contatos Assine
sociedade

Um Sério Problema de Saúde

Colunista Juliano Trindade fala sobre a obesidade no Brasil


Há muito temos um problema sério de saúde, rondando a população brasileira - problema às vezes não considerado uma doença, mas sendo o que mais mata em vários países. Refiro-me à obesidade, que ocorre quando perdemos o controle sobre a alimentação sobre o cuidado constante conosco. 

Segundo alguns especialistas, um dos principais fatores que leva uma pessoa a engordar e chegar aos duzentos, trezentos quilos é o emocional. Infelizmente a pressão para viver dentro de um padrão estético é grande e pode ser difícil suportá-la . A principal consequência acaba sendo o abandono do cuidado e o aumento de peso.

As pessoas que são consideradas superobesas passam por uma longa jornada na vida para poder voltar a viver, voltar a ter controle sobre suas mentes e corpos. Essa caminhada leva anos, tem momentos dolorosos e é vital o apoio incondicional da família e dos amigos. Sem esse sistema de suporte e muito difícil promover a mudança. 

Há momentos da vida que podemos não nos importar ou dar prioridade à alimentação e à prática desportiva, duas atividades normais que podem nos manter mais saudáveis e longe das doenças altamente agressivas ao organismo. Comemos muito, comemos errado e com tanta tecnologia a nossa volta nos movimentamos cada vez menos. 

Torna-se imprescindível aprender mais como a alimentação e a atividade física podem ser o nosso melhor remédio. Certamente comendo da forma correta e se exercitando o necessário semanalmente, teremos condições de prevenir problemas futuros. A orientação correta é essencial e há bons especialistas que ajudam nessa mudança de estilo de vida para que ela seja rápida e efetiva. 

O estado brasileiro infelizmente não tem um sistema de saúde suficiente e com os procedimentos necessários para auxiliar a todos os que dele necessitam desse sistema. Muitas vezes a ajuda demora muito e quando chega pode ser tarde para certas pessoas ou aumentar o nível das dificuldades enfrentadas. Há falhas de governos por não criar e não implementar programas que promovam a alimentação correta nas escolas, evitando, assim, sérios problemas futuros.

Para quem enfrenta problemas de saúde em consequência da obesidade, o melhor pensamento e procurar ajuda especializada, como, por exemplo, médicos e nutricionistas, para que possam orientar e  acompanhar o início desta caminhada na recuperação da saúde e do bem-estar e sua constante vigilância. Dar o primeiro passo é importante e não desistir na primeira adversidade é essencial, com isso os resultados virão e a vida mudará para sempre.

Saúde é definitivamente importantes. Se não estamos bem, não poderemos ajudar a quem amamos e fazer tudo que queremos é sonhamos para nós mesmos. Pense na alimentação que você tem, na alimentação que você ensina seus filhos a terem, promova as mudanças necessárias, com isso todos teremos uma saúde melhor e evitaremos graves doenças que poderão nos fazer sofrer muito. Comece agora. Força e persistência!


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190