vida e saúde

Comer bem e de forma saudável é um ato de amor à vida!

Colunista fala sobre alimentação saudável sem milagres


É o dia-a-dia de uma alimentação adequada que faz a diferença na saúde e peso, e não alimentos e, ou fórmulas "milagrosas"! 

Modas, tendências e, ou "milagres" vindos de dietas, e novidades do momento sempre causam algum impacto. Tantas falácias que se perdem no tempo, mas vejam, todos seguem, e essas mesmas "dietas" em pouco tempo caem em desuso ou deixam de ser efetivas até mesmo reais quando se busca saúde completa pela alimentação. 

Quanto a esclarecer... 

"Alimentos que anunciam milagres não fazem ninguém assumir um novo comportamento alimentar", resume a nutricionista Luciana Lancha. "A pessoa faz tudo errado, leva a mesma rotina estressante de antes, continua sedentária, mas acha que o.k., que tudo vai mudar só porque está comendo chia."... 

Conforme relato da nutricionista Luciana Lancha, descrevo de forma sucinta alguns esclarecimentos em relação à moda atual e, ou passada sobre alguns alimentos "milagreiros": 

1) O chá verde é rico em polifenóis e antioxidantes, e a quantidade que a ser ingerida seria de 4 a 5 xícaras para seu benefício fosse efetivo, o que não seria adequado é claro ao seu belo coração e sua boa noite de sono. 

Fotos: Pixabay

2) Quinoa é um alimento rico em proteínas, possui lisina e metionina igual ao feijão e arroz, por que pagar mais caro por isso? Vamos comer feijão e arroz nossa comida básica é saudável! 

3) Óleo de coco, para conhecimento de todos tem mais de oitenta e dois por cento (82%) de gordura saturada, você quer prejudicar sua função cardíaca? Então continue comendo óleo de coco... Infarto a vista, um pouco de exagero de minha parte... prevenção só se faz com comida boa e saudável.. 

4) Ração Humana. Nós comemos comida e não ração, promessas de misturas sem nenhuma evidência... Mas tem quem ainda defenda essa "ração" desde 2011. 

5) Chia, essa sementinha é rica em potássio, ômega três, e promove saciedade como a aveia já fazia há muito tempo atrás. É mais um grão em nossa vida, apenas mais um. 

6) Suco detox, ah o grande "emagrecedor"! Gente quem faz o processo de detoxificação são nosso fígado e pronto, quando você come frutas, verduras, legumes conforme recomendação, e toma água na medida de sua necessidade é claro que esse processo torna-se naturalmente funcional, bom senso gente! 

7) Goji Berry, que frutinha milagreira heim gente! Origem chinesa, mas sem toda efetividade que se apregoa, mesmo sendo rica em vitamina C você pode trocar por uma boa limonada e ou uma laranja e... "pimba" o mesmo resultado. 

8) Hibisco, o chapa barriga! Vai fazer atividade física e ou exercícios. A função diurética do hibisco dá a sensação de redução de abdômen, e o ácido málico de sua composição tem uma função no fígado, muito a se conhecer e estudar. Cuidado com excessos. 

9) Jejum intermitente, também exige certo discernimento do que meu organismo é capaz de "suportar" sem prejuízos imediatos e ou futuros. Durante o jejum, o organismo produz muito cortisol e se isso acontece um dia após o outro perdemos massa magra. "Repito: jejum é coisa de gente "fraca", ou que ficará fraca, sem contar que favorece uma resistência à insulina, capaz de levar ao diabetes", segundo Lancha Junior. 

10) Sem lactose e sem glúten, "São modismos", diz ao blog a professora Olga Amâncio, presidente da SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição). "Ou seja, mudanças no comportamento alimentar adotadas entusiasticamente pelos seus adeptos, que aceitam a ideia de virtudes especiais em determinados alimentos ou de eliminar o que seria nocivo". 

Penso que seja importante elucidar que, se a pessoa realmente tem alguma intolerância e ou alergia alimentar essa deva ser comprovada por testes específicos junto a profissionais competentes, cada corpo, cada comportamento e ou percurso da vida exige alguma mudança, mas não a ponto de restringir para sempre alguns alimentos. 

11) Água com limão, conforme Lucina Lancha "Água com limão só gratidão"! Eu concordo em sua afirmativa Luciana Lancha, pois o PH do limão difere e muito o do estômago. Então qual seria o benefício dessa água com limão diária em jejum? Respondo dentro do que tenho conhecimento: uma boa hidratação matinal além de um pouco de vitamina C já ao acordar e mais nada! 

Tenha certeza, surgirão muitas modas, mitos e "milagres" para redenção da estética corporal do mínimo esforço, quando busco o imediato, ou um resultado expressivo com pouco esforço e disciplina em pouco tempo o resultado será desastroso, e... mais uma frustração. 

Força de vontade, discernimento, bom senso, atitudes e boas recomendações nutricionais de um nutricionista sempre indicarão o caminho certo, basta seguir as orientações e condutas nutricionais adequadas e prescritas. 

Comer bem, fazer atividade física é primordial para saúde no mais amplo significado, ser saudável sempre!

Arte: UOL VivaBem


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