Espaço será inaugurado nesta quarta-feira e promete reunir gastronomia, cultura e lazer

Da redação

Foto: Prefeitura de Santa Maria (Arquivo)

Nesta quarta-feira será inaugurada uma cafeteria no espaço anexo do Museu de Artes de Santa Maria (Masm). O Santa Cultura Bar e Café vai ocupar o espaço em uma proposta de movimentar o Centro Integrado de Cultura Evandro Behr, na Avenida Presidente Vargas, onde estão o Masm, a Biblioteca Pública Henrique Bastide e o Arquivo Histórico. O local passou por revitalização em uma parceira com a Associação Amigos do Masm (Amasm) e a prefeitura e, depois de anos fechado, está pronto para receber o público novamente.

Cinema de Santa Maria terá sessão especial para alunos de baixa renda

A inauguração do espaço está marcada para 20h30min. O empreendimento vai funcionar de segunda a domingo, exceto nas terças-feiras, como opção para almoço e para o happy hour. Além de ser um espaço gastronômico, o bistrô tem uma pequena biblioteca. O proprietário do Santa Cultura Bar e Café, Dagmar Zanini, explica que a ideia é organizar oficinas e atividades culturais a partir do ano que vem. Uma das ideias é convidar músicos de Santa Maria e região para tocar ao vivo durante os finais de tarde no local, que tem a maior parte do espaço ao ar livre.

PARA OS SAUDOSISTAS
O mesmo lugar foi endereço de outro estabelecimento, o Skato, que ainda é lembrado por santa-marienses. E, para quem frequentou o antigo bar, o proprietário do Santa Cultura fala sobre o cardápio que promete dar água na boca. Entre os pratos ofertados no novo menu, está o filé xadrez a milanesa, e a receita é a mesma do Skato, garante Dagmar. Ele explica que sua prima, a chef Inácia Stamm, que hoje atua na França, foi chef de cozinha no Skato no final dos anos 60 e início dos anos 70. É ela quem está orientando a equipe do bistrô. 

- A ideia é de servir banana split, um prato que a nova geração talvez nem conheça. Aquelas taças que são lambuzadas com chocolate ou doce de leite, por exemplo. Também teremos pratos como filé a parmegiana e o tradicional bife xadrez do Skato. 

MasterChef Profissionais revela os seus dois finalistas com provas que testam a criatividade

A cantora e colunista do site do Diário, Deborah Rosa, é uma das defensoras da ocupação desse espaço. Além disso, ela, que há oito anos atuou na secretaria municipal de Cultura, foi uma das entusiastas na revitalização do local. 

- Tem pessoas que, infelizmente, não sabem onde é o Masm. Mas basta falar que é no antigo Skato que as pessoas já se situam. É um espaço de aproximação do público com o museu. 

Deborah conta, ainda, que o local tem uma memória afetiva. Ela explica que, quando criança, saía de casa à tardinha, com a família, especialmente para comer o tradicional filé xadez a milanesa e que as tias adoravam ir até o local tomar um chopp. 

Santa Cultura Bar e Café 

  • Endereço - Avenida Presidente Vargas, 1.400 - Centro Integrado de Cultura Evandro Behr - Bairro Fátima 
  • Horários de funcionamento - Segundas, quartas, quintas, sextas, sábados e domingos. Aberto das 9h30min às 12h, com almoço a la carte. A partir das 14h, cafeteria e bistrô . Das 19h a 1h, happy hour (a cozinha deve funcionar até 23h30min).


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190