contatos Assine
vida e saúde

Qual o propósito da maternidade?

09 Julho 2018 16:00:00

Colunista Ticiana Fontana fala sobre os desafios de ser mãe


No mundo corporativo, ter um propósito é fundamental para o sucesso do negócio. Ou seja, dar um significado maior à existência da empresa. Um conceito que está além do superficial. Por exemplo, se produzo um creme dental, o propósito dele não é apenas deixar os dentes limpos, mas promover o sorriso mais bonito do mundo. E isso terá uma série de efeitos positivos para o dono do sorriso, que, sem dúvida, terá uma autoestima elevada e melhorará a vida dele. Ainda no mundo corporativo, duas perguntas básicas devem ser respondidas para encontrar o propósito: qual a razão da existência de sua empresa? Por que você acorda todos os dias para trabalhar? A resposta para ter significado não deve ser baseada apenas num sentido financeiro, mas num sentimento agradável, que transmita o propósito de uma forma clara, de fácil compreensão e deve vir do coração e não da mente. Quanto mais inspirador, melhor.

Como são as famílias hoje?

É uma entrega diferenciada ao cliente e como contribuir para fazer um mundo melhor. Nesse sentido, o gestor deve ter um perfil motivador, juntar as pessoas, dar autonomia e descentralizar para obter como resposta ideias criativas e inovadoras, que saia da "caixa". O propósito de um novo negócio, por exemplo, está em fazer algo que possa melhorar a sociedade em que estamos inseridos, em novas soluções para problemas antigos. Nesse mundo tecnológico, deve ser algo que interesse quem tem hoje 15 anos. Por isso, o propósito deve ser algo grandioso e empolgante.  

No dicionário, que acesso via "dr. google" ou toco naquele livro em desuso guardado lá no armário, propósito pode ser definido como aquilo que se pretende alcançar, intuito, finalidade, alvo, aplicação, e por ai vai. Tenho refletido muito sobre o meu propósito de vida e sempre relacionando esse conceito com a vida familiar, do meu pequeno núcleo familiar. É algo muito maior que um mero objetivo. Para isso, venho implantando uma série de mudanças na minha vida profissional e pessoal. 


Foto: Pixabay

E qual o propósito da maternidade? Li algo que ressignificou o meu propósito da maternidade. A frase afirmava que o sentido da laranjeira existir era produzir laranjas e do ser humano é gerar amor, um fruto que se manifesta de diferentes maneiras.

Confesso que meu propósito é tão grandioso e não é fácil de seguir em sua plenitude. O meu propósito é criar pessoas melhores. E, sim, meus filhos já são bem melhores que eu - no sentido amplo da palavra "melhor". Reconheço que não tenho toda a sabedoria e conhecimento sobre paternidade, maternidade, crianças que gostaria de ter. Mas, sigo minha intuição e fé, sei sobre a importância da minha presença para meus filhos. Busco ser uma especialista neles. Sei que esperam a minha aprovação para tudo. Teremos momentos conturbados à frente. 

Fazer ou não fazer parte do grupo de Whats da escola de seu filho? Eis a questão

Sou uma mãe com um propósito grandioso de maternidade, mas admito também ser cheia de falhas. Muitas vezes, ao invés de respirar e me reequilibrar, fico irritada com eles e os agrido com gestos e palavras que podem causar dores mais fortes que as advindas de uma agressão física. O dia a dia ou a falta de percepção própria da minha conduta e realidade, em alguns momentos, me impedem de ser ser tão carinhosa e espirituosa quanto gostaria.   

Mas a vida é assim, a gente cai e levanta, e segue nosso caminho, aquele grandioso, lembram que estamos seguindo como propósito da maternidade? Estou disposta a seguir meu propósito de ser a melhor mãe do mundo. De dar o meu maior fruto: o amor, para criar filhos melhores - preparados para o mundo real, baseados em sentimento de amor e nos valores que acredito, alicerçados em princípios éticos em todas as relações. 

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249