sociedade

Autoconhecimento e(é) Felicidade

Colunista fala sobre o processo de autoconhecimento e como ele influencia na vida pessoal e profissional


Qual é a coisa mais importante da tua vida? Pare e pense um pouquinho... Não siga lendo sem antes refletir alguns breves momentos, ok?

E se eu te disser que a coisa mais importante da tua vida não é o teu trabalho, teus estudos, teu lazer, tuas viagens, teus bens, tuas ideologias e lutas, e nem mesmo a tua família e pessoas que ama?

A coisa mais importante na vida de cada um de nós é SE conhecer e SE amar, o que é até redundante porque em determinado estágio do processo do autoconhecimento você irá necessariamente se amar.

O autoconhecimento é a busca por saber quem somos. E tudo começa por saber quais são os nossos principais padrões de comportamento, emoção e pensamento. Por exemplo: como me comporto diante de compromissos e prazos? Como me sinto e me comporto quando alguém diverge de mim? Diante das mais variadas situações da vida, que tipo de pensamentos são mais frequentes? Os de satisfação e aceitação ou os de medo, reclamação e insatisfação?

Identificar e acolher esses padrões é a porta de entrada para construir uma vida mais abundante, próspera e feliz. Somente dessa forma é possível trabalhar sobre aqueles padrões que dificultam ou impedem a manifestações das nossas habilidades e talentos. Esse também é o caminho para mudar padrões energéticos e vibratórios, deixando de atrair situações desafiadoras.

Querer se tornar um bom profissional pressupõe, sim, o domínio de um determinado saber e técnica. Mas depende muito mais de você se libertar dos padrões de autossabotagem, insegurança, medo etc, até mesmo porque estes fatores atrapalharão inclusive o seu aprendizado e/ou colocação em prática dos tais saberes e técnicas.

Querer viver um relacionamento amoroso pleno de amizade, paz e entrega pressupõe, sim, você encontrar alguém que combine com você. Mas depende muito mais de você identificar e curar os padrões especialmente de carência que levam você a atrair pessoas nesta mesma vibração, não lhe deixam ver a "pessoa certa" quando ela aparece e/ou ainda lhe dificultam viver a plenitude mesmo com quem possui enorme afinidade com você.

Toda nossa vida é conduzida sobretudo pelo que carregamos dentro de nós. Isto nos foi transmitido desde os textos e culturas mais antigos, como é o caso da tradição indiana. Buda e Jesus, dentre tantos outros, também falaram disso, inclusive, recentemente, a própria ciência.

Portanto, não há dúvida. O autoconhecimento é a coisa mais importante nas nossas vidas. E a principal forma de nos dedicarmos a ele é através da meditação, pois gerenciar a mente é o que permite que a verdade sobre nós possa ser revelada. Em paralelo, também podemos treinar a nossa auto-observação , inclusive com a ajuda de profissionais como psicólogos, psicanalistas e demais terapeutas holísticos. E, ainda, com o estudo daqueles seres humanos que trilharam este caminho do autoconhecimento com excelência, como os citados acima.

Sentindo o chamado de me dedicar ao meu próprio autoconhecimento e de colaborar com quem está querendo o mesmo, estou vivendo a alegria de levar estas reflexões e técnicas a estudantes do Curso de Direito da FADISMA - de onde saí há 3 anos e ½ para este mergulho em mim - através da disciplina inédita de Autoconhecimento e Felicidade. A disciplina esgotou as vagas e foi a mais procurada neste semestre! ?Nas minhas aulas de Yoga este tema também está sempre presente nos mais variados momentos dentro de uma prática de 1h30m.

Desejo, assim, que o maior número de pessoas possível desperte para este que é o principal trabalho que temos a realizar nessa vida: o de se autoconhecer. Boa jornada a todos que sentirem o chamado. E saibam que podem contar comigo!



fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190