destaque para elas

13º Santa Maria Vídeo e Cinema homenageia mulheres da sétima arte

Festival que ocorre de 29 de outubro e 3 de novembro em Santa Maria destaca os nomes da crítica de cinema Bianca Zasso e da diretora de arte Adriana Borba

18.303


Foto: Divulgação
Bianca Zasso (esquerda) e Adriana serão os destaques desta edição do evento

Com o tema voltado para o protagonismo da mulher no audiovisual, o Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC), vai homenagear duas mulheres em sua 13ª edição. As homenageadas são a jornalista e crítica de cinema Bianca Zasso, de Santa Maria, e a diretora de arte porto-alegrense Adriana Borba. Os nomes foram anunciados nesta quinta-feira por meio da assessoria de comunicação do SMVC. O evento será entre 29 de outubro e 3 de novembro em Santa Maria e tem como mote "Cinema para todas". A programação conta com exibições gratuitas de longas-metragens e duas mostras competitivas de curtas: a Nacional e a de Santa Maria e Região. As inscrições para os realizadores que quiserem participar encerra nesta sexta-feira e podem ser feitas pelo site do evento

Bianca é editora e sócia do site Formiga Elétrica. Apresenta a série de vídeos Bia na Toca, realizada pela produtora Toca Audiovisual, e colabora quinzenalmente como colunista de cinema no site Claudemir Pereira há sete anos. É vice-secretária da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (Accirs), e faz parte do Elviras _ Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Integrou ainda, durante cinco anos, o projeto de extensão Cineclube Unifra, e foi colaboradora dos sites Papo de Cinema, Delirium Nerd, DVD Magazine e Boca do Inferno. Possui especialização em Cinema pela Universidade Franciscana (UFN).

VÍDEO: Dé e Thiago lançam clipe e música nova que fala de amor

Adriana está no meio cinematográfico desde 1984. Sua estreia foi com o média-metragem O Arco-Íris Mágico. Como diretora de arte, tem no currículo a participação em dez curtas-metragens e 14 longas-metragens. Ela também atuou como produtora executiva, diretora e produtora de arte, diretora de produção e figurinista. Como diretora de produção, participou de seis curtas, e, como figurinista, de quatro curtas, dez longas e três séries.

A homenageada de Porto Alegre é também fundadora da produtora RS Multimídia TVC. Já recebeu 12 prêmios por todo o Brasil. Alguns dos reconhecidos filmes em que trabalhou são: Netto Perde Sua Alma (2001), 5 Naipes (2004), Concerto Campestre (2001/02), Júlia (2005/06), A Última Estrada da Praia (2011) e Mulher do Pai (2016). Neste ano, recebeu o Troféu de Melhor Direção de Arte do Guarnicê Festival do Maranhão pelo longa-metragem Legalidade (2017), que será exibido na abertura do SMVC.

Humorista Thiago Ventura estará em Santa Maria em novembro

A abertura do SMVC será no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com a exibição do filme Legalidade, dirigido pelo cineasta gaúcho Zeca Brito, que estreia nesta quinta-feira nos cinemas.

Durante o festival também serão lançados dois documentários. Um deles é Alexandra, do diretor Luiz Alberto Cassol, que fala da trajetória da jornalista Alexandra Zanela como defensora da bandeira feminista. O outro, de Erenice Gonçalves de Oliveira, ainda está em produção e trata de Esclerose Múltipla.

A cerimônia de premiação e encerramento será no dia 2 de novembro, às 20h, e a mostra dos vencedores será às 19h, no Brique da Vila Belga.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190