contatos Assine
vida e saúde

Nutrição funcional ganhando cada vez mais adeptos

02 Julho 2018 15:30:00

Convidada da coluna de hoje, a nutricionista Luciana Cazorla, fala sobre os alimentos considerados funcionais

Meus queridos e queridas, hoje trouxe uma convidada especial da área da Nutrição Clínica. Luciana Cazorla, que é de uma nova geração de profissionais que estão despontando no mercado de trabalho. Sigo o seu perfil nas redes sociais, pois gosto da coerência entre o seu falar e o seu fazer, e das orientações alimentares com alimentos baseados na batata doce e na aveia, que eu adoro.

NUTRIÇÃO FUNCIONAL

A nutrição funcional consiste na interação entre todos os sistemas do corpo, incluindo as relações que existem entre o funcionamento físico e os aspectos psicológicos, tratando cada pessoa como um ser único, afinal somos todos diferentes e assim é também a nossa alimentação.

A proposta da nutrição funcional é baseada em uma alimentação anti-inflamatória, pois quando o nosso corpo está inflamado, temos dificuldades de perder peso, o intestino não funciona, aumenta o colesterol, aumenta o estresse e por ai vai. Os alimentos funcionais oferecem benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas.

Amor: o que as mulheres pensam e sentem

Além do consumo direto de alimentos funcionais como frutas, cereais integrais, hortaliças e peixes, há opção da compra e preparos de alimentos enriquecidos. 

Existem inúmeros alimentos funcionais e entre eles está a aveia, que é um dos mais conhecidos no mundo. A aveia se destaca por apresentar altos teores protéicos, além disso é rica em fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino.

Temos também as linhaças dourada e marrom, ricas em fibras e ômega 3. Esses alimentos possuem diversos benefícios para a saúde como redução do LDL, o colesterol ruim, e possuem um papel significativo na proteção contra o câncer de mama, de próstata, de cólon e de outros tipos de câncer.

A maca peruana e a chia são alimentos considerados funcionais porque possuem bioativos que agem visando corrigir distúrbios metabólicos e reduzir a ocorrência de doenças crônicas degenerativas, além de promover a manutenção e bom funcionamento do organismo.

Televisão: amiga ou inimiga?

Os alimentos funcionais estão mais perto do que imaginamos, alguns deles certamente já devem fazer parte da sua alimentação, assim como o tomate, a soja, a maçã, a cebola branca ou roxa, as castanhas do pará ou cajú, amêndoas, canela em pó, entre ouros. Agora, que você já descobriu alguns alimentos funcionais e seus benefícios, aos poucos pode começar a utilizá-los no seu cardápio e na sua vida.

Se eu pudesse dar um conselho sobre o que observo no consultório e sobre a nutrição seria: corpo são, mente sã. Acredito que a nutrição me proporcionou compreender que o nosso corpo precisa estar equilibrado, para funcionar com qualidade.

Não existem milagres, não existem dietas milagrosas, não existe gastar muita grana para poder perder peso, o que realmente vai fazer você conseguir resultados e começar a entender o seu corpo, se define em uma palavra: MUDANÇA.

O rosto e a atualidade

Refiro à mudança porque é ela que vai trazer sentindo para a sua nova alimentação. É preciso aprender o que é excesso. Isso leva tempo e autoconhecimento. Na situação em que algumas pessoas se encontram é necessário ficar longe de alguns alimentos para melhorar a saúde e aprender a dominar seu autocontrole. Mas isso não dever ser eterno. Comece a prestar atenção nos seus atos e questione suas atitudes alimentares e o porque das suas escolhas. Passe a analisar quantas vezes você se alimenta bem e quantas vezes você exagera. Ter essa noção é aprender com os erros e pontuar os acertos. Irá chegar um dia em que você vai olhar para as suas mudanças e vai lembrar do quanto você achou que seria impossível mudar.

Luciana Cazorla, Nutricionista Clínica CRN 9345

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249