mensagem derradeira

Prefeituráveis enviam último texto ao eleitor antes do encontro com as urnas

18.302



O encerramento de um ciclo chamado campanha eleitoral, que teve início em 26 de setembro, é estampado com nitidez no semblante de cada um dos seis nomes que concorrem à prefeitura de Santa Maria.

Com 204 mil eleitores, pela segunda vez o Coração do Rio Grande poderá experimentar um segundo turno eleitoral. Se a possibilidade for confirmada nas urnas, o domingo será de despedida para quatro prefeituráveis e de um novo fôlego para apenas dois.

A trajetória pessoal e a vida pública: conheça os seis candidatos a prefeito de Santa Maria

Da obstinação ao esgotamento, a ambição de ocupar a principal cadeira do Executivo municipal mexeu com a vida das coligações partidárias e com a rotina da cidade no inédito pleito de 2020 atravessado pela pandemia do novo coronavírus. Trocas de data e até o fim da cláusula de barreira figuram entre as mudanças que exigiram criatividade e readaptações na tentativa de conquistar votos. O que não muda, porém, é a palavra endereçada a cada eleitor. Nesta reportagem, os seis candidatos a prefeito apostam argumentos e pede o voto de eleitores a partir da sentença: "se eu for eleito... "

Em uma só expressão eles também resumem a trajetória de 42 dias até aqui. Jader Marotoli (Republicanos) simplifica em "diferente", pois reiteradas vezes afirmou pensar diferente e apresentar um caminho diferente. Para Sergio Cechin (Progressistas) é o "orgulho" que define fazer parte da história, do presente e do futuro da cidade. Luciano Guerra (PT) se ampara na "esperança" de recuperar autoestima, oportunidades e qualidade de vida para a população. O "propósito"para Evandro Behr (Cidadania) denota tanto o plano pessoal quanto o plano da gestão a ser encampado. A "mudança" é o carro-chefe de Marcelo Bisogno (PDT) para cuidar das pessoas e apontar um novo caminho. Jorge Pozzobom (PSDB) afirma o "compromisso" com um projeto que já vem sendo desenvolvido em Santa Maria.

Todos, aqui, deixam o último apelo, a aposta final, a mensagem derradeira que contribua com a decisão dos santa-marienses no domingo.

"SE EU FOR ELEITO ..."

JADER MARETOLI (REPUBLICANOS)
"(...) ao assumir o propósito de governar Santa Maria estamos conscientes de que este município, que é o 5º maior em população, e o 13º em arrecadação do Rio Grande do Sul, vive um dos momentos mais críticos na sua história, o que vai exigir dos novos gestores não só enfrentar os efeitos da pandemia, mas também um cenário negativo que se agigantou nos últimos anos, onde gestões se sucederam sem adotar as necessárias correções de rumos, e isso produziu efeitos nefastos na economia (com grande desemprego), na infraestrutura, no planejamento urbano, no saneamento básico, no atendimento à saúde, entre outras áreas da gestão. Notadamente, a pandemia fez por agravar e dar mais visibilidade para os problemas que já existiam em Santa Maria, onde a geração de emprego e renda, e as demandas da saúde, por afetarem as camadas mais vulneráveis da sociedade, exigirão a imediata atenção da nova gestão. Nesta linha, do atendimento aos que mais dependem do poder público, a nossa proposta de gestão, onde como gestor público, empreendedor social e líder religioso, estou acompanhado da professora Maria Helena, uma mulher, negra, liderança comunitária, diretora da escola, e que mora na Nova Santa Marta, nossa vice-prefeita, é fazer um governo com atenção ao desenvolvimento social, ao atendimento da saúde, ao desenvolvimento econômico, com geração de empregos e renda, e atenção para a infraestrutura das vilas e bairros, que foram abandonados na última gestão. Assim, soluções inovadoras precisam ser adotadas para a geração de empregos e renda, para a área da saúde, na infraestrutura das vilas e bairros, e na gestão eficiente do governo, reduzindo o número de CC's, tornando-o informatizado para serviços aos munícipes (plataforma Santa Maria na Palma da Mão), tornando o governo mais ágil e capaz de prestar serviços de qualidade aos santa-marienses. É assim que propomos uma gestão republicana para Santa Maria. "

SERGIO CECHIN (PROGRESSISTAS)
" (...)  a certeza é que os santa-marienses podem ter é que eu permanecerei o mesmo, garantindo o acesso das pessoas à prefeitura e atendendo as suas necessidades, como sempre fiz ao longo de 40 anos de vida pública. Sempre fui verdadeiro e comprometido com Santa Maria, nunca fui um ator, e seguirei assim: cuidando de toda a cidade, do centro aos distritos; falando a verdade e sendo honesto com a realidade que vivemos; implementando projetos possíveis, reais e de interesse da comunidade; e, principalmente, sendo um amigo de Santa Maria.

Eu trabalharei, todos os dias, para que Santa Maria tenha recursos e atraia investimentos, tornando a cidade um verdadeiro polo no centro do Estado. Se eu e Dr. Francisco formos eleitos, vamos construir uma Santa Maria próspera e desenvolvida, trabalhando em quatro eixos: Cidade Digital, Dignidade Humana, Zeladoria e Crescimento Econômico.

Implementarei projetos como a Lei de Liberdade Econômica e o Obra Legal, que vão desburocratizar o Executivo e garantir o licenciamento automático de obras de baixo impacto para a coletividade, respectivamente. Também vamos viabilizar a instalação de uma Escola Cívico-Militar no município.

Durante todos os dias, cuidarei da saúde da população, mantendo os protocolos de combate à Covid-19. Implementarei a gestão plena da saúde, e ampliarei as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), o que possibilitará abrir quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) até as 22h.

Reafirmo à população que, ao longo de quatro décadas, as portas dos meus gabinetes sempre estiveram abertas. Se eu for eleito, asseguro que elas seguirão da mesma forma, e, então como prefeito, estarei de braços abertos para receber os nossos cidadãos. Juntos levaremos Santa Maria ao protagonismo que a cidade quer e merece ter."

LUCIANO GUERRA (PT)
" (...) asseguro, de antemão, que não mudarei meu jeito de agir, marcado pela simplicidade, mas também pela inquietude e pela determinação. E ao projetar a futura gestão, não venderei ilusões. Viveremos uma realidade dura em 2021, pois a tendência é que a crise social se agrave. Mas com trabalho e união será possível superar os muitos desafios, a começar pela Covid-19. A crise do coronavírus, aliás, será enfrentada antes mesmo da posse, pois entendemos que essa mobilização - que inclui a viabilização da vacina e a organização do calendário escolar - deve ser tratada no dia posterior ao término da eleição.

Se eu for prefeito, a cidade terá projetos nos mais distintos setores, como na cultura, educação, inclusão, segurança, diversidade e meio ambiente, entre outros. E atacaremos com firmeza os "pesadelos" que mais atormentam o cidadão hoje, como os buracos, a burocracia e a falta de oportunidades, especialmente para a juventude. E é no sentido de avançar para além dos discursos que assumo o compromisso de cortar metade do salário do prefeito e metade dos gastos com cargos de confiança. Não farei isso para ganhar manchetes. O foco é claro: com o recurso gerado por essas medidas, que durarão até o fim da pandemia, vou criar um Fundo Garantidor para conceder e ampliar o crédito a micro e pequenos empreendedores que se comprometam em gerar postos de trabalho. Isso é uma atitude viável contra o desemprego e o empobrecimento de parte significativa da população, que, na virada deste ano, não contará mais com o auxílio emergencial.

Deixo aqui um convite: se eu for eleito, você, santa-mariense, será convidado a estar conosco na prefeitura para ajudar a construir a mudança. Não somos donos da verdade. Acreditamos na força do coletivo, da participação e do diálogo."

EVANDRO BEHR (CIDADANIA)
" (...) para colocar Santa Maria na rota do desenvolvimento, investiremos no fluxo viário, não mediremos esforços para a construção de um novo aeroporto de carga e passageiros e criaremos a Região Metropolitana do Coração do Rio Grande, abraçando nossas cidades irmãs. Possuímos propostas concretas que nos levarão a este objetivo. Como plano para superarmos juntos a crise da Covid-19, garantimos com os recursos dos Royalties do petróleo o direito à vacinação aos que não têm condições socioeconômicas. Construiremos dois novos PAs - nas zonas Leste e Oeste e, desde o primeiro dia, apoiaremos a recuperação do CNPJ local por meio da desburocratização, da facilitação dos processos internos da prefeitura, tornando o governo um facilitador e não um sócio ganancioso e indesejado. Como o desenvolvimento não faz sentido sem qualidade de vida, construiremos o Cinturão Verde - dando mais estradas e assistência técnica ao produtor. Iremos revitalizar nossas áreas verdes (dos bairros e do centro), atualizaremos a Lei de Resíduos Sólidos e criaremos uma nova alameda cultural na Avenida Rio Branco. E, para garantir este desenvolvimento, expandiremos o cercamento eletrônico aos distritos e investiremos em uma rede de proteção à mulher vítima da violência. Seremos, enfim, um governo de realizações. Um governo que declara guerra aos nossos problemas e que combate a política profissional com propostas."

MARCELO BISOGNO (PDT)
" (...) vamos trabalhar os quatro anos na prefeitura. Todos os dias. Assim como trabalhei quando fui secretário de Mobilidade Urbana. Sempre estive presente, ouvindo a população, convivendo com os trabalhadores, falando com a comunidade. Quero ser um prefeito que possa estar sempre ao lado da população, cuidando de Santa Maria, cuidando das pessoas, das comunidades. Vamos fazer as grandes transformações que a cidade precisa. Juntamente com o Fabiano Pereira, vamos iniciar uma nova era, uma nova maneira de cuidar da população de Santa Maria. De cuidarmos melhor das nossas empresas, da educação, da saúde, da segurança pública, do meio ambiente, do bem-estar animal, do desenvolvimento econômico.... Vamos enfrentar o desemprego. Esse é um importante desafio. Com responsabilidade. Nossa campanha não tem promessas. Estamos com os pés no chão, teremos um pós-pandemia, uma crise muito profunda, mas estamos preparados. Temos experiência, já passamos por vários espaços públicos, onde eu e Fabiano fomos aprovados pelas urnas e mostramos a nossa capacidade de gestão, de bons gestores, com competência, agilidade, seriedade e com resultados para a população. Vamos realmente iniciar uma nova era em Santa Maria, a partir de janeiro do próximo ano, trabalhando os quatro anos, dia e noite, para melhorarmos e transformarmos a nossa amada Santa Maria."

JORGE POZZOBOM (PSDB)
" (...) vamos dar continuidade ao projeto de transformação da nossa Santa Maria, que começou em 2017 e já trouxe resultados concretos e positivos para o município. Concluiremos as ações e os projetos que estão sendo desenvolvidos, e terei a oportunidade, junto do meu vice, Rodrigo Decimo, de implantar novas ideias para o crescimento da cidade. Mas, sem perder o foco no combate à pandemia, que tem 94% dos casos de Covid-19 curados na cidade, e na retomada econômica, porque sabemos qual é o caminho seguro a ser trilhado.

Temos ações concretas no presente e projetos sólidos para um futuro próximo. Contratamos 508 professores, atuamos para a abertura de leitos no Hospital Regional, vamos ampliar o atendimento da Central Local do Samu de 12 para 24 horas, construir cinco Unidades Básicas de Saúde e entregar mais cinco creches, além das duas que já estão prontas e em uso pela comunidade. Santa Maria precisa e merece seguir em frente. Não pode parar nem retroceder.

Trabalhamos com esforço e planejamento. Atuamos na captação de recursos e na liberação de valores que estavam praticamente perdidos. O resultado foi o resgate de mais de R$ 50 milhões, investidos em projetos que farão a diferença na vida dos santa-marienses, como a construção da Perimetral Dom Ivo Lorscheiter, parada há quase 10 anos, as creches cujas obras estavam abandonadas e as unidades de saúde.

Temos projetos para o futuro, como a ampliação do Aeroporto Municipal e as tratativas para trazer a Escola de Sargentos das Armas, e iniciativas para impulsionar o desenvolvimento do município. Trabalhamos com seriedade e responsabilidade, mas precisamos ir além. Nosso compromisso será concluir as ações que estão sendo realizadas e executar o que planejamos para o futuro, para que Santa Maria siga em frente."




fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190