contatos Assine
vida e saúde

Como higienizar os alimentos de forma adequada

23 Abril 2018 13:02:00

Colunista traz dicas para se prevenir contra a toxoplasmose

Higienização segura e permanente com um cozimento adequado é a base para uma vida saudável, prevenção sempre!

Os alimentos que ingerimos diariamente devem necessariamente passar por um processo de higienização independente de sua origem, situação de contaminação, endemia, e/ ou surto.

Diante das notícias sobre a toxoplasmose em Santa Maria recomendam-se cuidados redobrados na higienização e cozimento dos alimentos, principalmente se eles forem consumidos por gestantes, crianças menores de dois anos ou pessoas com imunidade baixa.

A toxoplasmose transmitida por parasitos veiculados também nos alimentos se manifesta através de vários sintomas, como vômitos, diarreia, náuseas, anorexia, entre outros. Por isso o constante cuidado no processo de limpeza e higienização, é necessário.

Qual a quantidade de frutas e verduras que devemos comer diariamente?

Para melhorar a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos a serem consumidos alguns procedimentos básicos no pré-preparo caseiro e cozimento dos alimentos deve ser adotado.

Primeiramente, a higiene pessoal. As mãos, principalmente, devem estar sempre limpas, e todas as vezes que você sair do preparo deve lavar novamente as mãos ao retornar. A área de preparo e todo material que será usado, também devem estar limpos.

Qual a forma correta de ferver e armazenar a água?

No caso do surto de toxoplasma gondhii, alguns alimentos como as carnes e vegetais folhosos necessitam de um processo de higiene e limpeza criterioso.


Foto: Pixabay

Seguem os cuidados para higiene e cozimento:

Carnes em geral 

  • Higienizar com água e detergente líquido as superfícies onde a carne será manipulada.
  • Depois de cortar a carne, higienizar a placa de cortar carne com água e detergente, Se possível deixar a placa em uma concentração de hipoclorito de sódio a 2.0 a 2.5%, com quatro colheres de sopa para 1 litro de água, de 15 a 20 minutos, para depois lavar e deixar secar.
  • Carnes devem ser inspecionadas, ter ótima procedência.
  • Assar ou cozinhar por mais de 20 minutos em temperatura superior a 70ºC. Caso a mesma apresentar uma espessura maior deixar mais tempo em temperatura superior, até ficar bem passada.
  • Para maior segurança, a recomendação é que essa carne, quando não for consumida no dia, fique congelada a menos de 15ºC, por pelo menos três dias.
  • Evitar todo e qualquer tipo de carne mal passada.
  • Quando estiver cozinhando verificar se o líquido que sai não é rosado (mal passado).

Sobre as folhas e outros vegetais: 

  • Limpar sujidades, retirar as folhas estragadas, lavar em água corrente folha por folha, deixar por 15 minutos em solução de hipoclorito 2,0 a 2,5%, (observar no rótulo) e lavar novamente em água corrente. Em seguida, secar em uma centrífuga para vegetais, consumir e/ou guardar na geladeira.
  • Os vegetais que passarão por cocção (cozimento) não necessitam passar pelo hipoclorito de sódio, apenas aqueles que serão consumidos crus
  • É importante, sempre evitar o contato de alimentos crus e cozidos em um mesmo recipiente ou contato antes, durante e após o preparo
  • As temperaturas altas acima de 70º. C servem para manutenção dos alimentos sem que ocorra multiplicação de microrganismos, e as temperaturas abaixo de 10º.C cessam a multiplicação dos mesmos.

A Organização Mundial da Saúde recomenda "Cinco chaves para uma alimentação segura"

  1. Mantenha a higiene.
  2. Separe alimentos crus dos cozidos.
  3. Cozinhe bem os alimentos.
  4. Mantenha os alimentos em temperaturas seguras.
  5. Use água e matérias-primas seguras (Use água potável ou trate-a para que se torne segura).

Quando os cuidados adequados de higiene e cozimento dos alimentos, carnes, vegetais e, principalmente dos folhosos forem seguidos haverá pouca probabilidade de contaminação na ingestão desses alimentos. Higienização permanente e rigorosa é a base para uma alimentação segura e saudável!

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249