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vida e saúde

Caldos e sopas para aquecer o corpo nos dias frios

28 Maio 2018 13:35:00

Colunista Tereza Cristina dá dicas de receitas para se manter saudável no inverno

O alimento sempre será a primeira lembrança fisiológica sobre aquecimento em tempos frios. E aí entram os caldos e sopas que esquentam, nutrem e trazem saúde, pois são ricos em vitaminas e minerais, antioxidantes, fibras e alguns fitoterápicos, enfim, perfeitos nesse tempo frio para promover a saúde de todos.

Os caldos e as sopas têm uma história muito antiga. Ainda na pré-história, o homem começou a cozinhar as carnes para amaciá-las, e por aí seguem as citações: na Bíblia Sagrada, na Grécia Antiga, Roma, Império Bizantino, idade média levando as sopas como condição de saúde, e gourmetização após século 17.

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As sopas e caldos são tradicionais em vários países.:

  • Brasil: Caldo de mocotó, Caldo de feijão
  • Portugal: Caldo verde (batata, couve, cebolas)
  • Espanha: Gaspacho (tomate, pepino, pão, e azeite de oliva, sopa-fria)
  • França: Sopas de cebola e sopa de frutos do mar
  • Inglaterra: Oxtail (sopa de rabo de boi)
  • Itália: Minestrone (feijão, massa, legumes e linguiça)
  • Japão: Missoshiro (caldo de peixe com missô)

Portanto, o aquecimento do corpo é um somatório de líquidos (chás), caldo, sopas e exercícios físicos. Lembrar que a água é muito necessária, 30ml/kg/dia. O equilíbrio entre os três elementos aumentam, calor corporal, disposição física, promovem um estado de saúde ideal. 

Para facilitar a vida de todos sugiro caldos que aquecem, com baixo valor calórico, mas que trazem em si uma qualidade nutricional necessária aos dias mais frios.

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Os caldos, e ou sopas menos elaboradas são simples, práticos e nutritivos, reduzem a fome, aumentam a saciedade impedindo que se coma além da necessidade à noite, evitando o acúmulo energias desnecessárias, ou seja menos tecido adiposo.

Os caldos podem ser feitos antecipadamente congelados, sem deixar de ser saborosos e aromáticos, lembrando de acrescentar temperos frescos ao servir. Uma forma fácil de ter disponibilidade de um caldo quente em casa é congelar antecipadamente, principalmente os caldos base, porções para duas pessoas. 


CALDOS BASE

De músculo bovino
Músculo 100g, cebola ½ um P, alho dois dentes, louro duas folhas. Refogar até dourar o músculo com temperos e sal a gosto, cozinhar na panela de pressão com 2 litros de água e deixar cozinhar por mais 40 minutos em fogo baixo até a carne ficar macia. Outros temperos como pimenta, orégano, alecrim, pimentas são bem-vindos. 

Depois de pronto coar esfriar e congelar, ou pode ser guardado na geladeira por três dias, misturar a outros ingredientes diferentes a cada dia, ou tomar o caldo com aveia, ou quínua, amaranto flocados. A carne pode ser usada para molhos, saladas, tortas de legumes ou comer junto com o caldo. 

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De frango
Sobrecoxa, ou coxas de frango, (2 unidades médias sem pele, sem gordura aparente), alho (1 dente), sálvia (2 folhas), limão (1 um, só suco), sal e pimenta a gosto. Deixar marinar 30 minutos, após refogar com óleo, e ou azeite de oliva, cozinhar por 40 minutos com dois litros de água. Coar, armazenar, congelar, ou usar no dia-a-dia com farelos, ou pão integral, ou refogado de legumes, ou misturados com outros caldos.  

OUTROS CALDOS

  • Caldo de creme de cenoura: refogar cenoura com temperos a gosto - cebola e alho combinam bem - cozinhar com 4 cenouras com 500ml de água, até ficar macias, misturar com caldo base de frango ou gado, acrescentar 2 C/S de iogurte natural e temperos verdes, é possível acrescentar caldo de laranja, dará um sabor fantástico. 
  • Caldo creme de moranga com gengibre: duas xícaras de moranga, ½ C/S de gengibre, refogar e cozinhar com casca, e 700 ml de água, sempre refogar primeiro com temperos naturais, quando macia liquidificar e reservar, acrescentar aos caldos base.
  • Caldo creme de mandioquinha, ou mandioca, ou batata doce, ou cará, ou inhame: cortar em pedaços menores refogar com temperos naturais e acrescentar água, deixar ferver até ficarem macios, amassar ou liquidificar, acrescentar nos caldos base de frango, gado ou até mesmo peixe.
  • Caldo de feijão, ou sopa: feijão branco, ou ervilha, ou lentilha. Cozinhar com temperos refogados antecipadamente, alho (2 um), cebola (1 um pequena), louro (2 folhas), orégano (1/2 colher de chá) e açafrão da terra (½ colher de sobremesa). Cozinhar em panela de pressão por 30 min, liquidificar e misturar legumes frescos como, espinafre, couve, chuchu, abóbora. Esse caldo não necessita ser misturado aos caldos base, pois o feijão já tem proteínas.
  • Caldo de legumes com açafrão da terra: água 1,7 L, chuchu (1/2 um P), berinjela (1/2 pequena), couve (1 folha grande), tomate (1 médio, sem semente), cebola, alho (1 C/S) abobrinha (1/2 pequena), brócolis (3 buques), refogar todos com cebola, açafrão da terra picado (½ colher de sobremesa), alho porró (1 colher de sopa), coentro em grãos (½ colher de chá), pimenta e sal a gosto. Refogar e deixar cozinhar por 20 minutos liquidificar, misturar aveia, ou quínoa, e ou e amaranto flocados 3 colheres de sopa, rúcula 6 folhas, azeite de oliva 1 colher de sopa, antes de servir.
  • Caldo vegetariano + (ovo e leite): água 1,7L moranga com casca, quínua em grão (3colher de sopa) coentro em grão (1 colher de café), pimentão vermelho (1/2 unidade), alho porró (1 colher de sopa), inhame com casca (1 unidade pequena). Quando pronto acrescentar ovo 1 um batida com temperos , queijo ralado ½ C/S, farinha de aveia 1 C/S, misturar no caldo 5 min antes de servir .
  • Caldo de beterraba com gengibre: água 1,7L, beterraba 1 um média em cubos com casca,+ cebola roxa (1 um pequena), pimenta a gosto, gengibre ralado (1 colher de sopa), iogurte natural desnatado (4colher de sopa), azeite de oliva (1 colher de sopa). Pode ser misturado aos caldos base, ou apenas ingerida como um caldo cremoso de beterraba. O iogurte é acrescentado no final, pode ser substituído por creme de leite 2 C/S.
  •  Caldo de espinafre com cebola caramelizada com mel: água 1,7L, espinafre (½ maço), alho porró (um C/S), tomilho (½ colher de sopa), cará (1 unidade média com casca), ou batata doce (1 pequena com casca), tomate (1 um sem pele e sem semente), refogar tudo primeiro, após cozinhar 20 minutos, liquidificar, misturar com caldos base, ou com 1 cebola roxa (média) "fritar" com 1 colher de mel, misturar na hora de servir.

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As saladas verdes folhas como rúcula, chicória, alface, agrião vão dar vida aos caldos quando picadas na hora no fundo do prato, uma vez que a maioria dos caldos será liquidificada há necessidade de fibras.

Todos esses caldos, e ou sopas tem um valor calórico ótimo, variam entre 123 kcal a 278 Kcal, perfeitos para esquentar o corpo, dar sabor ao seu paladar e promover saúde, recuperar energias com alegria.  

Sugestão: Façam um festival de caldos e convidem toda família e amigos, brindem à vida e a convivialidade comendo com saúde e aquecendo a alma!


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