vida e saúde

Como evitar obstáculos aos treinos na mudança de estação

Colunista Michel Silva traz dicas para evitarmos resfriados e a desmotivação


A estação para a qual geralmente nos preparamos com mais dedicação - o verão - terminou. Nessa época, é comum os praticantes habituais de atividades físicas que não têm objetivos competitivos darem uma relaxada no andamento dos treinos e da dieta, muitas vezes por falta de orientação profissional para traçar novos objetivos e planejar os treinos e também pela readaptação nem sempre tão fácil às mudanças de temperatura provenientes dessa transição de uma estação para outra.

Especialmente em Santa Maria, onde temos oscilações de temperatura muito bruscas dentro de um curto período e variações entre sol e chuva, os casos de resfriados e gripes tornam-se mais frequentes. E eles costumam ser obstáculos consideráveis no bom andamento de um programa de treinamento físico.

Mas como podemos driblar esses obstáculos e manter os treinos de forma saudável? Vejamos agora algumas medidas bem básicas, porém, geralmente esquecidas pela maioria:

Foto: Pixaby

Aquecimento
Nos dias mais frios é essencial fazer um bom aquecimento antes de qualquer exercício, assim aumentando a temperatura corporal e também lubrificando as articulações. Aparelhos aeróbicos ou mesmo exercícios com o peso do corpo são ótimas formas de aquecer. 

Dica: A sua caminhada até a academia não conta;

Hidratação
Parece um tanto quanto óbvio, porém, muitas pessoas têm bastante dificuldade em ingerir água durante dias frios. A sede simplesmente não vem. O segredo é exatamente não esperar a sede aparecer, pois ela já é um marcador de desidratação. Evite-a, pois o tempo seco e frio é um cenário próprio para irritações nas vias aéreas; 

Agasalho
Geralmente iniciamos o treino agasalhados e à medida que a temperatura corporal aumenta, tiramos o agasalho e esquecemos de colocar ao fim do treino. Erro primário, uma vez que a temperatura externa já está bem inferior a interna, esquecer o agasalho vai propiciar uma queda brusca da temperatura corporal. De preferência, proteger a cabeça e o pescoço, pois mantê-los aquecidos facilitará a circulação do sangue até as extremidades do corpo

Dieta
Nesse momento, é importante um acompanhamento nutricional, uma vez que suas necessidades calóricas e de nutrientes devem ser ajustadas a sua realidade. Lembremos que atividades como a musculação são, essencialmente, catabólicas, ou seja, forçam os limites do metabolismo e necessitam de descanso e alimentação adequados para dar resultado.  

Adoeci. E agora? 
Se mesmo com todos os cuidados, ainda assim uma gripe ou resfriado te pegar (e acontece), o ideal é tratar ele com calma e não se preocupar com treinos durante esse período. Durante o resfriado, o corpo já está lutando contra o vírus para "colocar ordem em casa". É isso o que gera dores, fraqueza e outros sintomas bem desmotivantes. Forçar a barra agora só tende a piorar o seu estado e demorar mais ainda para voltar a treinar normalmente. 

Um bom início de outono a todos (com os cuidados necessários) e até o próximo mês. 


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