lembro, logo existe

Começa nesta terça-feira o 14º Santa Maria Vídeo e Cinema

Programação inicia com debate com o homenageado nacional, Glênio Póvoas, junto com convidado especial Jorge Furtado

18.297

Foto: Marcelo Oliveira (Diário)
Marilice Daronco é a homenageada local desta edição

A partir das 19h de hoje, um dos eventos mais esperados pelos apaixonados por cinema começa no coração do Rio Grande: o 14º Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC). Neste ano, o tema da edição é Memória, e a programação segue até o próximo sábado com debates em formato virtual.

- Desde a metade dos anos 2000 já fizemos atividades híbridas, promovendo palestras e oficinas que a convidada ou o convidado estavam em outra cidade e entravam pelo online, portanto já temos essa experiência. Só que neste ano, a diferença é que ele ele será só virtual. Sabemos que o SMVC tem por sua característica maior a Praça Saldanha Marinho, mas a gente estruturou o festival que, de tal forma, mesmo sendo online, as pessoas tenham esse pertencimento, a pluralidade, por isso mesmo abrimos todas as obras para serem assistidas há uma semana. O público está engajado, está tendo uma grande busca por assistir. Estamos tratando no online, da mesma forma que a gente trata ele de forma presencial, ou seja, democratizando de todas as formas o acesso do público ao SMVC - comenta Luiz Alberto Cassol, coordenador artístico e um dos curadores do festival.

A abertura oficial, nesta terça-feira, tem homenagem e debate com Glênio Póvoas, que recebe o Troféu Vento Norte como homenageado nacional deste ano. Ele escreveu roteiros, dirigiu filmes, se tornou professor, mestre e doutor e hoje é um dos pesquisadores mais respeitados no Brasil, além de ser um dos incentivadores do SMVC desde a primeira edição. O primeiro dia também vai contar com um convidado especial: o cineasta Jorge Furtado.

:: VOTE NO PRÊMIO DIÁRIO DE SANTA MARIA

Na quarta-feira, a noite será dedicada a debater os mais de 50 filmes selecionados para as mostras nacionais e locais com os curadores do SMVC, junto com o convidado especial Zeca Brito, diretor do Instituto Estadual de Cinema (Iecine).

A programação da quinta-feira terá debate com a cineasta e jornalista Camila de Moraes, diretora convidada do SMVC, junto com o ator Sirmar Antunes. Ela é diretora do aclamado O Caso do Homem Errado, de 2017, que esteve na lista de filmes pré-selecionados para concorrer ao Oscar 2019 na categoria Melhor Filme Estrangeiro - ele pode ser assistido de forma gratuita durante o festival pelo site www.looke.com.br/filmes/o-caso-do-homem-errado. Isso a tornou a segunda mulher negra no Brasil a entrar no circuito comercial das salas de cinema com um longa-metragem. Camila é ainda idealizadora do Festival Cinema Negro em Ação.

Na sexta-feira, as atividades começam às 18h, com exibição de um curta-metragem de Marilice Daronco, homenageada de Santa Maria e Região deste ano. Na sequência, às 19h, Marilice recebe a homenagem e debate sobre sua trajetória e o acervo da Fundação Eny. Marilice se dedica na busca de filmes raros, documentos, fotos e reportagens sobre suas produções, junto com o trabalho de preservação dos mesmos. Ela dirigiu os documentários Esconderijos da Memória (2003) e Fragmentos no Tempo (2017), e lançou os livros O Nosso Cinema Era Super (2014) e Milímetros da História (2020).

O encerramento, na noite de sábado, vai divulgar os filmes premiados na Mostra Fundação Eny de Curtas-Metragens Brasileiros da Mostra Sinprosm de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região. Além dos prêmios concedidos pelo júri técnico - os jurados da mostra nacional são Domício Grillo, Enéias Tavares, Gerson Rios Leme, Maurício Canterle, Michele Silveira, Mônica Kanitz, Solange Souza Lima de Moraes; e da mostra local são Manuela do Monte, Paula Souza, Rafa Sieg - os filmes de Santa Maria e região que concorrem na Mostra Sinprosm também podem receber o Prêmio Diário de Santa Maria. Ele será concedido por júri popular em uma votação no site do jornal, que vai estar disponível das 8h terça até as 18h de sexta-feira.

Prefeitura divulga resultado das eleições para o Conselho Municipal de Política Cultural

Os curtas ainda podem ser contemplados com o Prêmio Clayton Coelho de Direitos Humanos, o Troféu Cineclube Lanterninha Aurélio, outorgado pela Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma), o Troféu Rede Sina, entregue ao melhor curta com temática social pelo site Rede Sina, e o Prêmio Jornalista Luiz Roese, sobre justiça, juventude e prevenção, concedido pela Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

COMO ASSISTIR?
Neste ano, são 40 curtas nacionais, que participam da Mostra Fundação Eny de Curtas-Metragens Brasileiros, e 16 produções locais que vão concorrer ao Troféu Vento Norte da Mostra Sinprosm. Eles estão disponíveis desde a noite da última quarta-feira no site www.smvc.com.br e podem ser assistidos de forma gratuita até as 23h59min do dia 17. O público também já pode votar, pelo site do festival, no filme preferido em ambas as mostras - votação popular que vai conceder um Troféu Vento Norte na mostra nacional e outra na local.

Já a programação com os debates online será transmitido ao vivo pelo Facebook e Youtube do SMVC, às 19h de terça a quinta, às 18h na sexta e às 20h no sábado.

O 14° SMVC é um projeto selecionado no edital 004/2020 - Produção Artística e Cultural de Santa Maria, realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020 - Lei Aldir Blanc.

PROGRAMAÇÃO

  • Terça-feira, às 19h _ Abertura oficial, homenagem a Glênio Póvoas e debate com o homenageado. Convidado especial: Jorge Furtado
  • Quarta-feira, às 19h _ Início oficial das mostras competitivas e debate com a curadoria do festival e convidado especial Zeca Brito
  • Quinta-feira, às 19h _ Debate com a diretora convidada Camila de Moraes. Convidado especial: Sirmar Antunes
  • Sexta-feira, às 18h _ Exibição de curta-metragem da homenageada de Santa Maria e Região. Na sequência, às 19h, homenagem a Marilice Daronco e debate com a homenageada
  • Sábado, às 20h _ Divulgação dos premiados e encerramento


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190