
Foto: Mirella Freitas/PMSM
Esta segunda-feira (10) será um dia de muita integração e recepção, isso porque começa oficialmente a maior Calourada da região. O evento marca também o retorno das aulas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e acolhe os "bixos" das outras universidades da cidade, como a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e a Universidade Franciscana (UFN), que já retornaram há pelo menos duas semanas. A festa segue até esta quarta-feira (12), sempre das 19h até meia-noite, com abertura dos portões às 18h. Os shows e a comercialização de produtos na praça de alimentação ocorrem até a meia-noite. A Calourada é organizada pela Prefeitura de Santa Maria, pela UFSM e pela Liga Interatlética de Santa Maria (LISM). A produção executiva é de Sambari.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O primeiro dia começa com uma novidade: um dia exclusivo para estudantes. Algo muito pedido pelos próprios universitários, segundo a secretária da Cultura de Santa Maria, Rose Carneiro. Além disso, outras medidas como a proibição da entrada de menores de 16 anos - mesmo que acompanhados - e fila exclusiva para estudantes devem ser algumas das novidades desta edição. Outra mudança é o palco, que por recomendação dos bombeiros, ficará no meio e não no final da Gare como nas edições anteriores.
Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade! da Rádio CDN (93.5 FM) de sexta-feira (7), a secretária detalhou como vai funcionar a entrada exclusiva desta segunda-feira (10) e salientou que não vai ser possível levar um print da tela já que ao conferir a entrada serão aceitos somente a carteira do estudante online:
– Nós vamos olhar a matrícula online, que todo estudante tem no seu celular. Então não pode printar a tela. O estudante chega lá na recepção, passa pela segurança pública. Antes da revista, vai ter uma equipe olhando a idade e a matrícula na segunda-feira, na terça e na quarta, fazendo essa vistoria, porque na segunda é exclusivo para estudantes. É importante alertar o estudante e as demais pessoas, que é para os jovens em geral, não irem para lá – explicou.
ÚLTIMA EDIÇÃO NA GARE?
Esta pode ser a última edição da Calourada na Gare, já que a mudança de local está sendo discutida para os próximos eventos, incluindo a edição do segundo semestre, em setembro. Embora ainda não haja definição, a Avenida Roraima, em Camobi, foi cogitada, mas questões de segurança e o acesso ao Husm representam um desafio para a organização. A informação que o novo local está sendo estudado foi do secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas. No entanto, na entrevista desta sexta, a secretária Rose não confirmou que a mudança estaria em discussão.
– Ainda não não cogitamos mudança de local, mesmo com a ideia da concessão, porque isso é uma prioridade também do executivo de pensar nos eventos que lá acontecem, Né? Que são importantes também para a cidade – afirma.
UFSM IRÁ DISPONIBILIZAR CAMISETAS E PULSEIRAS PARA IDENTIFICAR OS ESTUDANTES NA ENTRADA DA CALOURADA
A UFSM informou que irá disponibilizar pulseiras para ajudar na hora de entrar na Calourada desta segunda, elas serão distribuídas nos RU I e II mediante apresentação da carteira da UFSM. Outra forma, são por meio de camisetas. Para ganhar, o estudante precisa participar de uma atividade no Centro de Convenções e lá, ganhará um voucher que pode posteriormente ser trocado pela roupa.
INFORMAÇÕES SOBRE A ENTRADA
- A participação no evento será permitida apenas para pessoas com idade superior a 16 anos;
- Para acesso ao evento, serão disponibilizadas cinco filas de entrada, sendo três filas exclusivas para calouros e veteranos devidamente identificados com pulseiras, camisetas do curso e/ou da universidade; e duas destinadas ao público geral, sem identificação acadêmica;
- Apenas maiores de 18 anos poderão entrar no evento com bebidas alcoólicas;
- As bebidas deverão estar acondicionadas em isopor, cooler ou recipientes similares;
- A venda e o fornecimento de bebidas alcoólicas para menores de idade são expressamente proibidos;
- Não serão permitidas garrafas de vidro, guarda-chuvas, itens ilícitos, armas e qualquer objeto sólido ou cortante que possa representar risco
ATRAÇÕES

Marcando mais uma edição com noites temáticas, os “bixos” poderão curtir a segunda-feira (10) ao som de muito funk, hip-hop e batidas dos anos 2000. Entre os destaques, está o “Baile Da Brum”, atração de Florianópolis (SC). Na terça-feira (11), será a noite do pagode e do sertanejo, e na quarta-feira (12), será a vez do axé, samba, pagode e brasilidades. Confira como vai ser a ordem de atrações.
📅 Segunda-feira (10) – Funk + Hip Hop + Anos 2000
- Baile Da Brum (Florianópolis)
- Vintage Dance Studio
- DJs entre atrações
- Djs escolhido em votação pelo público
- Palma Dj deve encerrar o primeiro dia
Nesta noite, o acesso será somente para calouros e veteranos universitários mediante apresentação de documento com foto e comprovante de matrícula do curso superior.
📅 Terça-feira (11) – Pagode + Sertanejo
- Arturzinho
- Pagode da Jubila
- Vinicius Rubin
- Lara e Bianca
- Pagode das Pretas
- Anelise Varela
📅 Quarta-feira (12) – Axé + Samba + Pagode e Brasilidades
- Trivelaxé + Convidados
SERVIÇOS
- Praça de alimentação (lanches e bebidas)
- Banheiros químicos masculinos, femininos e PNe: 50 unidades
- Ambulância
ENTRADA E SEGURANÇA
Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil vão trabalhar em conjunto para garantir o bem-estar de todos com efetivo na Gare e imediações. Drones, bodycams e câmeras de vigilância vão auxiliar no monitoramento. Com atuação integrada dos órgãos de segurança pública, haverá revista na entrada do evento, contagem de pessoas com painel eletrônico e monitoramento por ampla rede de câmeras, drones e inteligência artificial.
TRÂNSITO E TRANSPORTE COLETIVO

De 10 a 12 de março, a área destinada ao embarque e desembarque de passageiros será na Avenida Rio Branco, entre as ruas Ernesto Beck e Manoel Ribas, sentido Centro-Bairro;
O local estará sinalizado, e a movimentação será monitorada por agentes de trânsito da Secretaria de Segurança e Ordem Pública;
Entre 17h e até o final do evento, estão programados as seguintes alterações:
- Não será possível que veículos acessem a Gare pela Avenida Rio Branco;
- A Rua Manoel Ribas, entre a Avenida Rio Branco e a Rua Dr. Wauthier, também estará bloqueada, sendo permitido somente o acesso de moradores;
- O ponto de táxi ficará na Avenida Rio Branco, entre as ruas Ernesto Beck e Manoel Ribas, no sentido Bairro-Centro.
O reforço no transporte coletivo será exclusivo para os dias 10, 11 e 12 de março, com ônibus a cada 30 minutos das 18h até as 22h, com retorno a partir das 22h30min. Ao final do evento também estará disponível a linha Gare - Tancredo Neves. A medida facilitará o retorno de quem reside na Região Oeste de Santa Maria, bem como dos moradores dos bairros Rosário, Bonfim e Fátima. Confira as linhas abaixo:
- Linha: UFSM - Gare
- Horário: 18h até 22h
- Frequência: a cada 30 minutos ou caso atinjam a lotação máxima
- Ponto de partida: terminal da UFSM, no campus, em Camobi
- Itinerário: paradas somente no Husm e no último ponto de ônibus antes da rotatória da Avenida Roraima com a RSC-287. Depois, vai direto à Gare via Faixa Nova
- Observações: os ônibus poderão antecipar a partida caso atinjam a lotação máxima
Universidade - Vale Machado também farão o desembarque próximo à Gare. Entre 20h e 23h, haverá um ônibus que fará o percurso Gare - UFSM - Gare de hora em hora.
- Linha: Tancredo Neves - Gare
- Horário: 18h até 22h
- Frequência: de hora em hora ou caso atinjam a lotação máxima
- Ponto de partida: terminal da Tancredo Neves, Av. Paulo Lauda
- Itinerário: BR-287, Walter Jobim, Presidente Vargas, José Bonifácio, Riachuelo, André Marques, Vale Machado e Av. Rio Branco
- Observações: os ônibus poderão antecipar a partida caso atinjam a lotação máxima.
- Linha: Gare - UFSM
- Horário: 22h30min até o término do evento em torno da meia-noite
- Frequência: a cada 30 minutos ou caso atinjam a lotação máxima
- Ponto de partida: Avenida Rio Branco, entre as ruas Ernesto Beck e Manoel Ribas, no sentido Bairro-Centro
- Itinerário: Rio Branco, Acampamento, Medianeira, Dores, Faixa Velha e Avenida Roraima
- Observações: os ônibus poderão antecipar a partida caso atinjam a lotação máxima
- Linha: Gare - Tancredo Neves
- Horário: 22h30min até o término do evento em torno da meia-noite
- Frequência: de hora em hora ou caso atinjam a lotação máxima
- Ponto de partida: Avenida Rio Branco, entre as ruas Ernesto Beck e Manoel Ribas, no sentido Bairro-Centro
- Itinerário: Rio Branco, Andradas, Duque de Caxias, Presidente Vargas, Walter Jobim e BR-287
- Observações: os ônibus poderão antecipar a partida caso atinjam a lotação máxima