férias divertidas

7 espetáculos infantis serão apresentados neste mês no Theatro Treze de Maio

Atrações, que fazem parte do projeto Carrossel Cultural, são gratuitas

Suelen Soares
Foto: Foto: Renan Mattos (Diário)

Foto: Renan Mattos (Diário)

Se você tem criança em casa e vai ficar em Santa Maria durante as férias, ja deve estar se questionando sobre o que fazer neste período em que os termômetros estão marcando temperaturas próximas aos 40 graus. Que tal distrair a criançada com um mergulho cultural, cheio de música e teatro, com todas as atrações gratuitas apresentadas no mais antigo e tradicional espaço cultural do Coração do Rio Grande?

O Carrossel Cultural Férias Divertidas domina a programação de janeiro do Theatro Treze de Maio e já começa nesta terça-feira, com duas sessões: a primeira às 15h30min e, depois, às 19h30min. O começo dessa maratona teatral será com o espetáculo Banana com Canela, do Teatro VagaMundo. Os ingressos gratuitos devem ser retirados na bilheteria do teatro. Os convites serão liberados na semana anterior a cada espetáculo.

19 opções para curtir o fim de semana em Santa Maria

O Banana com Canela está completando oito anos e já foi apresentado em vários Estados e também fora do país. De acordo com Daniel Lucas, trata-se de números circences, com malabares, bicicleta, entre outros, que exigem interação com a plateia.

- É um espetáculo que se molda muito ao que o público me dá. É esse tipo de peça que gosto de fazer, sempre com frescor. Parece que o palhaço está fazendo tudo pela primeira vez. E esse é um dos objetivos de ser palhaço, senão, você entra no modo mecânico e se torna não vivo. A gente faz junto com o público, eu sou 50%, e o público me dá 50% - explica o artista.

CLÁSSICOS
O palco receberá personagens e histórias conhecidas na cidade, como As Histórias de Vô Venâncio, interpretados por atores da Cia Armazém Cultura e Entretenimento. De acordo com a atriz Patrícia Garcia, embora a peça esteja sendo encenada desde 2009, sempre será uma novidade apresentá-la para um novo público. Além disso, essa apresentação terá um gostinho de estreia para os atores da Armazém.

- O Vô Venâncio, por ser um personagem antigo, já conquistou um carisma das crianças, ao mesmo tempo em que esse público também se renova nesses 10 anos. Desta vez, terá um diferencial. Já nos apresentamos, muitas vezes, em feiras, eventos, escolas, na biblioteca, mas será a primeira vez no Treze de Maio - diz Patrícia, que, junto com a Cia, também apresentará As Aventuras de Emília e Dom Quixote.

JARDIM
Mais de mil apresentações na bagagem e oito anos de história. Esses são alguns números que compõem a história do espetáculo Jardim de Cataventos, um musical que sempre encanta crianças e adultos por onde passa.

- De todos os nossos projetos, o Jardim é o mais constante. E, embora já tenhamos apresentado várias vezes, sempre parece novo, porque são olhares diferentes, outros sorrisos e aplausos - afirma Marcelo Schimidt.

Netflix usa pagode 'Cilada', do Molejo, para divulgar série You

Para Camila Borges, que integra o elenco de Jardim de Cataventos e o grupo Saca-Rolhas Teatro & Cia, trabalhar para o público infantil é sempre um desafio, mas também recompensador.

- Quando se trabalha com crianças, tem que fazer valer o momento, o agora. Eles são o público mais exigente. Todo mundo ganha com projetos como esse. Ganha a cultura, a cidade e valoriza, principalmente, a criança e os artistas - ressalta Camila.

FORMAÇÃO DE PLATEIA
A iniciativa é do Projeto Carrossel Cultural, financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria, realizado pela Associação dos Amigos do Theatro Treze de Maio e com produção executiva da Chili Produções. De acordo com a produtora Rose Carneiro, cerca de 15 mil pessoas já assistiram às apresentações:

- O Carrossel é uma ação de formação de plateias e para garantir o acesso da população, principalmente levando as crianças ao teatro. Em janeiro de 2018, realizamos com o teatro lotado em todas as sessões. Lançamos horários à tarde e à noite, o que causou até alguns comentários de que seria um risco em função do público. Não foi. Tivemos todas as sessões lotadas e com procura além do esperado.

AGENDE-SE

  • Terça-feira, às 15h30min e 19h30min
  • Um palhaço, uma bicicleta e algumas bananas. Da fome do encontro nasce Banana com Canela. O palhaço Rabito, ensandecido, briguento e rabugento, em meio a suas estripulias, coloca tudo pelos ares. Fundamentado em raízes circenses, o espetáculo é uma possibilidade para celebrar as diferenças. O palhaço, ao expor as suas debilidades, emoções e fraquezas, age como um espelho em que o espectador também se percebe profundamente frágil, perverso, belo e humano. Errando onde menos se espera e nos surpreendendo com suas habilidades. Montagem do Teatro VagaMundo

CONFIRA A AGENDA DE ESPETÁCULOS

Jardim de Cataventos

  • Quarta-feira, às 15h30min e 19h30min
  • Quinta-feira, às 15h30min
  • O teatro musical idealizado pelo músico Marcelo Schmidt atrai públicos de todas as idades, por retratar sonhos infantis e aspectos do cotidiano em linguagem fácil e inteligente.

Invenções

  • 15 de janeiro, às 15h30min e 19h30min
  • Gabi, ao visitar o Sítio do Picapau Amarelo, encontra Pedrinho bisbilhotando o sótão, onde há uma enorme caixa. Nessa divertida aventura, aprendemos a importância de usar as invenções de maneira consciente e a nossa capacidade inventiva para o bem. Montagem de Saca-Rolhas Teatro & Cia

Os Músicos de Bremen  

  • 16 de janeiro, às 15h30min e 19h30min
  • O que podem fazer um jumento desempregado, um cachorro meio velho, uma gata desprezada e uma galinha sem esperança? A peça conta como esses amigos batalharam por seus sonhos de justiça e oportunidade. Montagem de Saca-Rolhas Teatro & Cia

  As Histórias de Vô Venâncio 

  • 22 de janeiro, às 15h30min e 19h30min
  • Vô Venâncio é um personagem tipicamente gaúcho. Junto com a neta Feliciana e seus dois amigos músicos, conta divertidas histórias e causos. Montagem da Cia Armazém Cultura e Entretenimento

As Aventuras de Emília e Dom Quixote 

  • 23 de janeiro, às 15h30min e 19h30min
  • Emília e Dom Quixote de La Mancha são dois personagens da literatura com alguns pontos em comum: ambos saíram de dentro de um livro. Eles apresentam o universo em que estão inseridos e como se conheceram. A montagem é baseada no livro Dom Quixote das Crianças, de Monteiro Lobato. Dom Quixote e seu fiel escudeiro duelam com os mais inusitados inimigos. Mas o que vai acontecer quando ele sair do livro e se encontrar com Emília? Montagem da Cia Armazém Cultura e Entretenimento

As aventuras da terra gaúcha

  • 24 de janeiro, às 15h30min e 19h30min
  • O musical infantil traz canções educativas com foco no folclore, nos costumes, nas lendas e tradições gaúchas


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]ariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190