vida e saúde

Desjejum, uma refeição essencial para o bom desempenho cognitivo!

Colunista Tereza Blasi questiona se você faz seu desjejum e/ou café da manhã


No Brasil café da manhã é o termo mais usado para denominar a refeição da manhã, outro termo também adequado é desjejum (desjejuar), sim porque se você está em jejum a refeição é o "desjejum".

Em outros países o termo é diferente: breakfast, na língua inglesa, petit dejeuner, França, pequeno almoço para os portugueses, desayuno em espanhol e seguem outros termos cujo sentido e a razão são os mesmos.

O desjejum é a refeição que determina o inicio de um dia com seus os processos fisiológico e metabólico relacionados à alimentação, assim como a nutrição é fator intrínseco que acontece nesse ato, pois o organismo recebe nutrientes para suas reservas de energia corporal e mental.

Respondendo a muitos questionamentos sobre esse ato de se alimentar ao amanhecer, ouvem-se muitas falácias, definições errôneas, mas a pergunta é: fazer ou não fazer?

Quando ficamos a noite toda sem se alimentar nossas reservas energéticas reduzem, portanto, precisaremos repor isso é logicamente, correto, uma questão de sobrevivência diria, de bem estar, de energia, de poupar músculos, de melhorar nossa capacidade de reação aos estímulos externos, e, principalmente, a intensificar e manter a capacidade cognitiva, essencial para qualquer atividade de vida diária, do adulto e principalmente das crianças e adolescentes que passam pelo processo de aprendizagem.

Foto: Folhapress

Francisco Daroda acadêmico do curso de Nutrição da Universidade Franciscana, que realizou recentemente estágio em alimentação escolar, orientado pela professora Cristiana Basso, refere a importância desta refeição, reforça a relevância do desjejum das crianças e ou adolescentes.

"A frequência do desjejum é caracterizada por ser inversamente proporcional à idade no período que antecede a fase adulta". Sabe-se que conforme as crianças crescem tendem a comer cada vez menos o café da manhã. "

"O ser humano tende a regular a fome conforme a necessidade energética. A má qualidade nutricional, por exemplo, pode levar a decréscimos cognitivos por ambos os mecanismos, visto que o cálcio, por exemplo, é essencial para o funcionamento do organismo como um todo, também por ter uma alimentação pobre em fibras dietéticas o mau funcionamento intestinal pode ser associado ao desenvolvimento de transtornos neurológicos."

"Para nossos jovens que enfrentam diariamente a rotina de estudos, além dos extensivos exames admissionais nas universidades um bom café da manhã pode ser o diferencial básico em seus desempenhos."

Justifica-se em outros estudos já realizados que fazer o desjejum, e ou "café da manhã" independente da idade, é essencial e necessário.

Sugestão para um ótimo desjejum.

  • Água para hidratar
  • Leite e, ou derivados.
  • Pão, integral, ou branco, evitar os produtos industrializados, e para passar no pão, azeite de oliva, e ou iogurte natural 1 C/S.
  • Frutas, 1 unidade pequena
  • Cereal, aveia em flocos, quinua, ou amaranto flocados.

OBS: Um ovo cozido, ideal 3 a 4 vezes por semana.

Uma refeição com esses alimentos será suficiente para um aporte calórico e nutricional conforme necessidade, com fibras para o bom funcionamento intestinal e, sem sombra de dúvidas, a atenção e concentração com aumento da capacidade cognitiva, e no aprendizado diário, mudando por consequência um futuro mais promissor com disposição física, emagrecimento se necessário.

Procure um nutricionista para recomendações nutricionais especificas em cada caso, e também para que ele auxilie em algumas estratégias, principalmente relacionadas ao consumo alimentar infantil e ou de adolescentes.


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190