Gustavo Florencio, Divulgação
O projeto Orquestra Jovem Recanto Maestro (OJRM) inicia turnê nesta quinta-feira (28). Com sete apresentações, que serão realizadas em Santa Maria e cidades da região da Quarta Colônia de Imigração Italiana, a programação tem entrada gratuita. Os concertos contam com direção artística de Antônio Carlos Borges-Cunha, e o ingresso será por ordem de chegada.
Com um repertório sinfônico clássico, unido a ritmos gaúchos e latino-americanos, os concertos também serão didáticos. As exibições contarão com comentários sobre como funciona uma orquestra e a função de cada instrumento.
– A turnê tem diferentes objetivos: artístico, social, educacional e comunitário. É uma ocasião para os alunos expressarem, através da música, a beleza interior de cada um. A música é a arte que mais toca dentro. Quando a música, o musicista e o público entram em uníssono, tem-se uma vivência única. Nos damos conta o quanto o ser humano é belo, o quanto a vida é bela. Por isso, temos como missão ‘tocar para ser’, um modo de contribuir para expressar e qualificar o melhor da humanidade – relata Mami Ueno, diretora de comunicação e relação institucionais da OJRM.
Os jovens também reconhecem a importância desta oportunidade no seu desenvolvimento. Durante estas apresentações, eles terão a experiência de se apresentar com uma formação sinfônica e com uma turnê de grande magnitude e importância.
– Ao longo destes anos de trajetória, já tocamos em dezenas de concertos em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Desta vez, no entanto, será sequencial, o que tornará tudo ainda mais frenético. Estamos muito contentes com o apoio do Banrisul, que acredita em nosso projeto e está nos ajudando a chegar a diferentes lugares para fazermos o nosso melhor. Sabemos que será bastante cansativo, mas, apesar disso, será recompensador ter a oportunidade de levar música e cultura a tantas pessoas - afirma Artur Paulus, de 17 anos, que participa do grupo desde 2017.
As apresentações são parte do Projeto Reconstruir Cultura RS, promovido e patrocinado pelo Banrisul. A turnê possui patrocínio de Banrisul, Calçados Beira Rio e META, além de contar com apoio da Fundação Antonio Meneghetti e Antonio Meneghetti Faculdade. A realização fica por conta da Associação OntoArte.
Iniciado em 2015, o projeto Orquestra Jovem Recanto Maestro tem um viés educacional e musical. O seu intuito é formar jovens da rede pública de ensino por meio da música clássica e gerar valores laicos e universais que servirão para toda sua vida. A iniciativa é executada pela Associação OntoArte e promovida pela Fundação Antonio Meneghetti. Hoje, são atendidas mais de 300 jovens de diversas cidades da região.
Programação
- São João do Polêsine - Igreja Matriz São João Batista
28 de novembro – 9h
- Santa Maria – Centro de Convenções da UFSM
29 de novembro – 20h
- Agudo – Sociedade Esportiva Centenário
03 de dezembro – 20h
- Recanto Maestro – Palco Bell’Anima
07 de dezembro – 19h30
- Faxinal do Soturno - Paróquia São Roque
10 de dezembro – 9h
- Silveira Martins - Paróquia de Santo Antônio de Pádua
11 de dezembro – 19h
- Restinga Sêca - Centro de Eventos Municipal
12 de dezembro – 9h (OBS: é recomendado que o público levar cadeira de praia)
(Com colaboração de Nelson Bofill)