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final de ano

E agora? Comi demais

10 Dezembro 2018 11:16:00

Colunista dá dicas práticas para antes, durante e depois das festas de final de ano


Antes, após e durante as festas de final de ano, formaturas e outros encontros maravilhosos que fazem parte de nossa vida social sempre ficam algumas interrogações. Como fazer para que os excessos alimentares e de bebidas não pesem tanto no nosso corpo e na nossa consciência? 

Vamos a questões práticas para antes, durante e depois das festas:

Antes dos eventosFotos: Pixaby 

1) Sempre que for a um evento evite estômago vazio;
2) No dia da festa, esteja muito bem hidratado;
3) Frutas verduras e legumes é uma boa pedida antes do evento;
4) Antes de qualquer bebida alcoólica e junto, muita água ou água de coco;
5) A falta de hidratação fará com que você coma mais açúcar e gorduras;
6) O consumo de alguns vegetais crus antes da festa mantem uma "certa" saciedade.

Durante eventos

1) Comer na mesma medida que se come no dia a dia;

2) Se houver, começar pelos vegetais, legumes e verduras;
3) Na ausência dos vegetais, iniciar pela proteína presente, e carboidratos posteriormente;
4) O segundo prato não terá gosto diferente do primeiro;
5) Comedimento nas porções, somos seres socialmente educados;
6) Conversar, rir, trocar ideias, alegrias, lembranças, demonstrar carinho e apreço a todos faz toda diferença à mesa;
7) Agradecer a bela refeição, muito mais admirando do que comendo;
8) Evitar excesso de bebidas alcoólicas à refeição;
9) Se não for hábito o consumo de um alimento, não há necessidade de demonstrar abertamente, seja discreto e coma o que lhe der satisfação;
10) Mastigue muito, sorria mais ainda!
11) Sobremesas delícias e compensações, degustar, lembrar que a segunda colherada também não terá gosto diferente da primeira, o sabor é na boca.
12) Coma com consciência sempre, e a vida será sempre uma festa.

Após eventos

1) Bebe muito mais água ainda;

2) Alimentos leves, frutas da época, vegetais frescos e ou no vapor;
3) Carnes brancas em pequena quantidade, no máximo 50% do consumo habitual;
4) Até quatro refeições ao dia;
5) Substituir jantar ou desjejum, dependendo de quando foi à festa por uma batida de frutas e verduras ricas em potássio, vitamina C, magnésio- para aumentar a diurese.
6) Evitar bebida alcoólica no dia posterior para recuperação do organismo
7) Consumir alimentos pobres em sal, evitar edema;
8) Fazer coquetel de frutas, fibra, água de coco e folhas verdes, isso melhora digestão, "desincha" e acelera a função intestinal.
9) Água aromatizada para hidratar, com canela, anis estrelado, hortelã, alecrim, manjericão, flores de camomila (secas), fatias de limão, laranja e ou abacaxi.

Bem, pronto para outras festas, e veja, são soluções tão simples e práticas que todos podem seguir, basta estar disposto e pensar na saúde como um bem maior nos 365 dias do ano. 

Bom Natal, um Ano Novo repleto de bons acontecimentos!
Saúde a todos!

Agradeço ao Diário pela divulgação, por meio dessa coluna sobre alimentação saudável na promoção de saúde, assim como aos queridos leitores, e faço votos de muitas alegrias hoje e sempre!

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