fica em casa

São Sepé decreta toque de recolher para prevenir o coronavírus

Órgãos de segurança estão autorizados a levar as pessoas que descumprirem a determinação para suas casas

18.303
Foto: Foto: Divulgação (Leandro Ineu/Prefeitura de São Sepé)
Na segunda-feira bancos da praça central da cidade foram interditados

Foto: Divulgação (Leandro Ineu/Prefeitura de São Sepé)
Na segunda-feira bancos da praça central da cidade foram interditados

O quarto decreto de enfrentamento ao coronavírus publicado pela prefeitura de São Sepé, na noite de segunda-feira, determinou a restrição de circulação de pessoas nas ruas entre 21h e 5h. Segundo o prefeito, Léo Girardello, as forças policiais estão autorizadas a colocar as pessoas que descumprirem a determinação nas viaturas e conduzi-los até suas casas. Apesar de não ter tido nenhum caso suspeito da doença, na segunda-feira, o executivo também interditou a Praça das Mercês, um dos principais pontos de encontro da população, especialmente de idosos.  

- Temos que criar um clima quase que de guerra na cidade para que as pessoas entendam que o isolamento social é a única arma que temos para que não tenhamos que chorar essa tragédia depois - explicou o prefeito.

Coronavírus: voluntários confeccionam máscaras para doar a hospitais

Na manhã desta terça-feira, duas viaturas com 8 soldados circularam pela cidade com megafones orientando as pessoas a irem para casa e a evitarem aglomerações. O poder público também contratou uma empresa para fazer a sanitização da cidade na manhã de quarta-feira, a parti das 6h. A limpeza será realizada pela mesma firma que realizou o serviço em Santa Maria. A ideia é que praças e ruas de maior circulação recebam o produto químico indicado pelo Ministério da Saúde para combater o vírus.

O prefeito alertou ainda que nenhuma cidade do país e mesmo do mundo tem estrutura para tratar os pacientes caso o vírus se alastre.

- Temos 69 leitos no hospital. Se o vírus chega a atingir 10% da população, temos uma demanda de mais de duas mil pessoas - contabiliza.

Idosos estão proibidos de circular nas ruas de Caçapava do Sul

VACINAÇÃO EM CASA
A prefeitura também mudou a estratégia da imunização contra a gripe na cidade. O primeiro dia da Campanha de Vacinação Contra a Gripe em São Sepé foi nesta segunda-feira, nos postos e Estratégias de Saúde da Família (ESFs), mas, por conta das aglomerações nas filas, o executivo decidiu imunizar os idosos em casa.

A partir dessa quarta-feira, 8 equipes de saúde irão nas casas das pessoas incluídas no grupo de risco para aplicar as doses. A cidade recebeu 1700 doses da vacina e espera a chegada de mais uma remessa nesta terça-feira.

VÍDEO: santa-mariense projeta frases em prédio e é aplaudido por vizinhos

ECONOMIA
Para tentar frear os prejuízos na economia, a prefeitura determinou que agropecuárias e oficinas de veículos agrícolas continuem em operação. O prejuízo na agricultura atingiu R$ 153 milhões no município. O Decreto de Emergência da cidade já foi homologado pelo Estado e pela União.

- A população rural está isolada e segue trabalhando para a conclusão da colheita - diz o prefeito.

Os demais serviços, como comércio de itens não essenciais e salões de beleza, seguem de portas fechadas e estão sujeitos à cassação do alvará de funcionamento, após notificação. Eventos sociais, como aniversários e casamentos também estão proibidos.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190