Foto: Rian Lacerda (Diário)
Em uma noite histórica para o cinema brasileiro em que trouxe o primeiro Oscar® na categoria de Melhor Filme Internacional, os bares de Santa Maria ficaram lotados e já não tinham espaço para receber os fãs do filme desde de horas antes da premiação. É o caso de um deles no centro de Santa Maria em que a reportagem acompanhou de perto a vitória histórica de “Ainda Estou Aqui” como Melhor Filme Internacional.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Era por volta de 20h quando o Easy Going, que fica entre as ruas dos Andradas e Venâncio Aires no centro de Santa Maria, tinha filas de pessoas para acompanhar a premiação. A fila para entrar no estabelecimento ocupava quase que a quadra inteira para dar noção da tamanha procura para assistir com amigos ou familiares à edição histórica do Oscar®. Em um determinado momento, o segurança teve que avisar o público que não teria mais espaço para receber tantas pessoas.
Já no lado de dentro, às 21h, o clima era de espera pela estatueta que podia premiar o filme brasileiro. É o caso da professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Célia Helena de Pelegrini Della Mea, 62, e Valéria Bortoluzzi, 53, professora na Antonio Meneghetti que estavam ansiosas e na expectativa antes da premiação.
– Chegamos às 20 horas, enfrentamos a fila e estamos aqui na torcida. A expectativa é ganhar, com certeza. Pelo menos um, né? E ela (Fernanda Torres) também - Disse Célia
Foi às 23h56min de domingo (2) quando o público que lotava o bar recebeu, por Penélope Cruz, a grande notícia que marcaria a história do cinema brasileiro; a vitória de “Ainda Estou Aqui” na categoria de Melhor Filme Internacional, o primeiro prêmio brasileiro no Oscar®. Pulos, abraços, gritos, torcida e até mesmo lágrimas demonstraram o sentimento do público quando viu no telão o resultado mais aguardado.
A premiação seguiu, mas o Brasil ficou de fora das outras duas indicações como Melhor Atriz e Melhor Filme. Perdeu para "Anora" em ambas.