arte e memória

Caçapava do Sul ganha casa de cultura nesta quinta-feira

Na semana do aniversário do município, Casa de Cultura Juarez Teixeira abre as portas

18.297

Foto: Guilherme Felix (Divulgação)
Gisele e o pai, Juarez, na Casa de Cultura

Da paixão do médico e pesquisador Juarez Teixeira, com a curadoria da filha, a jornalista Gisele Teixeira, especialista em gestão e salvaguarda de patrimônio cultural imaterial, que estreia a Casa de Cultura Juarez Teixeira nesta quinta-feira em Caçapava do Sul. O local pretende ser um espaço de arte, memória, cultura e convivência para toda a região.

Prorrogadas até quarta as inscrições para o Concurso da Semana Geek Sesc

De acordo com Gisele, o pai coleciona coisas antigas há mais de 20 anos. O acervo já rendeu ao médico dois livros - Caçapava, um Olhar Sobre o Século XX (2016) e Parando Rodeio nas Lembranças (2020), e o sonho era construir um museu.

No início da pandemia, a jornalista, que mora em Buenos Aires, retornou para a casa da família. Foi aí que os dois começaram a rever os objetos e nasceu a ideia do projeto de uma casa cultural, instalado na casa da família onde Gisele e mais dois irmãos nasceram.

- Eu encontrei nas caixas do pai um museu praticamente pronto, mas pensei que poderíamos fazer mais. A ideia é resgatar a memória do cotidiano da cidade - comenta Gisele.

Foto: Gisele Teixeira (divulgação)

No local, a população poderá conhecer como era a vida cotidiana na cidade e no campo nos séculos XIX e XX por meio de mais de 500 objetos. São 13 ambientes, parte deles onde é reproduzida uma casa antiga, e outros com diferentes itens, como utensílios de costura e artesanato, instrumentos usados por profissionais como médicos, padres e sapateiros, uma sala com objetos de imagens e som, como rádios e televisões. No local também há o órgão da Igreja Matriz, de 1930, que estava abandonado e foi totalmente reformado, e dois pianos restaurados, sendo um de quase 100 anos, e uma série de objetos curiosos, como uma palmatória e até uma placa e carteira de condutor de veículos de tração animal, além de brinquedos antigos, como bilboquês, cinco-marias e bodoques.

Santa Maria tem primeira casa noturna reaberta

A Casa de Cultura também tem uma biblioteca, onde será possível trocar livros, e um pátio cultural, onde devem ser realizadas oficinas e outras atividades. O local tem ainda uma pequena galeria de arte para mostras de artistas locais e uma loja com artesanato e peças de design regional. A ideia é criar posteriormente um bistrô ou café.

- No futuro, queremos ser também um centro de pesquisa. A gente fez tudo com muito carinho, tudo é uma novidade e eu acho que as pessoas que vierem conhecer vão se surpreender - completa a curadora.

Os primeiros dias da casa, que abre na semana de aniversário de Caçapava do Sul, já tem programação, com exposição, pocket show, mateada e o lançamento da Feira do Livro Sem Fronteiras, que ocorrerá em novembro de forma online.

A Casa de Cultura Juarez Teixeira fica na Rua General Osório, 730. A entrada é de graça.

PROGRAMAÇÃO CASA DE CULTURA

  • Quinta-feira _ Abertura oficial para autoridades, às 18h
  • Sexta-feira _ Abertura para o público, às 18h; exposição Estava Assim Quando a Gente Chegou e conversa com a equipe da casa, às 18h30min; pocket-show de choro e samba antigo, às 19h30min
  • Sábado _ Sessão de autógrafos, às 16h30min, com os escritores Alcy Cheuiche, que lança o livro Uma Vela Acesa Descendo a Correnteza; Ariane Severo, com o livro Freud de Viena a Paris; André Dalmazzo, com o livro De Cola Atada - ditos no Sul; Juarez Teixeira, com o livro Parando Rodeio nas Lembranças; Ricardo Mayer, com o livro Bombas de Chimarrão, Origens, Tradição e Cotidiano. Às 18h, lançamento da Feira do Livro Sem Fronteiras. Das 18h30min às 21h, encontros de músicos do projeto Serenatas da Casa
  • Domingo _ A partir das 11h, mateada e exposição de 10 carros antigos de colecionadores locais, entre eles DkwVemaguet 1962, DkwBelcar 1964, Volkswagen Karmann-ghia 1964 e Kombi 1975.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190