sociedade

Uma experiência profunda e transformadora

Colunista Carol Suplitz fala sobre o 1º Curso de Formação de Instrutores de Yoga da Região Central


Em março de 2016, teve início meu período de licença não remunerada na Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma), onde eu era professora do curso de Direito e coordenava a Pesquisa e a Extensão da instituição. Como comentei com o diretor-geral da instituição, Eduardo de Assis Brasil Rocha, me dedicaria ao estudo pelo tempo indefinido que viria pela frente. Estudo que talvez muitos imaginassem teria um viés profissional, um doutorado quem sabe; mas eu intuía - e necessitava! - de um estudo profundo de mim mesma. 

O que nem eu sabia é que esse estudo me transformaria e transformaria a minha vida completamente. Frequentei algumas instituições (referidas em textos anteriores) e conheci muitas pessoas que foram modificando o meu entendimento sobre a vida, o nosso propósito, o que somos e como devemos viver.

Nesta caminhada, impactante foi o curso de Formação de Instrutores de Yoga da Ananda Marga, que eu e o meu companheiro (Edgar Matias) fizemos em Porto Alegre. Fiz o curso muito menos pra querer me tornar uma instrutora do que para conhecer mais desta ciência e filosofia milenar, cujas técnicas e ensinamentos já me faziam tanto bem.

A Ananda Marga "é uma filosofia que propaga a realização interior e o serviço a todos os seres. Espalhada por todo o mundo, por mais de 180 países, visa contribuir para a formação de pessoas e sociedades mais saudáveis com uma perspectiva universalista."

Neste universo, me senti à vontade com todos os sonhos que tenho desde muito nova e que com a "vida adulta" foram sendo sufocados pelo nosso estilo de vida. No curso, reafirmei minha fé na humanidade, na nossa caminhada evolutiva e encontrei inúmeras ferramentas para me curar, me potencializar e melhor poder contribuir nesta jornada coletiva e individual rumo a uma sociedade mais justa e amorosa.

Ter concluído a formação foi uma grande realização, apesar da saudade que os encontros mensais deixaram. Agora, eu e o Edgar vivemos a realização de estar colaborando para que essa escola tão rica em sabedoria, tradição, amor e verdade possa chegar a mais pessoas aqui mesmo na nossa região.



Neste último final de semana, dias 30 e 31, 14 mulheres e 1 homem deram início à mesma jornada no 1º Curso de Formação de Instrutores de Yoga da Região Central do Estado. A Monja da Ananda Marga Didi Divyarupa (foto ao lado), que é do Taiwan e reside atualmente no Paraguai, é quem está compartilhando os ensinamentos e técnicas milenares através dos seus conhecimentos e da sua experiência como praticante de Yoga e Meditação há mais de 20 anos.

Contagiada pela alegria e união da família que já nos primeiros momentos se formou, registrei um pouco da percepção de alguns deles ao fim deste que foi apenas o 1º dos 10 módulos do curso.

Confira aqui alguns vídeos com depoimentos de participantes feitos durante o curso:

Depoimento de Rochele


Depoimento da Raquel


Depoimento de um grupo de participantes


Depoimento da monja Didi


Além do curso, a Didi Divyarupa pretende contatar o máximo de pessoas possíveis a cada vinda sua. Nesta primeira visita, ela ministrou a palestra "Desperte o seu Poder Interior" em dois momentos e lugares: dia 29/03, no Espaço Mather Tablao, e no dia 01/04, no Auditório Gulerpe. Além disso, a Didi iniciou alguns interessados na prática da Meditação.

Foram dias de muita intensidade e trabalho. Quanta alegria, quanta gratidão, quanta benção trabalhar para disseminar o Yoga, a Ananda Marga e as mensagens da Didi. E quando achamos que já estava tudo perfeito, a Didi ainda nos contou, emocionada e feliz, que esta 1º turma do Curso ajudaria ela a cumprir a missão que se deu para este ano: construir mais 3 salas de aula na escola que coordena e que atende 2.500 estudantes no Paraguai. Tem como caber mais alegria e satisfação no peito?

Se você tem interesse em acompanhar a jornada da Didi Divyarupa aqui por Santa Maria, Itaara e região, siga a Semente Divina no Facebook e Instagram. Também estamos criando uma lista de transmissão para divulgar eventos, dentre eles estes com a presença da Didi. Caso se interesse em fazer parte, envie uma mensagem para (55) 99960-4226.

Em breve também pretendemos divulgar mais informações sobre a 2ª Turma de Formação de Instrutores de Yoga da Ananda Marga, que já tem lista de espera.

Namaskar!
O Divino que habita em mim saúda o divino que habita em você!


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190