cinema

12º Santa Maria Vídeo e Cinema bate recorde de inscrições

Foram 169 projetos inscritos, 48 somente para a categoria de Santa Maria e Região

Foto: Foto: Charles Guerra (Diário)

Foto: Charles Guerra (Diário)

O Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) surpreende mais uma vez. Mesmo depois de quase cinco anos em stand by, o festival volta com a 12ª edição totalmente colaborativa e recebe 169 inscrições de curta-metragens produzidos no Brasil inteiro. O retorno também rendeu um recorde: 48 projetos foram inscritos para a categoria de Mostra de Santa Maria e Região, o que só reforça o destaque do cinema local. O evento ocorre entre os dias 20 e 25 de novembro, na Praça Saldanha Marinho em Santa Maria. 

- Desde a primeira edição do SMVC, em 2002, a equipe do festival buscou projetar Santa Maria como Polo Audiovisual. Para isso realizamos intercâmbios, debates e oficinas em todas as edições, ao mesmo tempo que incentivamos e apoiamos os filmes feitos em Santa Maria e região. A cidade tem uma trajetória muito forte desde o Clube de Cinema nos 1950, passando por várias gerações de cineclubistas e de pessoas que produziram filmes e, também, está muita ligada ao teatro. Então, nessa retomada do SMVC, ter esse recorde de inscritos apenas para esta categoria é um marco. É a demonstração contundente de que o festival foi abraçado por diretores, diretoras e equipes de cinema da cidade - afirma Luiz Alberto Cassol, diretor artístico e coordenador geral do SMVC. 

BNDES deve repassar verba de R$ 25 milhões a museus brasileiros

Considerado um dos principais festivais de audiovisual do país, o SMVC retoma as suas origens neste ano, que é fortalecer a relação com o espaço público. Por isso, todos os filmes serão exibidos a céu aberto na praça principal da cidade. Com o tema "Atuar e mudar as coisas" o festival traz um importante questionamento sobre como o audiovisual pode ajudar a transformar o mundo. Cassol garante que as boas surpresas estão agradando muito a organização do evento, que valoriza e trabalha, muitas vezes, pelo amor à arte. As inscrições vieram não só de todo o Brasil, mas também dos vizinhos hermanos. 

- Ter recebido inscrições de 18 estados brasileiros e também da Argentina demonstra a repercussão que o SMVC tem no audiovisual tanto no Brasil como fora, pois buscamos esse intercâmbio com a Argentina, principalmente por meio do Fórum Entre Fronteiras e do Festival Internacional de Oberá, em Misiones - diz.

Morre aos 92 anos a atriz Beatriz Segall

O festival contará com três mostras

  • Competitiva Nacional: obras de curta-metragem finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2017, com até 20 min de duração, incluído os créditos, não inscritos em edições anteriores do Santa Maria Vídeo e Cinema, nas categorias Animação, Documentário e Ficção
  • Competitiva de Santa Maria e Região: obras de curta-metragem finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2014, com até 20 min de duração, incluído os créditos, não inscritos em edições anteriores do Santa Maria Vídeo e Cinema, nas categorias Animação, Documentário e Ficção. Poderão participar obras de realizadores e realizadoras residentes em Santa Maria e cidades com até 70 Km de distância.
  • Mostra não-competitiva: A Comissão Organizadora divulgará até as datas do festival a programação de mostras e atividades paralelas.

Sobre o SMVC

O Santa Maria Vídeo e Cinema é um evento tradicional e consolidado no calendário cinematográfico brasileiro. Desde 2002, por suas atividades passaram nomes como João Moreira Salles, Carlos Reichenbach, Giba Assis Brasil, Lucélia Santos, Paulo Nascimento, Silvio Tendler, Jorge Furtado, Antonio Claudino de Jesus, Flávio Bauraqui, Carlos Gerbase e Manuela do Monte, entre muitos outros cineastas, atores, atrizes, cineclubistas e apaixonados pelo cinema.

O festival foi pioneiro em diversas áreas e tem, entre as suas atividades mais destacadas, as mostras competitivas de curtas (nacional e de Santa Maria e região) e as exibições gratuitas de longas-metragens. Mais informações no site do festival. 

Serviço

  • O quê -12ª edição do Santa Maria Vídeo e Cinema
  • Quando - 20 a 25 de novembro
  • Onde - Praça Saldanha Marinho, Santa Maria
  • Quanto - De Graça


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190