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vida e saúde

Meninas: não fujam do treino de membros superiores

08 Outubro 2018 12:20:00

Colunista Michel Silva fala sobre a importância de trabalharmos esses músculos


Hoje falaremos sobre uma questão que é quase senso comum, mas que na prática não se sustenta: o temor das mulheres ficarem masculinizadas ao treinar membros superiores.

Vamos entender porque não é bom para vocês pular o treino de braços e tronco, ou mesmo pedirem que seus professores simplesmente não lhes prescrevam porque não irão fazer.

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As justificativas são sempre as mesmas. "Tenho facilidade em ganhar massa muscular nos ombros/braços/costas e não quero ficar musculosa". Porém, precisamos entender que a mulher, de forma natural, não tem como gerar níveis de hipertrofia significativos ao ponto de, em pouco tempo, transformarem seus corpos dessa forma, uma vez que a quantidade do hormônio testosterona (maior responsável pelo crescimento muscular) é consideravelmente menor nas mulheres, principalmente nos membros superiores.


Foto: Pixabay

Porém, uma musculatura de tronco e membros superiores bem trabalhada tem diversas implicações positivas na saúde de forma geral, além de turbinar o seu treino de membros inferiores. Vamos entender o porquê?

Além de enrijecer e tonificar a musculatura, o treino para membros superiores também previne ou atenua problemas posturais. Um corpo treinado apenas da cintura para baixo, além de desarmônico esteticamente, pode gerar problemas de alinhamento e postura.

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Pensemos juntos: Você já sabe que precisa agachar pesado para gerar hipertrofia nos músculos dos membros inferiores. A barra do agachamento é apoiada sobre os seus ombros e trapézio. Colocar mais peso na barra vai exigir não somente força nessa região, como boa mobilidade articular para acomodar a barra. Além disso, exercícios de puxar (Stiff ou Levantamento Terra) exigem força de preensão manual (a "pegada", para os mais íntimos), sem ela, o praticante precisa interromper o exercício por falta de força na mão enquanto o músculo alvo ainda aguentaria mais repetições.

Importante lembrar também que estabilizar esses movimentos exige muito da musculatura abdominal, dorsal e lombar, e essa estabilidade só vai ser gerada através de músculos fortes.

Concluindo: podem pegar pesado sem medo, os benefícios são garantidos. 

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