Foto: Divulgação prefeitura de Cruz Alta
Corte de Cruz Alta 2025.
No final de semana, Cruz Alta escolheu a corte municipal do Carnaval 2025 no ginásio municipal. O grande público fez festa durante a eleição das rainhas e princesas em várias categorias, além da melhor torcida. Enquanto o Carnaval está sendo planejado no município da região, em Santa Maria a prefeitura diz que não há discussões sobre o tema, e a Associação Aliança Pelo Samba, que reúne sete agremiações do município, não formulou a proposta do evento para ano que vem.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Com a escolha da corte, a comunidade cruz-altense dá mais um passo para a edição de 2025 de Carnaval, que será em 28 e 29 de março, no Sambódromo Mestre Vidal, localizado no Parque Integrado de Exposições. Ele é organizado pela Liga das Escolas de Samba de Cruz Alta (Lesca) e prefeitura municipal.
A manifestação cultural tem mais de 60 anos de história em Cruz Alta e foi conquistando espaço como um dos maiores eventos do Estado, depois de Porto Alegre e Uruguaiana. Em 2024, foram mais de 15 mil pessoas. Em contraponto, o maior município da região central do Estado, Santa Maria, está desde 2016 sem a festividade popular. E, conforme o contexto municipal, a comunidade seguirá sem folia.
A nossa reportagem questionou a prefeitura de Santa Maria sobre o Carnaval de Rua em 2025. Segue a resposta na íntegra:
"A Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, esclarece que no momento não há debate sobre o Carnaval de rua."
A festividade mais próxima de um 'Carnaval' foi o evento realizado em novembro de 2022, quando a Associação Aliança Pelo Samba e Escolas de Samba do município, com apoio da prefeitura de Santa Maria, realizou a Noite Cultural, na Gare da Estação. O evento reuniu cerca de 3 mil pessoas e contou com a participação de quatro agremiações da cidade.
A Liga das Escolas
Em Santa Maria, são sete escolas de samba – Vila Brasil, Barão do Itararé, Unidos do Itaimbé, Império da Zona Norte, Mocidade Independente das Dores, Arco Íris e Unidos de Camobi. Cada uma delas tem sua peculiaridade e projetos, já que os anos sem o evento geram consequências estruturais. A contextualização é da presidente da Associação Aliança Pelo Samba, Elisangela Garcia Ribeiro.
- Uma cidade que está há um bom tempo sem Carnaval não pode esperar que todas as escolas estejam prontas. Haverá um construção para que consigamos ter o Carnaval em Santa Maria. Muito se fala em ter a festa, mais existe pouca ação. As escolas estão lutando e trabalhando sozinhas, sem apoio algum – detalha Elisangela.
A presidenta indica que antes de marcar a reunião com a prefeitura, precisa finalizar uma etapa burocrática: a transferência de dados frente à associação após troca de presidência, visto que Elisangela assumiu em 2023. Após, irão buscar discutir um modelo de Carnaval de Rua viável. Para isso, a associação deve ir em busca de parcerias e subsídios, destaca Elisangela.
Leia mais:
- Presidente eleita da Associação Aliança Pelo Samba defende o fortalecimento das escolas para a retomada do carnaval de rua em Santa Maria
- Eleições 2024: o que dizem os prefeituráveis sobre a retomada do Carnaval de Rua em Santa Maria
- Orquestra Jovem Recanto Maestro inicia turnê por sete cidades da região
Carnaval Cruz Alta 2025
- Quando – 28 e 29 de março
- Local – Sambódromo Mestre Vidal, localizado no Parque Integrado de Exposições
- Informações – (55) 99950-0205
Corte escolhida em Cruz Alta 2025
Maior e Melhor Idade
- Rainha – Andreia Galvão (Imperatriz da Zona Norte)
- Princesas – 2ª Gislaine Pereira Vogel (Beco); 1ª Neusa Amaral (São José)
Infantil
- Rainha – Mariana dos Santos (São José)
- Princesas – Luana Nicolodi (Gaviões); 1ª Monique Freitas (Imperatriz)
Plus Size
- Rainha – Camila Rodrigues (Imperatriz)
- Princesas – 2ª Ariádine Albuquerque (Beco); 1ª Sabrina Messerchimidt (São José)
Diversidade
- Rainha – Thauane Marques (Unidos do Beco)
- Princesas – 2ª Mônica Vipper (Imperatriz); 1ª Moa Maurer (Gavões)
Juvenil
- Rainha – Luiza Vitória do Santos Martins (Unidos do Beco)
- Princesas – 2ª Luiza Castro (Gaviões); 1ª Vitória Santos (São José)
Adulta
- Rainha – Crishanele Carpes Ramos (Imperatriz da Zona Norte)
- Princesas – 2ª Alessandra Ochulaki (Gaviões); 1ª Greici Tyssiane (São José)
- Musa do Carnaval – Ana Calorine Oliveira Silva (Beco)
Melhor Torcida
- Gaviões da Ferrô