contatos Assine
vida e saúde

Excesso de informação e promessa de milagres: como filtrar o que serve para você?

19 Março 2018 10:35:00


Um conceito já bastante conhecido e difundido atualmente é a máxima de que "excesso de informação gera desinformação". Como assim?, perguntaria o mais apressado, uma vez que a afirmação soa, em primeira análise, contraditória.

O que acontece é que hoje, com a popularização da internet, as informações, além de rasas, estão se tornando mais rápidas, de forma a suprir uma necessidade constante por atualizações sem que haja um filtro de relevância. E isso, obviamente não seria diferente no mundo fitness, englobando o conteúdo relativo a esporte e à saúde. É muito fácil embarcar numa espiral de informações intermináveis, e quando você se dá conta, sua cabeça já está confusa antes mesmo de chegar até a academia ou preparar sua primeira refeição saudável.

Mas como fazer para filtrar as informações que lhe serão úteis e descartar o excedente?

Em primeiro lugar, lembre-se que qualquer exercício ou dieta vendidos como oitava maravilha do mundo, provavelmente não o é. O que acontece é que o ser humano é, infelizmente, imediatista por natureza. E nos tempos atuais, mais ainda, influenciado por celebridades-vendedoras bombardeando nossas redes sociais. Guiados, inconscientemente ou não, pela promessa de resultados rápidos, somos presa fácil da propaganda ilusória de produtos (assessórios, aparelhos, suplementação, etc...) ou modalidades novas e revolucionárias (o engraçado é que elas vêm e vão, e o básico continua aí... mas isso daria outro texto). Por mais que, após uma breve reflexão, fique claro que não pode ser tão fácil assim, ainda assim, há uma pequena voz lá dentro dizendo-lhe para arriscar e comprar...ignore-a.

Esqueça a internet por um momento. É virtualmente impossível encontrar o plano perfeito para as suas necessidades através de uma tela por onde alguém parece estar falando diretamente com você (e alguns até são muito habilidosos nisso), mas, no fim das contas, não está. No mais, se alguém tem tempo de postar "conteúdo" diário sobre treinamento, desconfie. Grandes treinadores estão muito ocupados treinando pessoas. Com certeza você ou alguém do seu convívio tem contato com algum treinador local que poderá lançar uma luz sobre alguns dos seus questionamentos. E um profissional realmente dedicado à sua área não irá se negar a tirar algumas dúvidas. 

Posteriormente, entenda que é ilusório procurar "a melhor" modalidade para se praticar, pois se ela existisse, todos a estariam praticando. Ao invés disso, pense na melhor modalidade PARA VOCÊ, para as suas necessidades, objetivos, condição atual de saúde, e principalmente, para o seu gosto pessoal. Sim, afinidade com a modalidade é importantíssimo para a manutenção da prática no longo prazo. Você pode considerar loucura carregar uma barra com pesos, equilibrar sobre os ombros e agachar repetidamente até sentir-se tonto. E tudo bem, talvez até seja loucura, mas eu gosto. Só que o que serve para mim pode não servir para você. Gaste um tempinho descobrindo o que lhe motivaria naturalmente (sem precisar apelar para frases motivacionais manjadas e rasas...por favor) e terá a garantia de não abandonar tudo na primeira dificuldade.

Bons treinos a todos e até o próximo mês.

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249