sentiu saudade?

12 motivos para você não perder o 12º Santa Maria Vídeo e Cinema

Festival ficou cinco anos sem mostra competitiva e, agora, teve recorde de inscritos

da redação


Quem sentiu saudades do Santa Maria Vídeo e Cinema já faz contagem regressiva para o começo da 12ª edição que terá início nesta terça-feira. Depois de cinco anos sem a realização do festival com a mostra competitiva, o SMVC começa e promete ser uma semana cheia de atrações para o público. Além de voltar a ser exibida na Praça Saldanha Marinho, em 2018 o número de inscrições na etapa de seleção bateu o recorde. 

E, enquanto o festival não começa, nós fizemos uma lista com 12 motivos (poderiam ser 100!) para você não perder o festival. Depois de ler nossos argumentos, é só esperar a terça-feira e aproveitar a programação! 

1) HOMENAGEM A LEONARDO MACHADO 
Impossível não lembrar do ator Leonardo Machado, homenageado desta edição, que morreu em setembro deste ano. Desde a abertura da programação, na terça, com a exibição do longa A Cabeça de Gumercindo Saraiva, de Tabajara Ruas, em que o ator estrelou. A abertura do SMVC será na terça-feira, no Centro de Convenções da UFSM, a partir das 19h. O diretor Tabajara Ruas, que também é homenageado no festival, participará de um bate-papo após a exibição do filme. 


2) CINEMA PARA TODOS 
No sábado, às 15h, na Praça Saldanha Marinho, será exibido o longa-metragem Teu mundo não cabe nos meus olhos, de Paulo Nascimento. A personagem principal do filme é um cego interpretado por Edson Celulari. Nesta exibição, o filme terá recursos de acessibilidade com audiodescrição, legenda para surdos e Língua Brasileira de Sinais (Libras). E retomando o número anterior, Leonardo Machado também atuou neste filme! 

3) PÚBLICO TAMBÉM É JURADO
Todas as noites de mostra competitiva, o público receberá uma cédula para escolher qual o melhor filme. Na premiação serão entregues prêmios de melhor curta pelo júri popular para o mais votado da mostra local e o mais votado da mostra nacional.  

4) PARA MATAR A SAUDADE 
A última edição do SMVC foi em 2013. No ano passado, foi organizada a edição 11 e 1/2, para relembrar as edições anteriores e mostrar a importância do festival para a cidade. Porém, no ano passado, não houve mostra competitiva. E assim como as séries de TV tem uma pausa e são retomadas para a alegria dos fãs, o hiato do SMVC chegou ao fim, para quem estava morrendo de saudade! 

5) CINEMA DE GRAÇA
As exibições competitivas e dos longas, que ocorrem na Praça Saldanha Marinho e na Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma) são gratuitas. Além disso, é na Praça Saldanha Marinho. Quem não consegue fazer um intervalo da aula ou do trabalho e dar um pulinho lá, para ver e respirar um pouquinho de cinema? 

6) CINECLUBAR
Além das atividades na UFSM, Praça e Cesma, o encerramento de cada dia (ou noite, melhor dizendo) de festival será no bar. Isso tudo porque de terça até sexta, o Zeppelin bar vai ser o endereço do Cineclubar, onde terá música, cinema e... bar! Durante a semana serão exibidos curtas santa-marienses que marcaram a cidade cultura.  No sábado, será endereço da festa de encerramento. Além disso, o cardápio do Zeppelin deve ter novidades. Alguém aí já está com água na boca? 

7) UNIVERSO AUDIOVISUAL 
É bem comum nos dias de festival você se deparar com diretores, atores, produtores... pessoas envolvidas com a sétima arte local, estadual e nacional por aí. Na hora em que você estiver sentado assistindo um curta, na Praça Saldanha Marinho, não custa dar uma espiadinha para os lados. É bem possível encontrar o ator de uma das produções na cadeira ao lado. 

8) VAMOS APOIAR A PRODUÇÃO LOCAL? 
Você conhece a produção audiovisual de Santa Maria e de cidades da região? Tem muito curta-metragem produzido por estudantes, produtoras da cidade e até por gente que simplesmente ama a sétima arte. Não é à toa que nesta edição foram 48 inscritos (!) para a mostra competitiva local. Destes, 17 foram selecionados e serão exibidos ao longo da programação. Quer saber quais são as produções? Clica aqui! 

9) APOIO DE MUITOS 
Falando em apoiar a produção local, é importante lembrar que são muitas as pessoas que trabalham para que o SMVC voltasse para a programação cultural da cidade. Além disso, muitas pessoas - talvez uma delas seja você, leitor - ajudaram com financiamento coletivo para colaborar com os custos do festival. 

10) PARA TODAS AS IDADES
Não podemos deixar de falar que na programação tem as exibições para o público infantil só para provar que não tem idade para apreciar e se encantar por cinema! 

11) OPORTUNIDADE PARA VER PRODUÇÕES NACIONAIS 
Além das mostras competitivas, a programação conta com a exibição de longas-metragens que nem sempre foram exibidos em Santa Maria. Ou de rever o que foi gravado e exibido no Coração do Rio Grande. Neste ano, a programação conta com a exibição de:  A cabeça de Gumercindo Saraiva, de Tabajara Ruas, Hamartia, de Rondon de Castro, Yonlu, de Hique Montanari e Teu mundo não cabe nos meus olhos, de Paulo Nascimento 

12) LUZ, CÂMERA, AÇÃO! 
Quem sabe você não se apaixona pelo mundo audiovisual (é um caminho sem volta!) e acaba inspirado para criar, dirigir, escrever roteiro ou até mesmo atuar em uma futura produção? 


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190