contatos Assine
Vida e Saúde

4 estratégias para começar (e manter) as atividades físicas

19 Fevereiro 2018 15:55:00

Colunista dá dicas bem práticas para você persistir no objetivo de ter uma vida mais saudável e feliz


Passadas as férias, o Carnaval e até mesmo o horário de verão, podemos afirmar que o ano finalmente começou. É hora de encarar de frente tudo aquilo que foi protelado até agora. Dentre esses "assuntos pendentes", para muita gente está a rotina de treinos que deve ser (re) iniciada nos próximos dias.  

Para quem já tem alguns anos de "idas e vindas" na academia ou mesmo em outra modalidade esportiva/atividade física, uma das preocupações a longo prazo é exatamente quebrar esse círculo vicioso e conseguir manter-se firme ao plano ao longo do ano inteiro.

Para ajudar na meta, hoje trago algumas estratégias fáceis de aplicar e que podem facilitar a vida de quem quer atingir aquela tão sonhada meta, seja ela de saúde ou estética.

  1. Antes de qualquer coisa, é necessário ter em mente que qualquer resultado consistente e duradouro não virá a curto prazo. Logo, cada treino perdido lhe deixará um pouco mais longe do seu objetivo. Pense nisso quando sua mente tentar arrumar uma desculpa para matar um treino (e ela tentará)

  2. Objetivos claros e bem definidos são importantíssimos na busca de resultados. Porém, um grande objetivo é como uma guerra: só será conquistado depois de diversas batalhas menores. Sendo assim, tenha em mente o seu objetivo final, mas também trace objetivos menores e mais facilmente atingíveis. Conquistar cada um deles e ir "passando de fase" é fundamental para manter-se focado durante o caminho até o objetivo final

  3. Nosso inverno é rigoroso e normalmente chuvoso, tornando bem difícil manter uma frequência de treinos maior. Essa dificudade gera frustração e posterior abandono dos treinos. Porém, muito pior do que diminuir o ritmo de treinos é interromper o processo completamente (e voltar à estaca zero por consequência). Uma rotina de três vezes na semana durante períodos de frio já é suficiente para manter os seus ganhos atuais e serve como preparação para treinos mais frequentes quando passado esse período. Convenhamos que não há tempo ruim o suficiente que não lhe permita dedicar três horas da semana para a sua saúde

  4. Monitore o seu peso, mas não faça dele o único parâmetro para seus resultados. O espelho é muito mais fidedigno nesse sentido. Muitas vezes, os números se alteram pouco na balança, mas a aparência geral já apresenta melhora significativa na comparação de duas fotos de um mês para outro, e isso deve ser levado em consideração para a manutenção da sua rotina de treinos

Essas são apenas algumas estratégias simples, porém normalmente esquecidas, que podem ser aplicadas de forma intuitiva para aqueles que treinam por conta própria ou já têm alguma experiência, mas precisam de algo mais "palpável" para manter-se na linha.

Porém, nunca é demais lembrar: havendo a possibilidade, procure um profissional competente para monitorar seus treinos, isso sim garantirá seus resultados.

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249