contatos Assine
vida e saúde

Comportamento alimentar, reflexões necessárias!

07 Janeiro 2019 10:31:00

Colunista Tereza Cristina fala sobre fatores relacionados às preferências alimentares

Tereza Cristina


Por que comemos, e o que nos induz a comer mais, ou menos?

Nosso comportamento quase sempre nos induz a uma alimentação excessiva seja ela adequada ou não...

Essa coluna tem a participação da Nutricionista recém-formada Samira Felix que defendeu seu trabalho de final de graduação (TFG) com muito brilho, abordando o tema "Comportamento Alimentar" nesse trabalho Samira descreve alguns fatores importantes sobre o tema em questão!


Foto: Pixabay

"O termo "comportamento" é definido como: a maneira de se comportar ou de se conduzir; condutas; procedimentos; conjunto de ações observáveis de um indivíduo". Pode ser entendido, também, como um conjunto de reações do indivíduo diante das interações do meio onde se está envolvido sob determinadas circunstâncias.

O comportamento alimentar trata-se de algo muito complexo, pois comer é um ato social que vai para além das necessidades básicas de alimentação, indispensável ao desenvolvimento dos valores vitais, comum a todo ser humano, além de estar associado com as relações sociais, às escolhas inseridas em cada indivíduo através de gerações e às sensações proporcionadas pelos sentidos. No momento da alimentação o indivíduo busca atender suas necessidades fisiológicas e hedônicas (prazerosas).

Jamais definido a partir do indivíduo como algo único, mas sim a partir de suas relações com o meio. Sendo assim, para uma melhor compreensão é necessário conhecer os fatores que refletem e determinam as escolhas alimentares.

E agora? Comi demais

Fatores que influenciam o comportamento: Os fatores sociais, influências socioculturais, pressões da mídia e a busca incessante pelas realizações associadas à felicidade estão entre as causas das alterações do comportamento alimentar, gerando insatisfação em especial para indivíduos do sexo feminino, além disso, as modificações na estrutura familiar e os paradigmas dos ciclos de vida aliados à publicidade e ao cenário econômico mostram que é necessário um olhar voltado ao comportamento;

A estrutura familiar, antropologia, filosofia, mídia, cultura, sociedade e ciclos de vida, influenciam diretamente o comportamento alimentar, visto que, as práticas alimentares estão relacionadas com a trajetória pessoal na família, pois as influências que determinam o comportamento alimentar de um indivíduo não ocorre somente no jovem ou no adulto, iniciam na infância, quando a alimentação da criança passa a ser igual a da família, sendo estimulada pela cultura na qual está inserido.

As preferências alimentares podem ser construídas de acordo com a sociedade, cultura, crenças e religião de cada povo, sendo assim para um melhor entendimento do comportamento alimentar dos indivíduos é necessário conhecer um pouco e considerar os diferentes usos e costumes socioculturais.

Comprando equipamentos para treinar em casa

Infância: Discute-se a possibilidade de que já no útero os bebes "experimentem" por meio do líquido amniótico, sabores diversos vindo da alimentação materna, que poderiam influenciar suas preferências alimentares no futuro. O início da relação com a comida se dá pelo aleitamento materno ou uso de fórmulas infantis.

A alimentação durante a infância, ao mesmo tempo em que é importante para o crescimento e desenvolvimento, pode também representar um dos principais fatores de prevenção de algumas doenças na fase adulta.

Adolescência: A alimentação do adolescente é influenciada não apenas pelos hábitos familiares, mas também pela interação social (escola, amigos) e pelas particularidades desse estágio de vida, no qual a imagem corporal e a influência da mídia tem papel preponderante nas escolhas alimentares.

Idoso: O envelhecimento precisa ser entendido em sua dimensão biopsicossocial, e nesse contexto o conhecimento das práticas alimentares e de suas respectivas teias de relações é de extrema importância. A abordagem dos aspectos envolvidos com o comportamento alimentar permite a compreensão da multidimensionalidade da alimentação humana, colaborando para a promoção da saúde e qualidade de vida dos indivíduos."

"A recomendação é sempre priorizar na alimentação o consumo de alimentos naturais e evitar o consumo de alimentos industrializados, na dúvida procure um atendimento nutricional, " ressalta, Samira.

Acredito que esses fatores sempre devem ser considerados quando a alimentação adquire um descontrole, em excesso ou redução de uma alimentação adequada e saudável.

Grata Samira Felix, pelo belo tema enviado, e acredito ser de grande valor educativo e elucidativo, basta uma boa leitura e reflexões num bom nível de diálogo em qualquer momento da vida!

Bom ano a todos!

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249