literatura

A história da cerveja em meio aos contos de Ronaldo Lippold

Livro 'Meu Reino por uma Cerveja' está em pré-venda, com lançamento previsto para 7 de maio

18.409

"Se beber não dirija e não brigue. Este líquido ímpar, a bebida mais democrática do mundo, foi elaborada para brindar, festejar e para unir pessoas". Esse é o recado de Ronaldo Lippold, um apaixonado pela cerveja. Ele está lançando o livro Meu Reino por uma Cerveja, em que conta a história da bebida. Depois de A Culpa é do Padre, que esgotou as cópias logo no lançamento, em 2009, e A Culpa é do Padre II - Em busca da Cerveja da Cerveja Perfeita (2011), o escritor volta à temática com a obra que está em pré-venda no memorabiliastore.com.br, e custa R$ 35. O lançamento está previsto para 7 de maio. Porém, que aproveitar a pré-venda paga o valor promocional, recebe o livro em casa, ainda em abril, com frete grátis e ganha um marcador de texto exclusivo.

Márcio Grings lança selo e loja virtual para artistas independentes

Administrador formado pela Universidade Federal de Santa Maria, Ronaldo Lippold, 60 anos, conta que Meu Reino por uma Cerveja tem 136 páginas, distribuídas em 19 histórias. O livro mostra a evolução da cerveja desde Hamurabi até os dias atuais. Muitas vezes tentando mostrar uma possível visão alternativa dos acontecimentos oficiais.
- Apresento novas versões para a Guerra do Paraguai, a fuga de Hitler da Alemanha nos estetores da Alemanha nazista, o possível real motivo da derrocada de Napoleão em Waterloo, entre outros acontecimentos marcantes da história. Resumindo, seria a história da cerveja vista pelas lentes de um bebedor - conta o escritor.

'Juventudes Negras Periféricas' vai ganhar sequências

Ronaldo conta que a paixão pela cerveja o fez ter uma pequena cervejaria, motivo que o levou a ler milhares de páginas sobre o assunto. Apesar de sua cerveja preferida ser a puro malte, de preferência artesanal, ele parou a produção caseira, já que a Região tem diversas micro-cervejarias que oferecem opções para se tornar uma boa cerveja:
- A partir disso as histórias começaram a invadir minha mente, resultando nesse livro. A pandemia fez ressurgir o trabalho, que estava parado há sete anos. Nesse trabalho também apresento ao público leitor o detetive particular Beppe Ittenomis em uma desastrada aventura na cidade de Ivorá.

TV OVO lança concurso para celebrar 25 anos

Com bom-humor, Lippold comenta que a decisão de lançar o livro durante a pandemia, foi tomada estrategicamente.
- Como a produção da cerveja artesanal explodiu nos últimos anos, resolvemos lançar o livro em plena Pandemia mesmo, para pegar carona. Como brincadeira, pois o livro é nessa pegada, poderia dizer que, devido à pandemia, o lançamento mundial no coreto central da praça de Ivorá foi cancelado em função da pandemia - se diverte o escritor.



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190